BRINCAR É BOM E EDUCA



BRINCAR É BOM E EDUCA

Marcio Rogério Martins, Psicopedagogo e Coordenador de Educação da cidade de Onda Verde e Docente Universitário

Nas ultimas décadas a educação vem procurando fazer reflexões sobre sua própria identidade, onde as discussões abrangem conceitos, metodologia, pesquisas e atuação profissional. Desta maneira a educação infantil redirecionou seus objetivos possibilitando, destacar dentro deste contexto escolar a importância do lúdico para as crianças de (0á6anos). Possibilitando assim ao professor uma maneira de avaliar e reavaliar como o lúdico foi utilizado no passado e como atualmente ele é utilizado, mas não somente, como também a forma de utilizar do lúdico com os alunos (educação do lazer e uma educação para o lazer). De modo que as contribuições do brinquedo e do brincar não interferem no jogo e nem nas diferentes formas de se utilizar do jogo.
Tudo isso se destaca, pois em cada fase da criança ela se utiliza do jogo de acordo com seu desenvolvimento e aprendizado. Dentro de um novo pensar a brincadeira pode ser fundamental para o desenvolvimento e a construção do conhecimento em diversas áreas.
Como também o professor poderá observar para intermediar o lúdico e a aquisição da aprendizagem de forma correta para solução de conflitos internos e externos das crianças.
Dentro desta pesquisa pode se notar que lúdico começou a ser usado na educação desde a antiguidade com Platão e Aristóteles que associavam o lúdico e a aprendizagem como formas de estudo com prazer. Nesta mesma época, eram utilizadas guloseimas em formatos de números e letras para que houvesse uma aprendizagem lúdica e cativante desenvolvendo todos os aspectos cognitivos da criança.Essa é a escola da modernidade alegre, dinâmica e com as relações entre aprender e ensinar.
Como diz Airton Negrine: "Áries não cansa de afirmar que as brincadeiras e os divertimentos ocupavam um lugar de destaque nas sociedades antigas". (NEGRINE, 2000 apud KUDE, 1978, p.16).
A razão para a escolha desse assunto é a barreira que pais e professores ainda apresentam sobre o uso do lúdico em sala de aula. Esse termo ainda é desconhecido por muitos e, de acordo com o Dicionário Aurélio, lúdico significa: "Referente à, ou que tem o caráter de jogos, brinquedos e divertimentos".
Contrariamente ao que se pensa a brincadeira e o jogo também podem ser educativas e não apenas fontes de recreação e lazer dentro do contexto escolar. Diante do objeto aqui delimitado, tem-se como problema a seguinte formulação: Qual a contribuição do lúdico para o processo de desenvolvimento infantil?
Estudos mostram que teorias antigas e ultrapassadas, diziam, em síntese, a brincadeira deveria ser usada para descansar das atividades "sérias". Entretanto, outros estudos demonstram que o lúdico usado de forma correta e planejada também se torna uma atividade séria, estimulante e enriquecedora. Deste modo ao se utilizar de atos pedagógicos de acordo com os as necessidades das crianças pais e professores, tornarão o ato de aprender muito mais prazeroso. Através das atividades lúdicas o desenvolvimento da criança ocorre de modo que as relações entre os aspectos motores, cognitivos, sociais e afetivos tornem-se fatores importantes desse processo de aprender e ensinar.
Pais e professores que utilizam das atividades lúdicas conseguem conhecer as crianças não só em questão da aprendizagem como também conhecer tudo que acontece durante o desenvolvimento geral da criança. Com a brincadeira, o brinquedo e o jogo a criança cria, transforma, inventa, tornando o aprender um processo contínuo, simples, complexo, mas prazeroso. Portanto ao considerarmos a escola como um espaço de aprendizagem, entendemos que as atividades lúdicas como o brincar e o jogar utilizados dentro da sala de aula contribuirão para o processo de desenvolvimento infantil, sendo que o professor ao utilizar-se no ato pedagógico dos aspectos lúdicos justifica o trabalho remetendo-nos a refletir sobre esta proposta na tentativa de se compreender melhor o lúdico e minimizar os problemas em relação ao uso incorreto do lúdico dentro do contexto escolar.


Autor: Marcio Martins


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