Uso de agrotóxicos: uma questão de consciência



Quando se fala que o uso indiscriminado de agrotóxicos é causador de grandes perdas na área agrícola as pessoas me perguntam, como pode isso ser verdade? Esse tipo de questionamento acontece porque as pessoas não conseguem ver a perda da saúde dos trabalhadores, da macro e microvida do solo, como sendo as reais perdas na agricultura.
O aumento na quantidade de utilização de agrotóxicos é diretamente proporcional ao aumento populacional, pois há uma necessidade maior de produzir alimentos e essas contaminações acontecem devido a falta de cuidado ao depositar os produtos (colocação nos armazéns), não utilização de EPI, aumento no número de pulverizações além do normal, a falta de respeito pelas recomendações técnicas, entre outros.
Por isso, na agricultura, a utilização de agrotóxicos requer responsabilidade e consciência dos riscos por parte de quem os aplica, de quem os vende e do proprietário da área. Os cuidados necessários na utilização desses produtos precisam ficar claros para todos os que desenvolvem atividades na área rural, quer seja pequeno, médio ou grande agricultor, trabalhadores em geral e profissionais da área de segurança e saúde no trabalho.



Autor: Veronica Do Espirito Santo


Artigos Relacionados


AnÁlise Da LogÍstica Reversa Na DevoluÇÃo De Embalagens De AgrotÓxicos No Estado De Mato Grosso Do Sul

Resenha Da Dsciplina Agroecologia: Florit, L. A Reinvenção Social Do Natural

Responsabilidade Social: O Uso Do Agrotóxico Na Região De Caxias Do Sul

Produtos Orgânicos

Ploeg, Jan Douwe Van Der - Sete Teses Sobre Agricultura Camponesa

Resenha Disciplina Agroecologia / Ploeg,jan Douwe Van Der - Sete Teses Sobre Agricultura Camponesa

Matéria Orgânica Do Solo: Solo Cultivado Versus Não Cultivado