As novas tecnologias de informação e comunicação e o sistema de gerenciamento de cursos Moodle



LICENCIATURA EM FÍSICA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A METODOLOGIA DO EAD
Docentes: CLEIDE APARECIDA FERREIRA DA SILVA
SOELI APARECIDA ROSSI DE ARRUDA
08 Nov. 2010
*Geraldo dos Reis Souza


Prudêncio, E. A; Carvalho, J. ; FERREIRA, J. L. In: COSTA, M. L. F. (Org.). Introdução à Educação a Distância. Maringá-PR: Editora da Universidade Estadual de Maringá ? UEM, 2009, p. 53-65.

Conforme o capítulo IV, Erivelto Alves Prudêncio, Jairo de Carvalho e José Luis Ferreira, fala sobre as Novas tecnologias de informação e comunicação e o sistema de gerenciamento de cursos moodle salienta a importância das ferramentas de comunicação e interação disponíveis no Moodle e discorrem sobre aspectos relevantes do processo de desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação para a implementação de projetos de cursos a distância.
A utilização das tecnologias de informação tem como marco histórico a década de 1990, que foi caracterizada pela popularização do computador, no final dessa mesma década, que houve a proliferação do uso da internet na rede mundial.
Com o uso da internet ficou mais fácil fugir do padrão em que o professor fala e o aluno escuta os computadores, a internet, as videoconferências e outras novas tecnologias de informação e comunicação foram adotadas como importante recurso educacional transformando as praticas pedagógicas convencionais e possibilitando o aparecimento de outras modalidades de ensino.
A internet e a modernização dos meios de comunicação possibilitam à troca de informações em qualquer parte do planeta onde existam computadores conectados a rede mundial, assim os recursos tecnológicos disponíveis nos dias atuais diminuem as dificuldades existentes pela distância física entre alunos e professor, e a tecnologia torna ? se um meio facilitador de interação.
No capitulo IV os autores tiveram a pretensão de dar conta da totalidade das discussões teóricas e práticas construídas historicamente no que se referem aos esclarecimentos sobre o método cientifico e sociais, exemplificando, impulsionando reflexão crítica e discussão teórica sobre fundamentos filosóficos. Através da leitura realizada no capítulo intitulado, podemos amadurecer e aprender cada vez mais, inclusive para aceitar e até solicitar crítica rigorosa, que em muito pode enriquecer nosso conhecimento.
Oferecer sugestões para estudantes do ensino médio e universitários, sobre a educação à distância e utilização das tecnologias de informação e comunicação a fim de que possam realizar trabalho e desenvolver a capacidade de produzir o seu próprio conhecimento.
Erivelto Alves Prudêncio é técnico do núcleo de educação a distância da universidade estadual de Maringá, graduado em geografia pela universidade estadual de Maringá. Jario de Carvalho é membro da equipe do núcleo de educação a distância da universidade estadual de Maringá, professor da rede estadual de ensino, graduado em história pela universidade estadual de Maringá. José Luis Ferreira é técnico do núcleo de educação à distância da universidade estadual de Maringá, especialista em desenvolvimento de sistemas para web (UEM).

* Geraldo dos Reis Souza, Acadêmico do curso de EAD, licenciatura de Física da universidade aberta do Brasil.(UAB)
Autor: Geraldo Dos Reis Souza


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