Importância de Trabalhar a Literatura Infantil



Resumo:
A literatura infantil sempre esteve presente na vida da criança, contribuindo para a interação entre o aluno e a leitura, mas que essa aproximação possa acontecer com momentos de prazer, ludicidade e aprendizagem. A literatura infantil vem ao encontro com essa descontração onde o professor pode usar sua criatividade e assim driblar a igualdade das aulas unicamente expositivas e sair também da postura tradicional, quando desejamos que nosso aluno adquira conhecimentos, temos que buscar alternativas, com materiais diversificados e de qualidade sempre. Valorizar a literatura infantil que pela sua própria natureza instigante não-doutrinaria, despertando no leitor a transformação de si mesmo e do mundo. Aprender a ler é não só uma das maiores experiências da vida escolar, mas uma viagem pelo mundo da imaginação e da construção do saber, onde as letras despertam na criança uma visão ampla e reflexiva do desejo de perceber a importância de se comunicar. Assim a literatura infantil vem ao encontro das descobertas e anseios das crianças favorecendo o seu processo de alfabetização, pois as crianças que convivem em ambientes letrados desenvolvem um interesse lúdico em relação à leitura e a escrita.

LÚDICO: UM DOS MELHORES ATRATIVOS PARA LITERATURA

O meu objetivo com literatura infantil despertar no leitor o gosto pela leitura de forma significativa e com qualidade, dando a ele a oportunidade de ter acesso ao mundo da escrita, lendo imaginando e criando outros meios para realizar sua leitura até chegar a uma leitura fluente, envolvente e assim também sucessivamente adquirir conhecimento que servirá para a toda sua vida. Segundo Zilberman (1998, p.65):

O contato com a literatura infantil se faz inicialmente através de seu ângulo sonoro: a criança ouve histórias narradas por adultos podendo eventualmente acompanhá-las com os olhos na ilustração. É essa última que introduz a epiderme gráfica do livro, de modo que a palavra escrita apresenta-se via regra como o derradeiro elo de uma cadeia que une o indivíduo à obra literária. Contudo, tão logo ela se instala no domínio cognitivo de um ser humano, converte-o num leito, isto é, modifica sua
condição. Portanto, é a posse dos códigos de leitura que muda o status da criança e integra-a num universo maior de signos, o que nem a simples audição, nem o decifra mento das imagens visuais permitiam.

A literatura é um instrumento fundamental para se trabalhar com crianças pois valoriza o lúdico e a expressão dos sentimentos. Em especial, torna-se necessário que o professor tenha um olhar crítico com determinadas histórias que possam contribuir de forma negativa na formação da criança e ensinar a respeitar as diferenças existentes entre as pessoas. O termo lúdico, segundo o Minidicionário Aurélio (2001) da Língua Portuguesa, refere-se ao que tem caráter de jogos, brinquedos e divertimentos. O lúdico possibilita o desaparecimento de toda atividade imposta obrigatória, é aonde o prazer e o dever não se encontram.
Uma das formas de aprendizagem é utilizar métodos que propiciem o entretenimento tornando-a divertida e prazerosa. Assim, o ensino-aprendizagem se tornará mais agradável, eficiente, diversificado, e também possibilitará que a criança utilize sua capacidade e desenvolva sua imaginação através da leitura.
A base sólida para um adulto leitor se constrói, desde a infância, através do contato com as histórias contadas pelos adultos, do contato com os livros sem moralismos, com variedade e qualidade de temas, expressando respeito à criança e à sua inteligência.
Com atividades lúdicas, o professor tem grandes possibilidades de conseguir transmitir com maior facilidade seus conhecimentos e a criança irá compreender melhor, já que tudo que é diferente e inclui divertimento prende a atenção e desenvolve a imaginação.
Para interessar-se pela leitura não é algo fácil nos dias de hoje, pois os atrativos são muitos, tais como os computadores, a televisão, os videogames, que atraem cada vez mais as crianças e fazem com que elas distanciem-se da biblioteca. Cabe à escola fazer esse encontro entre o livro e as crianças, bem como criar meios atrativos, que possam levá-las ao encontro dos livros, tornando a leitura, atraente, e divertidos. O livro precisa ser um meio de acesso para reescrita e releitura do mundo, porém não é resultado de um processo natural, é preciso além da interferência educacional e cultura, o contato permanente com o material escrito, variado e de qualidade, desde cedo, fruto de uma ação consciente de sua importância social, como afirma Abramovich:
Ouvindo histórias se pode sentir emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade e tantas outras coisas mais, pois, além de ouvir, é sentir e enxergar com os olhos do imaginário!
(Abramovich, apud Marcelino, p. 36, 1989.).

Ao propormos atividades lúdicas que possam estimular a participação das crianças, estamos convidando-as a aprender brincando e, desta forma, também estimulando a imaginação e a concentração.
E é através da literatura infantil que a criança vai identificando-se com o personagem e através da história pode sentir emoções importantes, como a raiva a tristeza, o medo, a alegria, a insegurança a tranqüilidade e assim a história também auxilia a criança a esclarecer e a lidar com suas angústias, como a morte, a perda, o preconceito. Quando contamos histórias para as crianças sejam lidas ou inventadas e as colocamos como personagens da história estão trabalhando intensamente com a sua imaginação. A dramatização das histórias faz com que as crianças vivenciem papéis, o que é muito importante para relacionar-se com os outros.
A literatura infantil facilita a realização do objetivo de não apenas ensinar as crianças a ler, mas também de dar chances para gostarem de ler e tenham sempre vontade de ler mais. Assim, elas estarão muito melhor preparadas para buscar conhecimento e prazer nos livros sucessivamente comecem a desenvolver esquemas de leitura que já faz parte dacompreensão mental que fazemos a respeito da história. É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outras épocas, outros modos de ser e de agir. Devemos prestar atenção na maneira como a criança se expressa e uma boa oportunidade para isso é quando ela conta uma história; nessa ocasião é possível avaliar a criança e o seu desenvolvimento. Tornando a literatura infantil uma opção com variadas alternativas a explorar, mostrando aos educadores que podemos atingir conhecimento lingüístico e oral. O professor pode utilizar vários recursos para despertar na criança o seu interesse pela leitura, como conto e reconto, histórias, dramatizações, realizando releituras das mesmas, favorecendo o crescimento pedagógico. Deve o professor, conscientizar-se da necessidade de se conhecer a história que irá trabalhar com as crianças, para poder explorar com atividades criativas que levem as crianças a desenvolver seu ensino-aprendizagem.Contar e ouvir histórias é algo que herdamos da nossa cultura. Todos nós adoramos uma boa história. O hábito de ouvir histórias pode ser desenvolvido ate em crianças muito pequenas, e existem mães e educadoras que desde os filhos bebês, já contam histórias para eles, com gestos e variando o tom de voz para transmitir as emoções. As histórias e os livros de que as crianças mais gostam podem motivar uma série de outras atividades, em que crianças podem desenhar escrever, reinventar a história, dramatizá-la.
Com a teoria Piagetiana, respeitando uma seqüência hierárquica, de desenvolvimento, procura explicar a forma como a criança aprende o mundo e a sua relação com as pessoas. A criança quando mantém contato com atividades prazerosas que estimulem a ação, a representação e a imaginação é estimulada a superar barreiras e a desenvolver sua criatividade. Ajudando também na sua aprendizagem e certamente, a criança que puder desfrutar de todos esses benefícios e possibilidades destas atividades será uma criança que não terá dificuldades de quebrar barreiras e obterá êxito na sua aprendizagem e na vida adulta.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira Histórias e
Histórias. 6 ed. Editora Ática, São Paulo, 2003.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 10 ed. Editora Global, São Paulo,
1998.



Autor: Lenice Zanelatto


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