ONDE NASCEU JESUS NAZARENO ???



De acordo com a palavra de Deus no Novo Testamento (NT), Jesus nasceu na Cidade de Belém. No entanto, a clareza dos "atropelos" fartamente encontrados na forma de irrefutáveis contradições é tão grande que força os atuais estudiosos do assunto a praticamente uma unanimidade: "A ESTÓRIA DE BELÉM" foi inventada, pelos Cristãos, para levar a cabo, FORÇANDO O SUPOSTO NASCIMENTO do cristo, segundo uma antiga "crença" judaica, na MESMA CIDADE NATAL do vitorioso DAVI, suposto milenar rei hebreu.
A tal crença muito Antiga, claro, era de perfeito conhecimento dos mentores das estórias, supostos evangelistas Mateus e Lucas.
Ora, numa leitura atenta das duas versões do tal nascimento no Novo Testamento verifica-se que:
Na estória de MATEUS (espelhada em Moisés) Maria é comunicada pelo Anjo Gabriel, dá a luz a um filho, por obra divina. Ao nascer é visitado por "três reis Magos," vindo do Oriente, guiados por uma "Estrela diferente," muito reluzente (sem Pastores, sem anjo, sem Exército Celestial). O menino Jesus é ameaçado, por conta da "Matança de crianças" até 2 anos imputada ao Rei "Herodes Magno" (somente Mateus registrou). Aconselhados pelo Anjo, fogem para o Egito levando a criança. Morre Herodes Magno (abril de 4aEC), a família de Jesus retorna da fuga. Mas, na Judéia reinava o seu filho, Herodes Arquelau (governou de 4aEC a 6EC, quando foi deposto). Aconselhado pelo Anjo, foram morar escondidos em Nazaré, pois temiam também o novo rei, (filho de Herodes Magno). Nesta versão, "fica implícito os pais de J. Cristo residirem em Belém." (entretanto, na Galiléia reinava também outro filho de Herodes Magno, Herodes Antipas [governou de 4aEC a 39EC] por certo muito bonzinho)...
No entanto, na estória de LUCAS, não há dúvidas, "os pais de J. Cristo sempre residiram em Nazaré." Foram por acaso a Belém, terra natal do antepassado Rei Davi, obrigados por conta de um RECENSEAMENTO GERAL (em 6EC ? finalidade, cobrança de impostos ? os habitantes eram recenseados no local de residência, onde tinham terras e não onde nasceram), ordenado por Públio Suplício Quirino, governador da Síria (6 a 12EC ? com autonomia sobre a Judéia). Nesta versão, lá, por acaso, nasceu Jesus. Ao nascer, o menino fora visitado por "Pastores" da região, um tanto amedrontados (sem Magos, sem Estrela incandescente), pois n?aquela noite, o Anjo Gabriel e o seu Exército Celestial, uma multidão de anjos, cantavam e louvavam ao menino deus. No oitavo dia, Jesus foi circuncidado (sem Matança de crianças, sem fuga para o Egito, claro, Herodes Magno já havia falecido a mais de 10 anos), cumprido todos os rituais da tradição judaica, felizes retornaram à Nazaré na Galiléia.
E ainda, na estória do suposto evangelista JOÃO, alheio a todos, em tom irônico, declara: "É esse o Cristo!... porventura pode o Cristo vir da Galiléia? A Escritura não diz que o cristo será da descendência de Davi e virá de Belém, a cidade de onde era Davi?"
"É UM POUCO TRISTE TER DE DIZER ISSO, PORQUE O NASCIMENTO NA GRUTA (EM BELÉM) É UMA HISTÓRIA CATIVANTE, MAS A VIAGEM DE IDA E VOLTA A NAZARÉ PARA O CENSO É PURA FICÇÃO, CRIAÇÃO DA IMAGINAÇÃO DE LUCAS...." (Padre Jojn Dominic Crossan, professor de Estudos Bíblicos da Universidade de DePaul, de Chicago, em seu livro "O Jesus Histórico" - [-Revista Superinteressante /Ano 10/nº4/abril de 1996/BR]). Para o Padre Jojn Crossan, J CRISTO NASCEU EM NAZARÉ. Mesmo discordando das palavras ditadas por Deus (e não é só neste caso), o Padre Jojn continua padre.
A maioria dos estudiosos do assunto, que, aliás, a maior parte destes são profissionais religiosos membros da própria Igreja e a outra parte seus seguidores, também ignorando os ensinamentos da bíblia sagrada, concordam, diante tão óbvia falsa informação bíblica, reconhecendo: ? O LOCAL DO NASCIMENTO NÃO FOI A CIDADE DE BELÉM!!! Porém, esta mesma maioria para dá credibilidade, tentando manter a sustentabilidade do tal nascimento como um fato consumado, ignorando crenças proféticas judaica e escritos do Novo Testamento, quanto ao local de nascimento do cristo, afirma, corroborando com o padre Professor Crossan, que foi mesmo a Galileia o local do nascimento de J Cristo, mais precisamente na montanhosa e pequena Cidade de NAZARÉ, onde passou toda a sua vida. Retratada como uma aldeia agrícola, na época, com mais ou menos 1.600 habitantes, composta de casebres cobertos por palhas, e pisos de chão de terra batida, em volta criavam muitos animais, alguns usados nos trabalhos agrícolas e outros na alimentação de subsistência.
No entanto, estudos apurados revelam NÃO EXISTIR qualquer evidência historiográfica textual ou arqueológica que comprove a existência da Cidade ou Lugarejo Nazaré, se não, a partir do século II EC.
Por outro lado, sabe-se que a mais de 150aEC existia um movimento popular, principalmente entre os Judeus de Samaria, denominado "NAZARENO" (hebreu=?Notzrim? - derivado de ?neitzer? - significando="BROTO ou REBENTO" [detalhe, "SEM QUALQUER LIGAÇÃO com a Cidade de NAZARÉ"]). Esta mesma nomenclatura foi utilizada até meado do século I EC para designar seguidores do "Caminho," uma seita genuinamente judaica (depois pretensamente intitulados Cristãos [palavra inicialmente pejorativa para os Notzrim]). Os Cristãos romanos de Paulo, na vã tentativa de justificar o tal fato, insistem em afirmar que a palavra "Notzri" também pode ser empregada para as pessoas nascidas em Nazaré, o que é falso. Segundo, Estudiosos da língua hebraica, a palavra correta empregada para denominar Cidade de "Nazaré" é "Natzrat" e o seu adjetivo pátrio "natzrati" (nazareno); e mais, não existe absolutamente correlação alguma entre os vocábulos "Notzri" e "Natzrat," muito menos derivação.
A antiga lendária história do tal movimento descrita no "Baraita e Tosefta" (livros históricos judaicos que designam escritos da tradição da Lei oral, fora do Talmud) começa com o Yeishu bem Pandeira, conhecido como "YEISHU HA-NOTZRI" (nome hebreu para JESUS DE NAZARÉ).
Resumindo, a lenda conta que nos tempos asmoneus, Yeishu foi apedrejado, após acusação de feitiçaria. Depois, idolatrado como o grande Mestre espiritual dos Nazarenos. Contudo, os atuais cristãos negam qualquer conexão entre o J Cristo e Yeishu ha-Notzri, considerando-lhes personagens diferentes.
Ora, primeiramente apresentam-nos a CIDADE DE BELÉM, atribuindo-lhe responsabilidade de local do suposto nascimento, por força de crenças proféticas.
Diante diversas contradições bíblicas, sem sustentabilidade, pelo fracasso, contrariando o Novo Testamento, anunciam outro local, a CIDADE DE NAZARÉ, a qual, segundo a própria história, só veio a existir, coincidentemente, no século II EC, muito depois do suposto nascimento.
E ainda, para complicar mais a questão, tem-se a revelação da história do antigo movimento NAZARENO (nada a ver com a Cidade de Nazaré), bem anterior a Era Cristã.
Assim, eis o resumo da origem do cristo Jesus.
Eu não entendo!!! Não me consigo ver, por exemplo, participando de conluios de mentiras, buscando absurdos remendos para justificar a minha participação.
ATUALIZADO em 05/06/11

Autor: Marcos Brasiliano


Artigos Relacionados


O CalendÁrio CristÃo De DionÍsio, Aspecto De FÉ E HistÓrico.

Na Casa De Deus Há Muitas Moradas.

Como Devemos Agir Perante Jesus Cristo?

Cidade De NazarÉ

As DivisÕes Do PerÍodo InterbÍblico (parte 4 De 4)

Retrospectiva Do Plano De Deus Para Humanidade

São João Batista