RELIGIÃO, TEOLOGIA E AS CIÊNCIAS TEOLÓGICAS



Religião é uma palavra derivada do latim religio, não possuindo significado específico em consenso geral. Lactânio, escritor cristão (330 d.C.) afirma que se origina de religare, no entanto, há os que discordem desse posicionamento. De maneira geral, é a relação estabelecida onde o homem se enxerga como criado por algo maior que ele, sendo a revelação que o homem tem do Divino e de suas diversas realidades. Já a Teologia, é definida pelo Dicionário Houaiss (2004), como o "estudo de Deus e suas relações com o homem; ou doutrina religiosa". No entanto, seria muita pretensão "estudar Deus", constituindo-se num objeto invisível e imaterial, porém, é possível estudá-lo a partir de sua revelação aos homens e através de suas representações nas mais variadas culturas. Além disso, enquanto a Religião se detém na realidade prática em relação ao conhecimento teológico, a Teologia se refere ao estudo das teorias acerca desse conhecimento.
Diante dessas conceituações e definições, delimito essa produção acerca do aspecto dessa relação no choque cultural, educacional e religioso que, anualmente, ocorre no Curso de Teologia da Faculdade Boas Novas. Geralmente, a maioria dos acadêmicos do curso mencionado, se oriunda das mais variantes confissões religiosas e das variadas denominações do seguimento evangélico residente na cidade de Manaus. E por se tratar de acadêmicos provenientes de uma infinidade de convicções religiosas, juntos num ambiente onde há liberdade para a exposição e o debate de idéias, logo, nos primeiros períodos do curso, ocorre uma série de conflitos ideológicos, doutrinários, filosóficos, religiosos e até relacionais. É quando então, que se protagoniza a habilidade e sabedoria dos mestres em sala de aula e, por vezes fora dela, para se intermediar e consensualizar essas discussões.
Não é raro encontrar entre tais estudantes, o pensamento de que o curso em questão é uma extensão de suas denominações, carregando consigo toda carga litúrgica e doutrinária dessas designações religiosas. Além disso, as primeiras posturas apresentadas por esses "calouros", raramente é uma atitude acadêmica, a não ser naqueles que já tiveram essas experiências. Mas as atitudes que se revelam são aquelas que estão ligadas às manifestações religiosas em suas "sagradas" instituições. Momentos comuns de orações, intercessões e devocionais que, quase sempre se desvanecem nos períodos posteriores. Não que o processo de aprendizado teológico seja um agravante nessa ação! Mas percebe-se que ao longo dessa prática, os posicionamentos e convicções pessoais, naturalmente criam pequenas "ilhas" de afinidades, que quase sempre, optarão pela abstenção nas discussões coletivas.
Mas, o choque cultural, educacional e religioso a que me refiro, e do qual também experimentei, ocorre quando nos deparamos com outras verdades constituídas na construção do conhecimento científico e que se confronta com nossa particular e arraigada verdade absoluta. Somos de certa forma, afrontados em nossas convicções religiosas, nos apresentando intolerantes com quaisquer outras formas de pensamentos e convicções que não se enquadram no nosso privado perfil. É quando ouvimos um mestre asseverar: "teólogo de fato, não possui religião", ou, "como você me prova que Deus existe?", além de uma infinidade de temas, teorias e doutrinas que ferem o ego religioso, de um religioso, mas não de alguém que estuda as manifestações religiosas de um povo e que, a partir delas, emite posicionamentos coerentes de acordo com uma cosmovisão pautada nos parâmetros éticos, morais e de interesse público: um teólogo. Contudo, todo esse embate, faz parte do processo de aprendizagem e torna-se necessário para a formação de um teólogo.
Aprender a conviver com aquele que pensa diferente de mim e, ainda assim respeitá-lo, faz toda a diferença na sociedade. Mas, principalmente, no âmbito religioso essa diferença é fundamental, pois a história universal registra fatos lamentáveis de agressões e guerras em nome da religião. Acontecimentos tais como a perseguição dos cristãos pelo Império Romano, as Cruzadas e os atos terroristas dos grupos fundamentalistas islâmicos, todos, utilizando a violência em nome de Deus.
Contudo, voltando ao centro dessa discussão, passados os primeiros períodos do curso, logo se cria e se apura um censo crítico em todos os acadêmicos, de sorte que os questionamentos e convicções, tanto teológicas quanto religiosas, tornam-se consolidadas e harmônicas, produzindo assim, o fortalecimento do conhecimento científico, amparado pelas ciências que constroem a Teologia. Portanto, percebe-se a clara diferença e, simultaneamente, a harmonia existente entre a Religião e a Teologia.


Héliton Wagner M. de Vasconcelos.
Bacharel em Ciências Teológicas
pela Faculdade Boas Novas
Manaus - AM

Autor: Héliton Wagner Mendonça De Vasconcelos


Artigos Relacionados


A RelaÇÃo ReligiÃo-polÍtica Nas EleiÇÕes Presidenciais Do Brasil Em 2010

Estudo Sobre Teologia Sistematica

Teologia: Uma Introdução As Divisões Da Teologia

Ensino Religioso E A Interface Com O Currículo Da Educação Básica.

Um Ensaio Sobre O Objeto De Estudo Da Teologia

Teologia Prática E Teologia Pastoral: Qual A Relação?

Teologia Histórica - Uma Pequena Introdução