Um mau exemplo



UM MAU EXEMPLO
Na manhã do dia 07 de abril de 2010 a Escola Estadual Sherlock Homes esteve envolvida em um caso de pichamento no banheiro. A faxineira, quando entrou no banheiro para limpá-lo, encontrou o pichamento na parede. Estava escrito na parede do banheiro masculino com caneta verde os dizeres: "história é a trajetória do ser humano ao longo do tempo, vivendo em sociedade"; "homens das cavernas". Embaixo das frases estava escrito a letra P. A diretora da escola foi avisada e, logo, saiu de sala em sala para descobrir quem era o aluno que havia escrito aquelas frases. Como as frases tinham sido faladas na aula de história, o professor da matéria, que também é historiador, resolveu fazer uma pesquisa para contar a história desse fato. Para contar a história, ele foi atrás de vestígios do passado. A parede pichada foi escolhida como fonte histórica, por isso, fotografou a pichação. Além do mais, o historiador fez entrevista com a faxineira e alunos, para saber se algum deles tinha visto alguma coisa. Na escola havia quatro salas: a sala A, a sala B, a sala C e a sala D. A matéria sobre os homens das cavernas havia sido falada na sala A. Então, o professor realizou entrevistas com alunos da sala A. Essa sala possui 12 alunos, no entanto, no dia da pichação (06 de abril de 2010), apenas 08 alunos foram à escola. Desses 08 alunos 04 eram homens e 04 eram mulheres. Como a pichação aconteceu no banheiro masculino, logo seria um menino o responsável pelo péssimo exemplo na escola. O nome desses meninos era Paulo, João, Pedro e Mário. Como a letra P estava escrito na pichação, os principais suspeitos eram Paulo e Pedro. Em reunião com os professores para tentarem descobrir quem era o pichador, o historiador falou sobre a pesquisa que ele fez. No final, a professora de Português disse que no dia da pichação, Pedro estava com a mão suja de caneta verde. No meio da reunião, apareceu Pedro, falou que ele era o culpado e pediu desculpas pelo mau exemplo. Então, a estratégia construída pelo historiador para descobrir o culpado surtiu efeito. Tudo foi esclarecido e Pedro prometeu nunca mais fazer isso. (Prof. Mestre Andrey Lopes de Souza)
Exercício:
1)Qual o mistério que foi desvendado no texto?
2)Quem descobriu o pichador?
3)Quais fontes históricas foram utilizadas para descobrir o culpado?
4)Quem foi o pichador?
5)Escreva as frases pichadas.
6)Qual a conclusão que podemos chegar a partir do texto "Um mau exemplo".

Autor: Andrey Lopes De Souza


Artigos Relacionados


O Que Fazer?

A Turma Desmotivada

A História Do Texto Na Sala De Aula

Zé Iscritório Em: Onde Esta Dona Anita?

O Tesouro Perdido

10 Itens Para Melhoria Da Educação

A Incompreensão Na Prova