Teologia: uma introdução as divisões da teologia



Teologia: uma introdução as divisões da teologia


O vasto campo da teologia encontra-se organizado em algumas categorias. Essas categorias, entretanto, podem variar de acordo com a posição de cada teólogo/a. Por exemplo, o teólogo Archibald Hodge, em sua obra ?Esboço de Teologia? publicada em 1860, apresenta seis categorias dentro do campo da teologia: ciências auxiliares, apologética, exegética, sistemática, prática e histórica . Ao contrário de A.A Hodge, Paul Tillich concentrou-se apenas em três categorias: teologia sistemática, teologia histórica e teologia prática . Clodovis Boff apresenta três grandes divisões da teologia: 1) A teologia Bíblica como alma de toda a teologia: sua raiz e seu tronco; 2)A teologia dogmática (sistemática), como "ramo teórico" da teologia; 3) E outras disciplinas como ramo prático . Charles Ryrie amplia o quadro apresentando os diferentes tipos de teologia da seguinte forma: 1) Por Época: por exemplo, teologia patrística, teologia medieval, teologia reformada e teologia contemporânea. 2) Por ponto de vista: por exemplo, teologia arminiana (defendida por Arminio), teologia Calvinista (defendida por Calvino), teologia católica, teologia da libertação, etc. 3) Por ênfase: por exemplo, teologia histórica, teologia bíblica, teologia sistemática, teologia apologética, teologia exegética, etc .
A unidade da teologia apresentou ao longo da história várias formas: 1) na era dos Padres Apostólicos, era uma unidade simples; 2) na Escolástica, uma unidade complexa; 3) nos tempos modernos, uma unidade fragmentada; 4) e hoje uma unidade enciclopédica . "A fragmentação da teologia em disciplinas mais ou menos autônomas se deve a várias causas, entre as quais: 1) a especialização interna dos vários tratados, 2) e mais ainda a dissociação da teologia em relação à vida da comunidade" .
Contudo, embora a teologia possa ser dividida em categorias, ela continua sendo "una". Independente da categoria ou ênfase teológica, todas têm a mesma finalidade, a saber, tornar o conhecimento teológico consistente. Uma vez entendido isto, deve-se ratificar que todas as divisões ou disciplinas da teologia são tão teológicas quanto as demais .


________________________________
Bibliografia


BOFF, Clodovis. Teoria do Método Teológico: versão didática. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

GEISLER, Norman. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. 2 v.

HODGE, Archibald. Esboços de Teologia. São Paulo: PES, [i 2001].

RYRIE, Charles. Teologia Básica- ao alcance de todos. São Paulo: Mundo Cristão, 2004.

THIESSEN, Clarence. Palestras em Teologia Sistemática. São Paulo: Editora Batista Regular,[i 2001].

TILLICH, Paul. Teologia Sistemática. 5. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2005.

Autor: Ivan Macedo Fraga


Artigos Relacionados


Teologia Histórica - Uma Pequena Introdução

Teologia Prática E Teologia Pastoral: Qual A Relação?

Curso Básico Em Teologia

Estudo Sobre Teologia Sistematica

Teologia Sistemática: Uma Pequena Introdução

Conceituando A Palavra Teologia

Teologia HistÓrica, Seu Significado