Desconsideração da personalidade jurídica



Desconsideração da personalidade jurídica

A lei reconhece a pessoa jurídica como um importante instrumento para o exercício da atividade empresarial. Sendo assim, a personalidade jurídica das sociedades deve ser para propósitos legítimos.

Todavia, caso esses propósitos sejam desvirtuados, pode ocorrer a desconsideração da personalidade jurídica.

A sociedade e os sócios que a compõe são pessoas diferentes, e têm personalidades distintas. Se a personalidade da sociedade é desconsiderada, a capacidade desta também será ignorada, o que torna a sociedade desprovida de direitos nem obrigações.
Com a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade, quem responderá pelas obrigações contraídas pela sociedade serão os sócios que a compõe, pois não haverá mais distinção entre seus patrimônios.

Como por exemplo, a sociedade que acoberta a figura do sócio e torna-se instrumento de fraude, usando a sociedade como biombo para prejudicar terceiros deixando o patrimônio de seus sócios longe do alcance do processo de execução e efetivamente da penhora. Há que se ressaltar que na Justiça do Trabalho a desconsideração da personalidade jurídica é, por assim dizer, automática, uma vez que o reclamante ingressa com o processo em face da empresa e de seus sócios, que respondem solidariamente.

A desconsideração da pessoa jurídica retira os privilégios que a lei assegura, ou seja, eximir os bens dos sócios das dívidas adquiridas pela empresa.

Concluo que não é difícil, então, perceber que nessas situações o ônus da inadimplência acaba sendo suportado por toda a sociedade, como forma de diluição dos prejuízos causados pelo empresário aventureiro, sendo que seu patrimônio ficará contaminado pelas dívidas adquiridas pela sua empresa.



Autor: Tayrone Marquesini


Artigos Relacionados


Desconsideração Da Personalidade Jurídica

O Alcance Da Teoria Da Desconsideração Da Personalidade Jurídica No Direito Positivo Brasileiro

Desconsideração Da Personalidade Jurídica

Desconsideração Da Personalidade Jurídica

A Responsabilidade Solidária Do Cedente E Cessionário De Quotas Sociais Perante A Sociedade E Terceiros

A Responsabilidade Subsidiária E Solidária Dos Sócios Na Justiça Do Trabalho Pela Insuficiência De Capital Social

A Excepcional Responsabilidade Limitada Dos Sócios Pelas Dívidas Da Sociedade Empresária