Utilização dos Equipamentos de medição ? Estudo de caso.



Utilização dos Equipamentos de medição ? Estudo de caso.


Fabiana Castoldi Rech
Leticia Fátima Pastorio Sawaris
Fabio Redin do Nascimento


Resumo

Os usos e aplicações das ferramentas de metrologia variam de acordo com o conhecimento, o acesso a esse conhecimento e as ferramentas propriamente ditas. Com este artigo pretende-se mostrar realidades diferentes na aplicação e uso dessas ferramentas apontando caminhos para melhor aproveitamento do material e a importância de sua utilização.

Palavras-chave: ferramentas, medidas, qualidade


1. Visita Técnica

Primeiramente foi feita visita na empresa Retífica de Motores Sarandiesel, empresa situada em Sarandi ? RS. Como o nome já diz é uma empresa que recupera motores e peças de motores. Durante a visita foram apresentadas todas as ferramentas utilizadas para a execução dos trabalhos. Pode-se observar a organização da empresa, o cuidado com os materiais e suas principais aplicações.
Nesta empresa, em cada máquina existe um paquímetro a disposição do operador, também tem micrometros, relógios comparadores e subtos. A empresa também possui um medidor de dureza para identificar o material a ser trabalhado e a melhor forma de fazê-lo.
Na empresa todas as ferramentas estavam acondicionadas em sua caixa de origem, até mesmo as mais antigas, evidenciando a preocupação com a sua conservação e com a qualidade do trabalho. Segundo relado do Sr. Ale Freitas, que é dono da empresa e gentilmente nos recebeu fora de seu horário de expediente, todas essas ferramentas são de fundamental importância para o desenvolvimento do trabalho, visto que o trabalho requer exatidão de medidas e encaixes perfeitos entre as peças.
Todas essas ferramentas são aferidas anualmente por uma empresa especializada e certificada na cidade de Passo Fundo, a fim de garantir a precisão e qualidade do trabalho prestado.
Umas das ferramentas mais utilizadas é o paquímetro. A empresa possui três tamanhos diferentes de paquímetro.
O Paquímetro é utilizado principalmente para medir altura de blocos e cabeçotes, pistões, diâmetro de cilindros e várias peças, tanto medidas internas quanto externas.

Imagem 1 ? Paquímetros utilizados na empresa

Fonte: Fotos tiradas na visita à empresa Sarandiesel em 21/10/2010.

Já o Micrômetro é mais utilizado em medidas de virabrequim, pistões, cilindros, onde se requer um grau maior de precisão. Segundo Ale, o micrômetro é melhor do que o paquímetro para essas aplicações.

Imagem 2 ? Micrômetros

Fonte: Fotos tiradas na visita à empresa Sarandiesel em 21/10/2010.
O Relógio Comparador serve para comparar e medir folgas, identificar os ajustes a serem feitos nas peças. A empresa possui um de Base Comum e outro de Base Magnética.

Imagem 3 ? Relógio Comparador

Fonte: Fotos tiradas na visita à empresa Sarandiesel em 21/10/2010.

O Subto, que também é um relógio comparador é para medição interna. A empresa possui três subtos, um pequeno, de 6 a 10 mm, outro de 25 a 150 mm e o terceiro de 75 a 160 mm. Usado para peças redondas, parte interna.

Imagem 4 ? Subtos

Fonte: Fotos tiradas na visita à empresa Sarandiesel em 21/10/2010.
A segunda empresa visitada, foi a Fábrica de móveis "X", é uma empresa pequena, que faz móveis sob medida, a única ferramenta de medição usada é a trena para medição da área e projeto do móvel e marcação das peças a serem cortadas. Esta empresa está instalada no porão da casa de seu proprietário e produz móveis sob medida para uma loja de móveis de Sarandi.

Imagem 5 ? Medição para fabricação do móvel

Fonte: Fotos tiradas na visita à fábrica de móveis "X" 22/10/2010.

Imagem 5 ? Circular para fabricação do móvel

Fonte: Fotos tiradas na visita à fábrica de móveis "X" 22/10/2010.
2. Comparativo entre as empresas

Durante as visitas foi constatada a realidade de cada empresa e ficou evidente a diferença de ferramentas e seus usos, visto que as empresas são de ramos diferentes, mas ambas requerem medidas exatas para a execução de seu trabalho.
Na retífica de motores havia ferramentas a disposição de todos os funcionários, acondicionadas corretamente, de fácil acesso, e todos conheciam suas aplicações práticas. Percebeu-se também uma preocupação com a exatidão de medidas a fim de garantir a qualidade do trabalho.
Na fábrica de móveis é utilizada apenas a trena como principal ferramenta de trabalho, isso não significa que o trabalho não seja de boa qualidade, mas o uso correto dos equipamentos pode contribuir para uma significativa melhora na qualidade do trabalho, tanto em termos de qualidade do produto quanto em facilidade e agilidade no trabalho do operador.
Percebeu-se que na fábrica de móveis não são utilizadas outras ferramentas de medição pelo simples fato de seu proprietário desconhecer a existência delas. Em contrapartida, foi solicitado que seja feito um trabalho para apresentar as principais ferramentas e sua aplicação para posterior aplicação em seu trabalho.


3. Conclusão

Durante as visitas percebeu-se a importância das ferramentas de medição a fim de facilitar o trabalho do operador e garantir a qualidade do serviço prestado.
Para o bom desenvolvimento do trabalho, em qualquer empresa que se utiliza de ferramentas de medição é de fundamental importância o domínio da ferramenta, desde o manuseio, o conhecimento completo da ferramenta e sua correta utilização.
Percebeu-se a carência de informações sobre ferramentas de medição em uma das empresas enquanto a outra domina a aplicação de várias ferramentas em seu cotidiano.


4. Referências

RODRIGUES, Raul dos Santos, Metrologia Industrial "a medição da peça", Mogi das Cruzes, Formacon, 1989.
www.sc.senai.br acesso em 25-11-2010.

Autor: Fabiana Castoldi Rech


Artigos Relacionados


Afinal, O Que Vem A Ser Gestão Empresarial?

Dicas De Como Contratar Uma Empresa De Mudanças E Guarda Móveis De Credibilidade

As Ferramentas Do Administrador

Estudo De Caso Sobre Reciclagem Nas Indústrias Do Pólo Moveleiro De Ubá

Qualidade

Quando A PrecisÃo È Importante?

Móveis De Escritório