Solidão ópio da criação?



Solidão ópio da Criação?

 

Dizem as más línguas da voz da inconsciência ‘consciente’, que solidão faz mal ao ser humano. A história nem sempre costuma proferir dessa forma. Seria a solidão o caos existencial do Homem?

A solidão, não deve ser encarada apenas como um problema existencial por onde indivíduos podem estar supostamente depressivos ou, coisas de seres demasiadamente egoístas e anti-sociais.

O isolamento poderá ser necessário para uma reflexão mais apurada de possíveis problemas. Com ele podemos ganhar em análises corretivas voltadas para nossas ações no trabalho, em nossas amizades e demais relacionamentos.

No primeiro, aprendemos a Ouvir com mais excelência, por isto, falamos pouco e com qualidade. No segundo, entendemos que por sermos falhos, nossos amigos, esposas, companheiros, parentes etc., também falham. E que é falta de conhecimento não percebermos tal disparate. O Homem solitário procura não ser alcoviteiro, pois, sabe muito bem que falar da vida dos outros é fácil, saber cuidar da sua é o desafio. Não é pouca coisa.

Muitas Criações que proporcionaram e proporcionam auxílio a uma vida mais suave, surgiram na Solidão. Devemos muito ao isolamento de Platão, Aristóteles, Albert Einstein, Issac Newton, Immanuel Kant, Vincent Van Gogh, Karl Popper, Thomas Kuhn, Sigmund Freud, Mozart, Miles Davis, enfim, vários Pensadores, Políticos, Literatos, Filósofos, Físicos, Químicos, Cientistas, Psicanalistas, Músicos entre outros, que colaboraram direta ou indiretamente para uma Sociedade melhor.

Na Solidão, travamos batalhas conosco a ponto de nos fortalecer interiormente. Viver é arriscado! ‘Descemos’ ao inferno e entendemos que o céu é apenas algo que fica acima de nossas cabeças. E que o inferno está em nossa ignorância do não saber.

Portanto, a Solidão não precisa ser entendida como um prelúdio para o suicídio, e, motivo para procurarmos um psicanalista o mais rápido possível. Tudo dependerá de como tu lida com isso. Se te faz bem e, não prejudica ninguém, para que mudar? Se forem os momentos mais criativos por onde poderemos nos encontrar e se realizar, como por exemplo: na pintura, poesia, leitura, música, meditação, etc., qual o problema? A Solidão pode sim, estimular a Escolé (do grego: significa Ócio Criativo, muito utilizado por Filósofos e Músicos etc.), é o momento da Criação voltada para a ‘Solidão’. Doença? Pouco importa. Acreditas que o mundo carece de pessoas verdadeiramente Loucas? Dê uma olhada no espelho!

Assim sendo, o que procuramos enfatizar traz à tona o ‘Isolamento’ como Escolé. O momento necessário do Homem. Certo Poeta e, Músico disse certar vez ‘que solidão é coisa de quem fica fazendo fita’. Neste caso, eu diria: ‘a Solidão é coisa de quem Criou a fita’. Coisas bem diferentes.

 

“Teria Deus nos criado por demasiada Solidão? Ou nós o criamos pelo mesmo pretexto?”.

 

 


Autor: Bessani, Dinaldo


Artigos Relacionados


A Solidão E Eu

SÓ, Somente A SolidÃo E Eu.

A SolidÃo

SolidÁria SolidÃo

Apelo

A “calicidas” Dos Teus Sentimentos

Disfarce