Formação de Leitores na EJA



Percebe-se na argumentação de Fernando Savater,na sua obra "O Valor de Educar", pontos relevantes que nos levam a refletir sobre o ato de educar uma perspectiva histórica, crítica e social.
Quando o autor faz menção a educação estabelecendo comparações e mudanças da mesma ao longo da história da humanidade, enfatiza que cada época teve um ideal de educação que respondesse as espectativas que lhes era conveniente, sendo o ideal pedagógico obra da sociedade.
No entanto, não podemos perder de vista que como facilitadores de conhecimento, devemos difundí-lo numa perspectiva histórica, enfatizando épocas e valores em voga sem desmerecê-los, mas abrindo horizontes para possibilidades de mudanças que venham acrescentar positivamente a vida do cidadão junto à sociedade. Não se trata de descartar o passado, mas a partir da nossa história ter um olhar crítico fazendo as mudanças que se julgar necessárias. Criar situações para que os discentes tenham visões diferenciadas e espectativas de melhores dias. Pois é sabido que a dimenção conservadora prepara seus membros de forma que não sejam algozes nem vítimas do sistema social. Então nós educadores,temos a tarefa de transmitir o conhecimento de forma que gere inquetação no nosso alunado, uma insatisfação positiva que leve-o a busca de melhoras, sabendo que ele é um agente histórico e faz parte de uma sociedade que urge mudanças.
O comprometimento que tenho pela docencência levou-me a reflexão sobre a trajetória da (EJA) educacional dos jovens e adultos, pautada em Paulo Freire (presença importante na educação,inclusive nessa modalidade de ensino) nos conduz a uma reflexão sobre a situação social desses cidadãos que não tiveram oportunidade à educação no tempo considerado "adequado".
Percebemos hoje uma educação pautada nos "infantes", afinal, são o futuro do nosso país, no entanto não podemos ignorar o presente, as pessoa que hoje contribuem para escrever a história do nosso país. Esses cidadãos que procuram a escola e diga-se de passagem, não tardiamente, (porque todos estamos em processo contínuo de formação) devem receber como todos uma educação de qualidade que amplie seus horizontes que mostre-os que o seu conhecimento de mundo aliado ao conhecimento sistematizado pode fazer a diferença na sua qualidade de vida.
Trabalho com os alunos da EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e me deparo com situações inquietantes e vez por outra me questiono: - Estou preparada para "formar" esses cidadãos já "formados", principalmente no que diz respeito a leitura. Não digo só sobre a aquisição da mesma, mas despertá-los como leitores mostrandu-os a importância do ato de ler como instrumento de conhecimento e prática de cidadania. Como incentivar esses jovens e adultos a desvelar o mundo fantástico da leitura, não só como forma de entretenimento mas também como informação e desalienção social. Sinto-me compromissada com a sociedade na formação desses jovens e adultos em leitores críticos que saibam captar o subentendido, as entrelinhas do mundo letrado e apartir da informação escrita ter autonomia para formar sua própria opinião.

SAVATER,fernando.Educar é universalizar.in---- O Valor de educar;tradução de MônicaSthel.São Paulo:Planeta do Brasil,2005

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler.Sao Paulo
Editora: Cortez

FREIRE, Paulo Politica e Educaçâo São Paulo
Editora: Cortez . 2001



Autor: Neide Figueiredo De Souza


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