EMOÇÕES E O INDIVIDUO NAS ORGANIZAÇÕES



As emoções são partes integrantes da natureza humana. Executivos comentem um equívoco ao ignorar os elementos emocionais do comportamento empresarial ou avaliar o comportamento das pessoas com se fosse um trabalho de diagnostico inteiramente racional e lógico.
Não se pode separar as emoções do ambiente e da cultura de trabalho porque não conseguimos separar as emoções dos indivíduos, os executivos que compreendem o papel das emoções estão sempre no trajeto de melhorias significativamente de sua capacidade de explicar e prever o comportamento individual.
O desempenho pode ser prejudicado através de emoções negativas, sendo essa a mais possível das razões pelo quais as organizações procuram eliminar as emoções do ambiente de trabalho, mas as emoções podem melhorar este desempenho acrescentando a vontade de fazer e somar a organização, o esforço emocional reconhece que os sentimentos são partes do comportamento necessário ao trabalho, agregando valor assim a
capacidade de organizar as emoções em cargos de liderança.
Uma forma de classificar uma emoção é definir se ela é positiva ou negativa. Positiva como felicidade e esperança, negativa como raiva, ódio. Devemos lembrar que as emoções não podem ser neutras, ser neutro é ser não emocional.
As pessoas se lembram e refletem sobre eventos causadores de fortes emoções negativas, cinco vezes mais do que fazem em relação aos acontecimentos ligados a emoções positivas.
As pessoas dão respostas diferentes a estímulos emocionais identificações. Algumas vezes, isto pode ser atribuído a permanência do individuo.Todo ambiente define qual é o grau de aceitação sobre as emoções que podem ser demonstradas, ou seja, você usa sua percepção e consegue saber que naquele determinado local se pode ser adequado o uso de expressões. Existem duas influencias externas, uma delas é a organização e a outra é a cultura.
Dentro de uma organização podemos perceber claramente as expressões mais apropriadas para aquele devido local.
Mas nem sempre as empresas buscam um conjunto básico das emoções mais sim busca diminuir ou amenizar as emoções negativas ou aquela muito intensa que afeta principalmente a imagem da organização, uma organização com reputação negativa no mercado em questão de seu atendimento mal executado ou expressões de desanimo conseqüentemente fica aquela impressão de desconfiança e má vontade, sendo assim fica bem complicado conseguir novamente a confiança, e como os concorrentes também não esquecem desses acontecimentos é mais complicado.
Assim concluímos que as emoções quando são controladas permitem uma boa produtividade, um bem estar e um bom relacionamento, capaz de gerar mais lealdade e compromisso com o trabalho.
A inteligência emocional permite que as pessoas criem um ambiente onde se sintam bem, seguros, motivados, satisfeitos e confortáveis para enfrentar os desafios requeridos as suas realizações pessoais frente ao mesmo.




Autor: Wellita Furquim Corrêa


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