A VIDA APRENDIDA NOS LIVROS



A VIDA APRENDIDA NOS LIVROS

O que um livro nos ensina? Depende do que ele trata, muitos diriam. Outros poderiam ir mais longe e aprofundar sua resposta afirmando que o que dele se aprende vai depender do grau de conhecimento prévio do leitor.

Eu diria que são duas respostas que se complementam, somando-se à elas, o momento de vida do leitor e o tempo histórico da vida, ambos com suas complexidades.

Mas mesmo essa resposta não me parece a mais sábia. Eu acrescentaria ainda o que acredito estar na essência da alma humana, que é a sua capacidade de amar e de se deixar amar.
Pois é do amor que nasce o olhar atento e sensível às palavras impressas em cada página de um livro, seja qual for o tema abordado por seu autor.

Se não houver amor, milhões de páginas vorazmente lidas não serão capazes de imprimir na alma e na mente do leitor, os sentimentos, as crenças, as experiências e descobertas extraordinárias vivenciadas pelo escritor.

Sem um verdadeiro amor ao conhecimento não é possível se efetuar uma autêntica aprendizagem através dos livros. Mas apenas o acúmulo e memorização de idéias e conceitos sem um propósito maior que o de satisfazer a vaidade fútil de ostentação de um intelecto privilegiado.


Autor: Magda Dantas Calíope Sobreira


Artigos Relacionados


Ser é Ter... Ter é Ser...

Samurai

Caminhos Do Amor

Lutando Quando Seria Fácil Ceder

A Magia De Amar

Mulher

Ausência Ferida