Ficha Bibliografica



REALIDADE

DUARTE JR. João Francisco
O que é realidade
São Paulo,1991 (coleção primeiros passo),104 p.


O título do capítulo introdutório do livro é uma das tantas expressões que se é usada diariamente. "Cai na real" é uma gíria brasileira recente, que tem a intenção de chamar a atenção do interlocutor pra que ele deixe de sonhar, e volte a sua realidade. Mostrando que quando volta ao mundo concreto e sólido, caímos na realidade. Interpretando assim que o real é um terreno firme que pisamos em nosso cotidiano (p.8).
Partindo do pressuposto de que o mundo se apresenta da maneira que se vê, o autor vai dizer que o homem é o construtor de sua realidade. Porém ele não se percebe como ser criador dessa realidade, e se julga submetido a ela, como se fosso conduzido apenas por forças sociais ou naturais.
No capítulo, "A manutenção da realidade" (P.56-76), fala que o meio mais importante na manutenção da realidade é a conversa, através dela o mundo é reafirmado,pois como é dito no capítulo " no princípio era a palavra", pela linguagem o mundo ganha sentido, significação. A conversa mantém continuidade a certeza na realidade cotidiana, mas essa certeza pode ser abalada por um fenômeno exterior a pessoa. Como exemplo: a opinião de alguém.

No capítulo, " A aprendizagem da realidade"(p.77-88), o autor diz que o processo de aprendizagem da realidade é denominado socialização. Por esse processo as pessoas se tornam humanos, aprendendo a ver o mundo como vêem seus semelhantes e a manipulá-lo através dos instrumentos e códigos empregados em nossa cultura.

O capítulo, "A realidade científica" (p.89-101), mostra o poder da ciência na definição da realidade deriva-se de seu enorme poder para transformar o mundo e reduzi-lo a pó. Dependendo da pergunta que se é lançada ao mundo obtêm-se uma resposta diferente. Onde a definição do real não é tarefa para ciências específicas, e sim para a filosofia, ao cientista cabe manipular setores determinados da realidade, enquanto os filósofos se ocupam da compreensão de como o homem percebe e compreende o mundo, instaurando a sua realidade( dentro da qual está a própria ciência").

Autor: Rayanny Oliveira


Artigos Relacionados


O Homem E A Realidade De Zubiri

Eu Sou - Anochi

Nossa Realidade.

Como Entender A Engenharia Natural

Ficção E Realidade

Acordem Esta Garota!!!

O Mito Da Caverna.