O drama dos palestinos



Os judeus viveram na Palestinas até que foram expulsos pelo Imperio Roma durante a diaspora judaica e se espalharam pelo mundo.Afastados da conhecida"Terra prometida " até 1948.
"Quando a Inglaterra, grande ladra do século 19 e primeira metade do século 20, tinha colônias pelo mundo inteiro, se dizia que "o sol nunca se põe no Império de Sua Majestade", tal a dimensão de sua expansão imperialista. E deitava e rolava no Oriente Médio, sempre fomentando o divisionismo árabe, para dominá-los.

Com a Segunda Guerra Mundial, Hitler arrebenta a Inglaterra, emergindo os Estados Unidos com a nova potencia mundial, ditando as regras do jogo financeiro no mundo capitalista.

Para acomodar os judeus descapitalizados pela guerra, criou-se o Estado de Israel, dentro de território árabe. Na verdade, no coração da Palestina. Foi o que se chama de "descobrir um santo para vestir o outro". Os palestinos perderam sua pátria, para que os judeus tivessem a sua. Uma das maiores crueldades perpetradas contra um povo, na história da humanidade"

Fonte:http://jornal.valeparaibano.com.br/2003/11/19/pag02/artigao.html Acessado dia 26/12/2010
Assim hoje os palestinos como os judeus vivem sua diaspora:

"Um povo expulso de sua terra, como os palestinos o foram, ou dominados militarmente, com seu território ocupado, como acontece hoje como o Iraque, tem todo direito de lutar por sua pátria."

Fonte:http://jornal.valeparaibano.com.br/2003/11/19/pag02/artigao.html Acessado dia 26/12/2010
O holocausto pode ter sido o maior massacre em quantidade mas a dor e sofrimento de cada pessoa que perdeu seu ente querido numa perseguição e morte é a mesma.
Falo mais do drama dos palestinos dos judeus , pois todos conhecem seu drama como os filmes de Lista de Shindler e muitos o condenarema ate hoje pela morte dos judeus.
Mas refiro mais a posição da nossa imprensa que coloca só uma visao unilateral a do judeu , e mais especificamente de israel.
"Como o capital financeiro mundial está nas mãos de poderosos judeus, é natural que detenham grande influência nos governos e na imprensa. No período nazista, os judeus ricos conseguiram se salvar, pelo suborno ou pelas redes de proteção ao capital financeiro. As tristes imagens nos campos de concentração são de judeus pobres ou remediados.

Para se ter uma idéia da força econômica judaica no mundo, basta começar pelos Estados Unidos. O poder econômico judeu submete o governo americano, democrata ou republicano, a todas suas ordens. Não fosse assim, os Estados Unidos resolveriam o conflito no Oriente Médio em 24 horas"
http://jornal.valeparaibano.com.br/2003/11/19/pag02/artigao.html Acessado dia 26/12/2010
Por que ser judeu é uma fé que compartilho.Mas não as decisoes politicas que lá ocorrem.
Quando se fala que hoje os palestinos vivem num holocausto é uma comparação.
Podem não ter colocados em campos de concentração com gás mas os deixaram sem , sem terra...jogados na faixa de gaza e recebendo bombardeios.
Deve ter os viloes entre os palestinos mas não é esse que defendo é um povo sem terra que defendo.
"Um povo expulso de sua terra, como os palestinos o foram, ou dominados militarmente, com seu território ocupado, como acontece hoje como o Iraque, tem todo direito de lutar por sua pátria.

O irracionalismo nasce das perdas. A mesa de negociações é o fórum adequado para resolução de conflitos. Os árabes aceitam a existência de Israel, mas confinado às fronteiras originais. Os palestinos, mesmo contrariados, aceitam uma pátria reduzida."


"http://jornal.valeparaibano.com.br/2003/11/19/pag02/artigao.html" Acessado dia 26/12/2010

"As cenas da TV Cultura, no último sábado, mostrando a violência do Exército de Israel contra os pobres agricultores palestinos, superam as atrocidades nazistas contra os judeus.

Fico imaginando e perguntando: que síndrome é essa dos judeus, tão perseguidos pelo nazismo, de transformarem-se em algozes que superam seus antigos carrascos?"


"http://jornal.valeparaibano.com.br/2003/11/19/pag02/artigao.html" Acessado dia 26/12/2010 Acessado dia 26/12/2010

"Por isso pedi e peço para que o mundo pare, e veja o sofrimento deste povo tambem.

Aliás, a matança da população civil palestina pelo exército de Israel (dos mais poderosos do mundo, como é cediço) continua. Nesta semana tivemos a perda de nove pessoas em Gaza, incluindo duas crianças. O terrorismo de Estado de Israel não é criterioso: "terroristas" ou crianças, a vida palestina nada vale."
http://www.elogiodadialetica.com/2006/06/ainda-o-drama-palestino.html Acessado dia 26/12/2010
Todos se chocam com os homens bomba e agora até mulherem bomba mas e o terrorismo do exercito é menos cruel e mais esquecido quando muito na TV coloca um flash.
"Se, por um lado, o povo judeu conquistou seu Estado, por outro, mais de 1 milhão de árabes palestinos perderam suas casas e ainda hoje vivem como refugiados. Incrédulos, assistem à retomada da guerra. De um lado, o terrorismo suicida; de outro, o terrorismo de Estado. Entre eles, apenas uma certeza: a paz está cada vez mais distante."



Para que tenha a tao sonhada paz...


Referencias bibilograficas:
http://www.elogiodadialetica.com/2006/06/ainda-o-drama-palestino.html Acessado dia 26/12/2010
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u7651.shtml Acessado dia 26/12/2010
http://jornal.valeparaibano.com.br/2003/11/19/pag02/artigao.html Acessado dia 26/12/2010

Autor: Priscila Dias De Carvalho


Artigos Relacionados


Árabes E Judeus: Guerra Sem Fim

A Violação Dos Direitos Humanos No Bloqueio à Faixa De Gaza

Conflito Entre Israel E Palestina

A Disputa Interminável

Entenda O Hamaz E Seus Objetivos

Conflitos E Terrorismo No Estado Palestino

Israelenses X Palestinos