Educação infantil no Brasil: Infantes da Vida




Elismar Guarim de Matos
RESUMO
O presente artigo é uma apreciação suscita dos passos da criança desde o convívio familiar até o iniciar no mundo da escola. Nesse processo escolar abordamos o papel da creche na vida educativa e emocional da criança, ainda fazemos uma importante analise da transição destas crianças para a descoberta do verdadeiro papel da escola. O autor enfoca ainda o quanto se faz importante dentro do processo educativo que venha haver entendimento, e em seguida a pratica do verdadeiro significado de: Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. É feita ainda uma observação das leis que movem a educação infantil no Brasil.
Palavras-chave: Criança, infância, educação.

Introdução
Abordar educação na infância consiste antes em uma explanação sobre o principal agente desta, a criança. Apriori não é possível conceituar a infância em si. Uma vez que o julgamento deste termo muda historicamente de acordo com determinantes sociais, culturais, políticos e econômicos. Podemos então afirmar que uma vez em que a sociedade de ontem não é mais igual à de hoje, em total acordo com essa esse processo mutável, as crianças não são mais as mesmas.
É exatamente na fase da infância que a criança mais sofre transformações decorrentes de agentes exógenos, exemplos dessa situação é o ato do aprender a falar. A criança aprende por meio de repetição, ela costuma sempre plagiar costumes dos que lhe são próximos. Afirmam os pesquisadores dos processos correntes na infância, que nesse período é o momento em que o cérebro mais grava informações em curto espaço de tempo. Essa rápida aprendizagem é facilmente observada por pais e mães ou quem convive próximo a crianças, é normal as pessoas abordarem entre si o quanto seus filhos desenvolveram de um mês para o outro, assim cada nova peripécia se torna um momento de admiração dos que contemplam.
O processo educacional acontece dentro de todas as situações citadas anteriormente. Partindo desse pressuposto não é nenhuma mentira, pelo contrario, é fato concreto, que os pais são os educadores iniciais, se não os primordiais na vida de um Ser.
Precisamente por serem criaturas tão capazes de despertar nos adultos, principalmente nos pais, aquele sentimento meio que abobalhados. Elas (as crianças) despertam ainda um sentimento nos pais de super proteção, e é justamente nesse aspecto pode surgir um grande impasse em decidir a hora de ingressar esta criança em um espaço que não seja a casa dela, e colocar essa crianças na escola por exemplo.

Educação infantil no Brasil
Em decorrência das mudanças de rotina exigidas pela sociedade contemporâneas, findou-se o tempo em que ser mãe consistia em se dedicar quase que exclusivamente a sua prole. Atualmente pai e mãe saem juntos para trabalhar, e como já citados anteriormente os pais costumam ser super protetores dos filhos, fazendo com que este momento apesar de necessário, seja um enorme sofrimento em confiar seus filhos a um colinho diferente, a um berço diferente.
Os locais que recebem estas crianças são denominados de creche, este é um local como se fosse uma extensão da casas desses bebês. Com o fim da licença maternidade as mães retornam ao trabalho, e passam a deixar os filhos nas creches.
As creches são ainda no Brasil instituições dominadas pelo setor privado. Em contra partida costumam ser locais aconchegantes e que buscam reproduzir o ambiente de casa. Apesar de serem criaturas tão pequeninas os bebês são seres que desenvolve uma forte ligação com seus familiares, uma vez que eles acostumam até com a fragrância própria da mãe e das pessoas mais próximas reconhecendo assim quando trata-se de alguém estranho à sua vida. . O iniciar desses nenês nas creches é um marco para o começar desbravar de um novo mundo. Mas escrever os aspectos que podem ser desencadeados por essa situação requer um aprofundamento mais cientifico na área, situação a qual não analisaremos neste trabalho.
As creches consistem no ensino de 0 a 6 anos de idade, nessa fase as crianças são condicionadas a atividades que propicie o desenvolvimento motor e cognitivo dos infantes. Ainda nessa mesma linha, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a lei 9394/96 mais conhecida como a LDB, garante no seu artigo 4°, inciso III o atendimento gratuito em creches para crianças de 0 a 6 anos. Mas infelizmente a realidade dessa oferta é que ela não atende a demanda do número de crianças que precisam desse atendimento. Uma vez que o governo não consegue oferecer vagas para todas as crianças, nem mesmo para aquelas que as mães precisam trabalhar para angariar recursos para a sobrevivência da família. Dentro dessa situação do grande numero de crianças que precisam ficar em creches para os pais trabalharem, e que além do governo não ofertar vagas para elas, esses pais não apresentam condições de pagarem uma boa instituição para os seus filho. Ocorre então nas cidades de grande numero populacional um crescente mercado onde pessoas fazem da própria casa uma creche. São locais que têm na população carente os seus clientes, já que oferecem preços baixos, porém não oferecem quase sempre nenhuma segurança para as crianças. Diante esta situação tem se tornado corriqueiro os relatos pela mídia de crianças que sofrem maus tratos em creches desse tipo.
O Ensino fundamental e seus aspectos.
Atualmente composto por nove anos, esse é o estagio inicial e como diz a descrição, ele é o ensino fundamental a todos para a formação básica do cidadão, é o que diz a LDB no seu artigo 32°. Essa mesma lei em seu artigo 6° fala da obrigatoriedade de pais ou responsáveis matricularem as crianças a partir dos seis anos de idade no ensino fundamental.
Essa iniciação da criança no ensino fundamental, é uma etapa totalmente nova para elas. Enquanto elas passavam o tempo na creche colorindo, ouvindo contaçao de historia, agora chega o momento em que passa a pesar responsabilidade sobre estas. O lápis antes, o de colorir, agora é substituído pelo de grafite, as historinhas passam a serem utilizadas para trabalhar a capacidade de interpretação de situações. A educação passa a assumir o papel formador, e as crianças passam a serem inseridas em um mundo de descobertas.
Alguns aspectos dentro dessa modalidade inicial educativo, são fatores de suma importância e que distinguirão a qualidade do ensino. Serão elas:
O PROFESSOR ? aquele que atua como uma ponte entre o aluno e o conhecimento, nunca como o portador do conhecimento, mais como um facilitador. Ao professor dessa modalidade educacional, cabe a ele o mais primordial das tarefas, que consiste em ajudar as crianças a alicerçarem bases para toda uma jornada de vida.
O ENSINAR ? por muito tempo ensinar incidiu em um repasse de conteúdos, momentos em que o professor através somente da oratória ministrava as aulas, ocasionava em um processo de transmissão de conceitos prontos, de fatos já digeridos, não cabendo ao aluno o trabalho de pensar, mais sim o de decorar e transcrever nas avaliações. Ensinar implica muito além de apenas uma exposição oral, este é uma relação "duo" de professor e aluno. o ensinar caracteriza se somente se houver uma efetivação não por "decoreba" por parte do aluno, mas por uma apropriação do conteúdo pelo aluno. ANASTASIOU 2003 questiona como pode o professor ter ensinado se o aluno não conseguiu apreender o que lhes foi repassado?
O APRENDER ? tem na sua significância subjetiva o ato de tomar conhecimento, nesse verbo há uma passividade por parte do aluno. Partindo desses aspecto aprender consistiria apenas em um receber informações, sendo que bastaria uma boa exposição oral para que o processo venha se concretizar.
O APREENDER ? nesse processo não há passividade, o aluno recebe informações das quais ele apropria se delas, das quais leva o aluno a prover ações para que os conteúdos sejam construídos, de maneiras que o conhecimento não é absolutos, mais sim algo que se constrói.
O PROCESSO DE ENSINAGEM ? ensinagem é um termo relativamente novo, e surge na educação como uma proposição para a elaboração de um novo conceito de processo educacional. Dentro dessa nova metodologia que engloba as novas concepções do professor, do ensinar e do apreender, ela propõe a concretização da dualização entre professor e aluno, onde seja criando um campo dialéticos que venha interligar o aluno aos objetos de estudo proposto, ficando estes frente a frente.
A construção de um ensino fundamental voltados para princípios educativos que propicie às crianças a construção de suas idéias, e a constituição de valores que eles levem para a vida deve ser mais que vãs filosofias, mais que leis em um pedaço de papel, elas devem ser a própria pratica dentro de sala de aula.
Conclusão
A infância incide em uma fase de apropriação de mundo, e grande parte dessa assimilação ocorre na escola. Crianças são seres indefesos e melindrosos, por tais motivos fazer-se tão grande a responsabilidade da instituição escolar para com estas crianças. Que a escola nunca seja um lugar destoante da realidade, mais que seja uma ferramenta para a construção de um futuro digno para as crianças. E ainda que a escola nunca venha a permitir que sejam feridos os valores que a criança traz consigo de casa, seja a religião seja a sua cultura, contudo que a escola seja um espaço da universalização dos princípios humanos, propiciando segurança e liberdade desde estágios iniciais da educação.





Bibliografia
ANASTASIOU, L. G. C. ; WACHOWICZ, L. A. ; ROMANOWSKI, J. . Processo de Ensinagem na Universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 8a. ed. Joinville: Editora Univille 2003.
LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional : lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. ? 5. ed. ? Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação
Edições Câmara, 2010.


Autor: Elismar Guarim De Matos


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