Tema: Quem salvar sua vida a perde quem perder sua vida a ganha.



Referência Bíblica: Mc 8:35 Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á.

Pensamento da mensagem: No reino de Deus o conceito de ganhar e perder e oposto ao conceito de ganhar e perder do conceito humano.

Introdução

Muitas pessoas não aceitam o modelo de vida proposto por Cristo pelo fato de entenderem que terão quer deixar de praticar muitas coisas que a sociedade chama de aproveitar a vida, ou seja, ganhar a vida aproveitando de tudo que o mundo oferece sem se importar se e pecado ou não, enquanto isso, Cristo chama esse modelo de vida da sociedade de pecado que resulta em perder a vida eternamente pelo fato deles julgar poder praticar qualquer coisa, ao passo que quem neste mundo aceita o modelo de vida proposto por Cristo, para essa sociedade que anda de mãos dadas com o pecado diz que tal pessoa esta perdendo a vida pois na pratica eles não podem aproveitar o que de melhor esse mundo tem para oferecer ao contrario eles tem quer ser bem seletivos fazendo somente o que a Bíblia não condena e é exatamente para essas pessoas seletivas que Cristo diz que eles estão ganhando a vida pois vão passar toda eternidade com Deus.

Frase de transição: vamos dividir o versículo supracitado em quatro partes para uma melhor compreensão da mensagem.

I . "Quem quiser salvar a sua vida"

Quando Cristo usou este texto foi para uma sociedade exatamente como a nossa que entendia que salvar a vida (que e tão curta aqui na terra) era possuir riquezas e usufruir de tudo que existe no mundo quer seja lícito ou ilícito por essa razão ele trouxe esse alerta.

Lc 12: 15 E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.

Assim como na época de Cristo os homens querem ter abundancia não e só de posses e dinheiro, mas também querem ter abundancia de mulheres não se contentam só com a dele querem ter abundancia de popularidade e para conseguirem usam todos os recursos legais e ilegais, mesmo aqueles que não têm uma condição financeira confortável procura aproveitar sua vida praticando todo tipo de pecado. O que me chama a atenção e que Cristo diz que e quem quiser levar esse tipo de vida onde muitos tentam desesperadamente aproveitar o pouco de tempo que tem para viver aqui na terra praticando tudo que e condenado por Deus por ser pecado. E como se não bastasse muitos ainda usam a expressão aquele que vai ali,com uma Bíblia, não sabe o que esta perdendo aqui no mundo, saiba que no conceito de Deus quem perde por amor a ELE ganha.

II . "Perdê-la-á"

O lamentável e que pelo fato de muitos salvar sua vida terrena aproveitando de tudo como Por exemplo: praticar adultério, ingerir bebidas alcoólicas, drogas em suas varias categorias, inimizades, pratica homossexual, pratica da mentiras para ocultar erros praticados, roubos que não e pratica só da sociedade pobre e de pouca leitura, mas também e praticado em alta escala pelos chamados colarinhos brancos, e todas outras praticas de pecado que existem. Os que estão nesta vida enganosa perderão tua vida eternamente.

Ap 21: 8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.

Temos que estar conscientes que pecar não e aproveitar a vida e sim perder a comunhão com Deus.

Is 59: 2 mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.

Você que se julga o esperto por praticar tudo que vem em tua mente, na verdade você sabe que não e feliz, e quem tem um vazio dentro de você que as mulheres não preenchem nem teu dinheiro, nem teu carro novo, muito menos tua bela casa, as tuas amizades só faz você se sentir alegre no momento que estão juntos, mas quando você põe a cabeça no travesseiro à tristeza chega e você sabe que não esta ganhando tua vida, mas esta se perdendo eternamente, mas veja o que Cristo fala com você agora.

Hb 4: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.

Abra o teu coração para Cristo preencher esse vazio que existe dentro de você, Cristo quer fazer morada no teu coração.

Ap 3: 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

III . "Mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho"

Essa afirmação de Cristo não quer dizer que ele também julga que quem abandonar os prazeres deste mundo por amor a ele e ao evangelho esta perdendo a vida aqui na terra, mas ele usou o argumento que a sociedade que o cercava usava, pois o texto que se segue expressa o real pensamento de Cristo para quem abandona tudo por amor a ele.

Mt 19: 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós?28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.

E bom deixar bem claro que Jesus aqui não esta incentivando as separações das famílias, mas o que ele esta dizendo e que por amor a ele se necessário deve se confrontar até com a linha de pensamento dos próprios parentes para seguir Jesus, e os que por amor a Cristo e ao evangelho abandonam o pecado que para sociedade permissiva que estamos vivendo, esse comportamento e o mesmo que perder a vida, Cristo mostra para todos que este conceito da sociedade e uma inverdade, isso fica claro na resposta que ELE da a Pedro dizendo que eles já começam a ganhar nesta vida e por fim a vida eterna. Então meu querido (a) irmão (a) que por amor a Cristo e ao evangelho esta passando lutas, sendo ridicularizados pelos amigos fique firme por que este e o caminho.

Jo 14: 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

E a promessa de Cristo e de estar com você todos os dias, para te dar forças, te abençoar, para você te muitas vitorias. Também e certo que um comportamento Cristo pede a você, veja a seguir.

Jo 16: 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Sei que muitos que amam a Cristo estão passando por serias lutas que tem lhes machucado a alma e em alguns Países intolerantes com o cristianismo os cristãos estão passando por lutas como, por exemplo, ser torturados, presos injustamente sob acusações falsas, uns tem sido mortos e outras atrocidade em nome da intolerância religiosa, sei que não e fácil, mas tende bom ânimo. Veja também a palavra que Paulo deixou para todos que estão de alguma forma sofrendo por amor a Cristo.

IICo 4: 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória;

Rm 8: 18 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

IV . salvá-la-á.

Mc: 29 Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
30 que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna.

Quero fazer uso deste texto novamente, pois ele e claro mostrando que quem perde a vida no conceito humano não aproveitando do pecado que na verdade e o desejo da nossa natureza pecaminosa salvá ? la - á eternamente. Parafraseando foi assim que Cristo respondeu para Pedro. Olham filhos vocês que decidiram abandonar o pecado que para esta sociedade e uma normalidade e passaram a me seguir, também amar ? me e ao evangelho também fiquem descansados porque vocês não estão deixando de aproveitar a vida pelo contrario vocês estão vivendo uma vida em abundancia e no por vim a vida eterna. Vale à pena andar na contra mão deste mundo levando uma vida santa,

IPd 1: 15 mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;

Por que vivendo dentro deste padrão de vida proposto por Deus em tua palavra seremos mais que vitoriosos sobre o pecado.

Ap 3: 5 O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Deus te de graça AMEM.

Conclusão

Deus não criou o ser humano para viver na pratica do pecado e ainda por cima se justificar dizendo que esta aproveitando o que tem de melhor no mundo, pois a vida passa rápido, pois desta forma tua perdição vai chegar rápido também, a menos que você decida ? se por Cristo e passe a viver para ELE e em função dELE. Faça tua escolha agora ou você continua salvando tua breve vida aqui neste mundo vivendo de qualquer forma e perdendo a vida eternamente, ou perde - se tua vida neste mundo não praticando pecado ma sim servindo a Cristo e ganhara tua vida para toda uma eternidade com Cristo.

Autor: Antonio Eugenio Fortes Pacifico. Data:13/10/2010

Autor: Antonio Eugenio


Artigos Relacionados


Quatro Leis Espirituais

Nossa Felicidade E ResoluÇÃo De Nossos Problemas: Pedir PerdÃo Pelos Nossos Pecados.

Sete Verdades Fundamentais Sobre A Salvação

Meus Irmãos

Tema : A Grandeza Da Salvação Oferecida Por Deus à Humanidade

Jesus Cristo.

Jesus é A Nossa Esperança