Ismael Alcam



Ismael Alcam

Nascido e criado na cidade de Sorocaba,Ismael Alcam teve uma infância humilde num bairro popular da cidade.Filho caçula sempre teve um certo dom para experiências consideradas "malucas"para grande parte de seus conhecidos.Muitos achavam que seria biólogo pelo fato de sempre estar com animais e insetos nas suas observações que no futuro teriam grande importância para seu senso observador e conceptivo.Com uma vivência bastante significativa no campo,sempre teve um contato com seus parentes que moravam na roça.Seus pais vieram do campo e o criou sempre com a educação de liberdade que era bastante característica de pessoas crescidas na roça.Na escola sempre teve medo de não agradar ao corpo docente e com isso adquiriu (na escola pequena que estudava)um senso de pesquisa bastante acirrado,o que o auxiliou muito quando foi transferido para um colégio da cidade grande na 6° serie onde fazia aulas de espanhol e tinha contato com disciplinas mais completas.E foi nesse colégio denominado "ANTÔNIO PADILHA"localizado no centro da cidade de Sorocaba que aprofundou-se em estudos nas mais variadas disciplinas,participando ativamente de movimentos como o JCC (Jovens Construindo Cidadania coordenado pela policia militar sobre direção da guarda Domênica,com quem aprendeu muito sobre assistência social),no segundo grau teve a oportunidade de aprimorar seu talento para o teatro que até o momento era amador resumindo-se em apresentações improvisadas na rua onde morava ou na escola,agora se associava ao Centro de Lazer e Esportes José Emirio de Moraes..o SESI Sorocaba.No SESI Ismael teve contato com os esportes de maneira ativa,praticando inicialmente condicionamento físico e rapidamente entrando para as aulas de Ginástica Olímpica,o que fora um grande desafio pois já tinha 15 anos,idade muito avançada para se iniciar nesta modalidade.Com os incentivos da professora Sandra ,Ismael buscou aperfeiçoar esta pratica e no ano seguinte desligou-se do grupo de ginástica olímpica para buscar uma outra atividade que seria uma peça fundamental para sua explosão nas artes.Foi em abril de 2005 que Ismael Iniciou-se oficialmente nas aulas de Pilates,Tai-Chi –Chuane Yoga com uma pessoa que o levaria para a dança:Telma Tessila (bailarina e coreografa que desenvolve pesquisas de cultura popular brasileira no SESI de Sorocaba e no Grupo QUILOMBINHO também na cidade...).Com as aulas Ismael pode aprimorar sua flexibilidade de maneira satisfatória,o que o fez tomar uma decisão radical:iria prestar faculdade de educação física quando terminasse o segundo grau!.Sempre com o apoio de Telma ele acabou que por invadir muitas aulas da Bailarina que sempre pacientemente o indicava os melhores caminhos a serem seguidos.Finalmente em 2006 Ismael integrou-se ao NAC SESI Sorocaba sob a coordenação do Brilhante Júnior Mosko (Orientador do núcleo de artes cênicas do SESI Sorocaba-dramaturgo que desenvolve pesquisas sobre o corpo em cena e sua respectiva dramaturgia).Com o grupo de Junior Mosko e nas aulas de Telma Tessilla uma nuvem de informações e ideias aparecia na frente de Ismael que se encantara com essas possibilidades.Foi nas aulas de Junior Mosko que Ismael viu o que realmente queria,ao se deparar com as aulas de Mosko que lhe permitia expressar-se em um livre arbítrio do corpo...livre de eixos ou técnicas.Iniciou-se então um intercambio entre as aulas de Mosko e Telma...Ismael colhia o senso cênico das atividades e jogos teatrais que faria no palco do SESI e toda as necessidades e respaldos que precisava para uma boa sustentação e condicionamento com Telma.Participando ativamente do X festival nacionalCurta Dançaocorrido no ano de 2006 no SESI que sua cabeça entrou numa harmonia completa,fazendo-o apaixonar-se definitivamente pela dança contemporânea e experimental.Teve oportunidades de fazer aulas com grandes nomes,graças a Junior Mosko que sempre trazia profissionais renomados para lecionar um pouco de suas experiências artísticas com os aspirantes a atores...nomes como José Mojica Martins,Ronaldo Ciambrone,Vera Sala,Helena Bastos,Lu Favoreto,Ricardo Iazzetta,Sandro Borelli,Helena Katz,Manuel Rocha,Emilie Sugai...dentre muitos profissionais e artistas que muito somaram para sua formação.Na produção e apresentação do espetáculo Retalhos da memória ,deJr. Mosko Ismael aprendeu mais ainda com o diretor que já se estabelecia e aprimorava seu trabalho e pesquisa com o corpo.Foi em meio a essa fábrica de artes que o novato ator executou grandes experiências nos espaços alternativos,como na conferencia da juventude onde pode realizar solos nas reuniões com autoridades políticas que buscavam alternativas ocupacionais para os jovens.Ismael arrancou suspiros e discursos de um dos palestrantes que se surpreendeu com sua performance denominada de Dias melhores,que tinha uma pesquisa sobre os temas que aterrorizavam a todos naquela época.Com o corpo docente de sua escola em peso,ele pode representar toda a classe de estudantes,enquanto muitos falavam ou escreviam,Ismael dançava..dançava e se movimentava de maneira livre e espontânea..mostrando seus sentimento interiores.Ainda por cima falava ao palanque improvisado no local (Sorocaba Clube)muito do que os jovens pensavam sobre a situação política.E foi nesta motivação que em seguida realizou apresentações privadas em seu colégio ,na qual pode ganhar no festival estudantil de dança realizado na escola,ao lado de uma parceira pode encenar no ultimo dia aula,na véspera de sua formatura um numero inédito da peça" O FANTASMA DA ÓPERA",na qual revelava metaforicamente o que todos do ultimo ano estavam sentindo por terem de "crescer".Foi a chave para mais apresentações,ganhou o espaço do clube do SESI para representar um trabalho mais performático e cênicona época do halloween,garças a direção e administração do clube, a coordenadora Paula cedeu a ele esta festa fechada para que pudesse ao lado de parceiro experimentar mais uma linha que surgiria:a de artista performático.Após a formatura Ismael viu-se impossibilitado de prestar vestibular para educação física,pois sofrera uma grave torção no tendão de sua perna esquerda,limitando demais seus movimentos,isso foi encarado pelo mesmo como um "sinal"para não se inscrever ainda.Foi em pesquisas de possíveis profissões que Ismael descobriu o curso de enfermagem.Bastante motivado por seus pais que sempre quiseram ter um filho enfermeiro que ele se matriculou no curso.Suas irmãs mais velhas se casaram e ele era o filho único no momento.No curso de enfermagem viu-se capaz de um contato maior com pessoas quando estavaem campo no hospital regional de Sorocaba.Além de aprender muito sobre termos técnicos de fisiologia e anatomia também teve uma bagagem muito grande sobre as necessidades humanas.Ainda no NAC do SESI,sofreu e sentiu-se de certa maneira preconceituado por alguns membros que o questionavam por querer sempre trabalhar mais com o corpo do que com a voz.Foi o necessário para ver que era hora de desligar-se e especializar-se mais na dança em si do que nas artes cênicas.Desligou-se também das atividades físicas que fazia no centro esportivo do SESI,por motivos de conciliação de agenda teve de fazê-lo.Foi quando teve tempo para executar muitíssimas apresentações performáticas em festas e casas noturnas da cidade.Com o personagem androgênico denominado ANGELchegou ate a final de um concurso de talentos da cidade,na parceria com MARCELO SATURNO apresentou na final do concurso algo inédito que tinha influencias de um artista que estava começando a contaminar sua arte e sua maneira de viver em si...Era o inicio de uma pesquisa sobre o Bailarino e coreografo Denilto Gomes e Janice Vieira.Nas oficinas feitas nos curta dança anteriores ele pode conhecer o trabalho de Janice e saber de sua parceria com Denilto No passado.Na final deste concurso fez cenicamente o quanto isso mexia com suas emoções,por a historia de um artista que começava a instigá-lo e causar-lhe um sentimento de admiração muito grande.Com uma reação muito intensa do publico não ficou em primeiro lugar,mais viu a necessidade de aprofundar-se nos estudos desta arte.Iniciava a saga de pesquisas e resgates sobre os trabalhos de Denilto e Janice...respectivamente o trabalho de Andréia Nhur (filha de Janice Vieira),bailarina e coreografa que desenvolve um trabalho de dança contemporânea bastante intenso,alem de ter defendido uma tese sobre a carreira de Denilto.Foi muito tempo de pesquisa,falando com Janice,Andréia ecom muitas pessoas que dançaram com eles.Nessa busca pessoal de informações e concepções de teorias acabou que mudando seu trabalho de dança performática para uma fusão entre a enfermagem e as artes...o que o mesmodenominou de DANÇATERAPIA.Foi nas aulas da mestra Rosilei Rondi ,até então responsável por muitas disciplinas no curso,porém tendo um fascínio muito grande por psiquiatria."Nas aulas de psiquiatria a professora Rosi nos levava numa dimensão de observação que podíamos ver muitos dos fatores que podem levar um indivíduo a surtar...além disso eram propostos temas de questões sociais e direitos humanos para com os que são portadores de afecções psicológicas"e foi com essa idéia de socialização e direitos humanos que Ismael aprofundou-se ainda mais nos estudos,agora a palavra de ordem era"síntese interdisciplinar",era as coisas que aprendera sendo todas processadas para resultar numa atividade educacional que tinha como objetivo principal levar o individuo a expressividade continua,fazendo com que o mesmo não acumule tensões mentais,o que prevenia alterações fisiológicas e assim tornar-se-ia uma terapia ocupacional,ou como diz o mesmo;uma terapia corporal.Unindo todos os estudos e aprofundado numa pesquisa bastante complexa que envolvia desde suas experiências no SESI ,no palco do teatro,na magia do personagem Angel,nas experiências de apresentações,nas aulas de técnicas cuidativas na enfermagem, nas aulas de psiquiatria,nas pesquisas sobre os trabalhos de Janice Vieira,Denilto Gomes e Andréia Nhur ...tudo contribuía de alguma forma e esse estudo resultou num trabalho artístico com sua direção e concepção.Foi na escola educacional Isadora Duncan -Sorocaba-SP,com o apoio de Dóris Rodrigues e sua irmã Denise Rodrigues que Ismael jogou e pois em cena suas experiências,dando aulas para grandes grupos de bailarinos.Nas modalidades livre estilo ele lecionava a dançaterapia e o contemporâneo,que agora tinha uma grande referencia do teatro que fizera anos atrás e das técnicas cuidativas que aprendera com a enfermagem.Na escola Isadora Duncan iniciou-se uma grande pesquisa para por em cena um sonho antigo,era o espetáculo que contaria muito dessa experiência com a psiquiatria,uma pesquisa de um ano e meio.Com o objetivo de integrar-se no Festival Curta dança que foi montado o grupo "Ateliê",com uma proposta de dança experimental o grupo continha integrantes vindos absolutamente do clássico,do jazz e de pessoas que já haviam participado de algum estilo de dança experimental.Integrava-se mestres como Rosana Benatti (Brilhante bailarina e coreografa da cidade de Sorocaba) e Izilda Marcondes (artista que trabalhou muito com dança experimental tendo como formação aulas de Janice Vieira e Denilto Gomes).Foi neste embalo que Ismael Viu a necessidade de voltar a fazer aulas de técnica,o que o deu coragem para ir as aulas de clássico e jazz,com o apoio da professora Denise e Rosana Benatti os passos de 7 e 8 foram se adequando as distorções que o contemporâneo já tinha tomado conta,agora o mesmo iria ter mais técnica para a lapidação e qualidade de seus movimentos.Atualmente na produção e finalização do espetáculo "LEUCOTOMIA ...um documentário corporal"conclui esse primeiro trabalho de forte embasamento acadêmico para a tentativa de integrar o curta dança 2008,iniciando sua carreira de diretor e coreografo o trabalho é o primeiro de uma serie denominada "documentários corporais"que o mesmo pretende lanças em alguns anos fazendo fascículos cênicos de assuntos vivenciados do cotidiano da humanidade.Seus estudos e pesquisas de síntese interdisciplinar fazem uma junção de técnicas cênicas como o butoh, o folclore brasileiro,a yoga e as movimentações de Laban,tem referencias fortes de técnicas cuidativas da enfermagem,níveis de expressividade facial do teatro e muito do que aprendeu em seu caminho da arte.


Autor: pesquisador de arte


Artigos Relacionados


A Função Da Escola E Da Educação

Ampliando Ciências Na Escola

Graduação Senac Torna Profissionais Aptos Ao Mercado Globalizado

ConcepÇÕes De Ensino-aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental Nas Aulas De CiÊncias Da Escola Municipal JoÃo Valle Mauricio

A Perspectiva Construtivista De Ensino

Dinâmicas De Grupos No Ambiente Escolar

O Ambiente Escolar