Pena De Morte



Quando se fala em pena de morte para crimes bárbaros, muitos agem pela emoção e se dizem a favor, porém se param pra pensar, vêem que essa prática não passa de desculpa para não fazer nada, fundada em argumentos de fácil contestação.

Podemos então agir de forma mais racional e levar em consideração que crimes hediondos acontecem por permanente ou temporária perturbação mental, diferente da pena capital que pode ser entendida como um "assassinato institucionalizado" pois o estado estaria plenamente consciente de seus atos, porém muitos defendem que os presídios geram muitos gastos a sociedade, que seriam diminuídos com a pena de morte, contudo se é pra visar o fator econômico, se ganharia muito mais se fosse instituídos fabricas de pequeno porte, plantações agrícolas q levassem o detento a suprir seu próprio sustento e ainda se preparariam pra uma futura volta à sociedade.

A esperança é sempre uma boa jogada a lançar mesmo quando tudo parece perdido, quantos acreditam que institucionalizando a pena de morte os assassinos vão teme-la e não cometerão seus crimes? Triste argumento! Pois assim eles acabam por cometer são mais crimes, com o intuito de eliminar testemunhas, já que tem em mente que: "ah! Não posso deixar me denunciar, quem ta na chuva é pra se molhar" (...). Um famoso assassino serial killer americano Theodore Ted Bud foi condenado e morto e antes de sua execução proferiu essas palavras: "ficar sem matar é como ficar sem beber água" Provando que sua pena se lhe causou receio e como sua insanidade mental deveria ter sido tratada.

Mesmo tendo em vista os erros do judiciário nos lugares onde voga a pena capital – por exemplo, nos estados unidos onde há muitos condenados injustos a morte – as pessoas não querem saber quem matam, não tem consciência de que podem estar tirando a vida de um inocente.

A pena de morte é uma volta no tempo e retroceder não é algo gerador e sim degenerador para a sociedade. A nossa constituição em seu artigo quinto diz que é terminantemente proibida a pena de morte no Brasil não podendo ser revogada. Outro motivo também é o fato de os países que adotam a pena capital são normalmente países onde há predomínio de desigualdades, injustiças e desordem sociais, como os países da África, Ásia e Oriente Médio. Alegar vingança como justificativa para morte não é argumento sólido, são várias as formas de litigar esse argumento, tais como motivos éticos, morais e religiosos, já que o ser humano produz em sua essência algo individual, não se sabe o que será de uma pessoa amanhã, não podemos dizer ou não se ela pode ou não se regenerar, temos que lhe dar uma chance, testar suas potencialidades, ensinar-lhe uma profissão, progredir sua mente, quem sabe essa pessoa não pode dar uma contribuição única a sociedade, tirar dela esse direito, e mais tirar-lhe a vida seria justo? Somos aptos a tomar tais decisões? Há também o fator cristão muito vivo em nossas raízes culturais, podemos observar em Êxodos cap.21 v.12: quem ferir alguém que venha a morrer, certamente morrerá também. Já no capitulo seguinte 20:13: porem não matarás. Quando no velho testamento Jeremias 31:31: "O Senhor Deus diz – está chegado o tempo em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e o povo de Judá". E o novo testamento onde em Hebreus 8:7 pois se a primeira pois se a primeira aliança tivesse sido perfeita não seria necessária uma nova aliança". A primeira citação é referente a quando no velho testamento há extermínios em massa, e finalizando com a Nova Aliança onde não mais morrerá em vão. O objetivo principal de uma pena é o castigo visando a regeneração do castigado, matar não é darum castigo e sim dar-lhe um fim, sem dar-lhe uma chance.
Autor: Luma Cavalcante


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