Iso 14000



INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é apresentar as normas técnicas da International Organization for Standardization (ISO) 14000. Que pode contribuir para que uma organização obtenha a certificação em qualidade ambiental a partir dos processos apresentados.

A organização que demonstra preocupação quanto a qualidade de seus produtos e como estes estão sendo produzido, revelaque é uma organização que zela pela imagem e visa lucros com permanência dos seus clientes.

Este artigo está dividido em tópicos são eles: Reflexão sendo um breve texto de indicativo sobre a questão ambiental e o novo perfil consumidor que gerou um novo perfil de organização e também novos padrões de qualidade com enfoque ambiental.Os tópicos tambéminformam sobre a ISO 14000 e 14001 – Sistema de Gestão Ambiental; a obtenção do certificado da ISO 14000; objetivos da ISO 14000; características da ISO 14000; a história e eveolução da ISO 14000; a utilidade das novas normas; adesão e implementação da ISO 14000

REFLEXÃO

Com o aumento da informação sobre a degradação do meio ambiente o perfil do consumidor mais exigente e que possui um poder aquisitivo mais elevado passou a ser tendencioso para a área de qualidade ambiental, ou seja, consumir produtos que possuem um selo e ou certificação de qualidade ambiental com a qual revela que a empresa possui critérios cujo as preocupações com a qualidade do produto está em todos os processos, desde a escolha dos insumos, meios de produção, destinação de resíduos e o meio ambiente sem prejuízos.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO) 14000

Surgem então as normas técnicas e estabelecem requisitos para as organizações que buscam uma certificação e consigam aplicar um novo modelo de gerenciamento em seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo.Para que uma organização obtenha um certificado ISO 14000, ou melhor, certificado ISO 14001, é necessário que atenda as seguintes exigências:

Política ambiental

A direção da empresa deve elaborar uma Política Ambiental que represente seus produtos e serviços, que seja divulgada entre os funcionários e a comunidade. E que a direção demonstre que está comprometida com o cumprimento dessa política. Deve obter o cumprimento legal e buscar o melhoramento contínuo do desempenho ambiental da empresa.

Aspectos ambientais

A organização precisa ter procedimentos que permitam identificar, conhecer, administrar e controlar os resíduos que ela gera durante o processamento e uso do produto: Emissões Atmosféricas, Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos.

Exigências legais

A empresa deve desenvolver uma sistemática para obter e ter acesso a todas as exigências legais pertinentes a sua atividade. Essas exigências devem ficar claras à direção da empresa.Os funcionários devem conhecer quais são essas exigências e quais as documentações necessárias para seu cumprimento.

Obtenção do Certificado da ISO 14000

Para que uma empresa obtenha o Certificado ISO 14000, deverá possuir um sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA). A ISO 14000 é uma norma elaborada pela International Organization for Standardization, com sede em Genebra, na Suíça, que reúne mais de 100 países com a finalidade de criar normas internacionais. Cada país possui um órgão responsável por elaborar suas normas. No Brasil temos a ABNT, na Alemanha a DIN, no Japão o JIS, etc. A ISO é internacional e por, essa razão, o processo de elaboração das normas é muito lento, pois levam em consideração as características e as opiniões de vários países membros. Todo o processo de elaboração da ISO 14000 foi semelhante ao que aconteceu com a ISO 9000 – Normas para o Sistema de Garantia da Qualidade. E quanto à certificação empresa recebe o certificado ISO 9000, pois não existe certificação da ISO 1400, mas sim os certificadosna 9001, 9002 ou 9003.

A ISO 9000 estabelece as diretrizes para selecionar qual norma deve ser usada em determinada empresa, enquanto que a ISO 9001, 9002 e 9003 são as normas que determinam quais são as especificações/requisitos que as empresas deverão seguir e atender para que possam obter a certificação através de auditoria realizada por um organismo Certificador. A ISO 14000 segue a mesma sistemática, ou seja, não haverá certificação ISO 14000, mas, sim, uma certificação baseada na 14001, norma esta que é a única da família ISO 14000 que permitirá ter um certificado de Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA).

OBJETIVOS DA ISO 14000

Esses objetivos e metas devem refletir os aspectos ambientais, os resíduos gerados e seus impactos no meio ambiente. Também deve considerar exigências legais e outros aspectos inerentes ao próprio negócio.

Características da ISO 14000

Programa de gestão ambiental; Estrutura organizacional e responsabilidade; Conscientização e treinamento; Comunicação; Documentação do Sistema de Gestão Ambiental; Controle de documentos; Controle operacional; Situações de emergência; Monitoramento e avaliação; Não conformidade, ações corretivas e ações preventivas; Registros; Auditoria do Sistema da Gestão Ambiental; Análise crítica do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

História e evolução do ISO 14000


O conjunto de Normas ISO-14000 nasceu primariamente como resultado da Rodada do Uruguai de negociações do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade), encerrada em 1994, e da CNUMAD (Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento), mais conhecida como ECO-92. Enquanto o GATTtinha a preocupação em reduzir as barreiras não tarifárias, a ECO-92 gerou o comprometimento de proteção do meio ambiente em todo o planeta e fortaleceu a discussão do conceito de Desenvolvimento Sustentável. 

No início da década de 90, diversos países desenvolviam normas e procedimentos no campo ambiental. O Reino Unido possuía a Norma BS-7750 (base para o posterior desenvolvimento da EMAS – Environmental Management and Audit Scheme e da série ISO-14000); o Canadá, as auditorias de gerenciamento ambiental, rótulos ecológicos e outras normas; a União Européia possuía a EMAS, o Gerenciamento Ecológico e Regulamentos para Auditorias. Muitos outros países, como EUA, Alemanha e Japão, tinham introduzido Programas de Rotulagens Ecológicas.

Esta profusão de normas ambientais – e uma certa pressão internacional para que houvesse uma unificação – fez com que a ISO avaliasse a necessidade de uma norma internacional para o Gerenciamento Ambiental. Com a finalidade de: a) Promover um Sistema de Gestão Ambiental similar ao Sistema de Qualidade;b) Enriquecer as habilidades das organizações em atender e medir as melhorias do desempenho ambiental; e c) Facilitar as habilidades das organizações em atender e medir as melhorias do desempenho ambiental, foi instituidoo SAGE (Strategic Advisory Group on the Environment), em 1991, para analisar onde tais padrões poderiam ter utilidade.

Resultado foi que em 1993 o SAGE recomendou a formação de um novo comitê, o TC-207 (Technical Committee), para desenvolver uma norma internacional de gerenciamento ambiental. Tanto no TC-207, como nos Sub-Comitês que foram criados, estavam inclusos representantes das indústrias, órgãos de normalização, organizações governamentais e organizações não-governamentais de diversos países. A Série ISO-14000 foi designada para cobrir os seguintes temas: Sistema de Gerenciamento Ambiental; Auditoria Ambiental; Avaliação do Desempenho Ambiental; Rotulagem Ambiental; Análise do Ciclo de Vida;Aspectos Ambientais em Normas de Produtos.

Utilidade das novas normas - ISO 14000


O conjunto de Normas ISO-14000 fez com que o mundo todo focasse as questões ambientais, encorajando a busca de um planeta mais limpo, seguro e saudável para todos. A existência destas normas permitiu que as organizações dirigissem seus esforços de adequação ambiental contra os critérios de uma norma de aceitação mundial, de modo que não surjam conflitos regionais quanto à interpretação da boa prática ambiental.

Em geral, as organizações precisam de uma certificação ambiental para concorrer no mercado. Em todos os continentes, muitas das organizações obtiveram a certificação ISO-9000 primeiramente para atender a crescente necessidade de seus clientes. A certificação de qualidade ISO-9000 tornou-se essencial e necessária para a realização de negócios em diversas áreas do comércio. Similarmente, a certificação dos Sistemas de Gestão Ambiental está se tornando uma necessidade primária para a realização de negócios em muitas regiões ou indústrias. As grandes empresas do setor automobilístico, por exemplo, estabeleceram uma meta para que todos seus fornecedores tenham um SGA certificado de acordo com a ISO-14001 até dezembro de 2002. A penalidade para aqueles que não se certificarem será a exclusão da lista de fornecedores autorizados. Um preço muito alto para aqueles que ainda pensam que o estabelecimento de um SGA é uma despesa para a Organização ao invés de pensar que é um investimento com alto nível de retorno.  

Não existe um limite para a aplicação de um sistema de gestão ambiental e podem ser incluídos os produtos, serviços, atividades, operações, plantas, transportes etc. Todas as atividades da organização devem ser consideradas para o levantamento dos aspectos e impactos ambientais, considerando as práticas atuais, passadas e futuras. Devem ser revisados estes aspectos e impactos ambientais para as condições normais, anormais e para situações de emergências.

CONCLUSÕES

Neste artigo destaca-se as necessidades de normas técnicas para a certificação de organizações que buscam parâmetros de qualidade em seus processos produtivos e relevante preocupação com o meio ambiente e se tornar uma empresa mais competitiva em seu segmento específico.De acordo com o conceito a promover as certificações de qualidade, então a International Organization for Standardization desenvolve as normas técnicas de certificação Sistema de Gestão Socioambiental – SGAS conhecida também comoISO 14000.

Considerando ointeresse pela proteção ambiental e pelo desenvolvimento sustentável. Sendo o novo foco pela qual cresce a bandeira de preservação do meio ambiente e busca por fontes de energias renováveis não-poluentes.Oestabelecimento de novas regras de mercado e conseqüência da urgência e demanda houve também a criação de uma ISO que viesse de encontro com os anseios por uma gestão de qualidade voltada ao gerenciamento sócio-ambiental. Então nasce a ISO 14000 e 14001. As organizações estão também se tornando conscientes ao buscarem padrões de qualidade e certificação,afim de evitar punições sob novas legislações e visitas mais rigorosas das agências de controle ambiental, e nas ações que comprometem a imagem devido tomada de decisões sem critérios ambientais nos processos operacionais de produção, e ainda tem as exigências e preferências ambientais de seus clientes (mercado consumidor) que podem render um aumento no faturamento bem incentivos do governo e atrair cliente do mercado europeu e americano.



REFERÊNCIAS

ABNT. NBR ISO 14001 – Sistemas de gestão ambiental - Especificação e diretrizes para uso. Rio de Janeiro, 1996

ANSI. ISO 14000 Related Frenquently Asked Questiosn. Online in www.ansi.org/public/iso14000/faq/faq_a.html em 25/09/2000. 

Buccelli, D.O., "TQM Administração da Qualidade Total" (apostila), Price Waterhouse Consulting Group

CEPIS. Frequently Asked Questions About ISO 14000 / ISO. Technical Committee. Online in www.cepis.org.pe/muwww/fulltext/repind65 /freqask/ fre.html Pesquisado em 02 de outubro de 2007. 

Cyro Eyer do Valle, Qualidade Ambiental ISO 1400, Editora Senac, 2002. Pesquisado em 22 de outubro de 2007.

ISO. ISO, ISO 9000, ISO 14000. ISO Secretariat. Geneva, Switzerland, 1997. 

Reis, V. R. Agenda 21 Local: Uma Abordagem Crítica. São Paulo. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 1999, (Dissertação de mestrado em Saneamento Ambiental). 

Artigo do CB-38 para a Revista Meio Ambiente Industrial, http://www.abnt.org.br/cb38/ArtigoRMAIMar_Abr_2005.pdf; site pesquisado em 22 de outubro de 2007.

Vidal; Vanilton; Download: modelo de artigo, http://www.souvidal.com/ ; site disponível em em 05 de novembro de 2007.


Autor: Vaneide Leite


Artigos Relacionados


Dor!

O Salmo 23 Explicitado

Eu Jamais Entenderei

Minha Mãe Como Te Amo

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Educação Ambiental - Meio Ambiente

Pra Lhe Ter...