Seleção e Contratação do Profissional de Hotelaria



A empresa hoteleira para manter-se no mercado competitivo precisa prestar serviços com qualidade, agregando valor ao produto, aliado ao conforto dos equipamentos e instalações das uni-dades habitacionais. O produto hoteleiro é formado basicamente pela estrutura física e humana, na qual o serviço prestado ao hóspede é o fator chave do sucesso organizacional.
Como as pessoas são imprescindíveis para a empresa hoteleira poder começar as suas atividades e movimentar o crescimento da organização, é fundamental uma implantação adequada do recrutamento, processo de seleção e contratação, sendo assim, necessário o profissional de recursos humanos encarregado da seleção de novos funcionários estar preparado e ter pleno conhecimento dos setores que formam a empresa, pois o recrutamento precisa ter um planejamento cuidadoso onde deve analisar o que a organização precisa, o que o mercado pode oferecer e quais as técnicas de recrutamento a aplicar.
O momento para iniciar a essa busca pelo novo funcionário é no recrutamento de candidatos, o qual pode se diferenciar entre recrutamento interno, externo ou misto. A importância é nesse mo-mento saber salientar a importância de candidatos cursando ou graduados na área hoteleira, onde já possuem o perfil de hospitalidade, muitas empresas buscam profissionais que somente falam uma segunda língua, e não tem o perfil necessário onde não encontram nessa oportunidade uma forma de crescimento dentro da empresa e um diferencial para o seu currículo.
Após o recrutamento ter atraído e selecionado os candidatos que possuem as qualidades ne-cessárias para ocupar a vaga o próximo passo é escolher as técnicas de seleção para conhecer e es-colher os candidatos adequados. Essas técnicas podem ser entrevistas de seleção, provas de conhe-cimentos ou capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação, sen-do comum efetuar mais de uma técnica para cada caso.
Uma forma de seleção muito eficiente e que esta inovando é a entrevista "situacional", onde os candidatos são expostos as mais variadas situações que podem vir a ocorrer durante um dia de trabalho e devem resolver utilizando os seus conhecimentos e experiências, perante a uma equipe de profissionais de diferentes áreas incluindo o profissional de RH treinados para avaliar esse momento. Neste momento há a maior oportunidade de visualizar o perfil mais adequado para a área desejada, pois o candidato terá de agir naturalmente, de acordo com seus instintos e conhecimentos, e será avaliando em diferentes pontos de vista, desta maneira a probabilidade de êxito na contratação é maior e este funcionário permanecerá por mais tempo na empresa, uma vez que tem o cargo adequado ao seu perfil.
Assim, toda empresa hoteleira que prestar atenção nos pequenos detalhes ou características mais evidentes, utilizando profissionais adequados e preparados para cargos de seleção faz uma boa contratação e consequentemente diminui o índice de rotatividade e consegue uma equipe de funcionários engajados e que conseguem formar e transmitir a personalidade do hotel, oferecendo um serviço altamente qualificado e diferenciado, obtendo a fidelização dos seus clientes.

Autor: Bruna Fernandes


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