UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO BRASIL E O PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS MARTÍRIOS/ANDORINHAS - PA



Valtey Martins de Souza
Renato Noronha Martins
Luiz de Oliveira Silva


RESUMO

Nesse trabalho iremos falar sobre o processo de formação e funcionamento das unidades de conservação no Brasil, dando ênfase as áreas de conservação de uso sustentável que podem ser exploradas pensando nas gerações presentes e futuras, e aquelas de proteção integral, as quais não se permitem a exploração. O Órgão que regula e define as diferentes categorias de unidades de conservação é o SNUC ? Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Dentro desse trabalho falamos também das unidades de conservação na Amazônia Legal, dando maior relevo ao Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, que se localiza no município de São Geraldo do Araguaia, no estado do Pará.

Palavras-chave: Unidades de Conservação. SNUC. Serra dos Martírios/Andorinhas.

NOTAS INTRODUTÓRIAS

Este trabalho versa sobre as unidades de conservação no Brasil, de forma geral, e do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, de forma particular. Nosso principal objetivo foi o de incidir um pouco de luz sobre os diferentes meios que a humanidade utiliza para conservar e preservar as áreas que apresentam diversidades biológicas, pois a sociedade globalizada passa a exigir cada vez mais novas mercadorias, que no seu processo de produção consomem cada vez mais recursos extraídos da natureza.
Portanto, se faz necessário o entendimento sobre o funcionamento das diferentes unidades de conservação existentes no Brasil. A metodologia para a construção desse trabalho foi, principalmente, a pesquisa bibliográfica com uma breve revisão.
Assim, estruturamos o trabalho em uma sucinta introdução seguida de um breve apanhado histórico do processo de constituição das unidades de conservação no Brasil, que segundo Castro Júnior; Coutinho e Freitas (2009) adquire importância internacional ao longo dos anos 80 do século XX. Na sequência falaremos das unidades de conservação na Amazônia Legal, em que seus recursos naturais passam a ser vistos como patrimônio da humanidade na fase de euforia da preservação ambiental. Desse modo, foram criadas várias unidades de conservação nesse período de efervescência conservacionista.
Na parte final do trabalho, trataremos sobre a criação e funcionamento do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, no estado do Pará, mais precisamente no município de São Geraldo do Araguaia. O parque em questão tem sido alvo dos mais variados estudos desenvolvidos por uma gama muito grande de instituições, e de políticas governamentais que visam à construção de uma hidrovia, sem se falar das ameaças de invasão/ocupação por movimentos que lutam pela posse da terra.

Download do artigo
Autor: Valtey Martins De Souza


Artigos Relacionados


Incidente De ApuraÇÃo De Faltas Cometidas Em Unidades PenitenciÁrias.

Atuação Do Psicopedagogo Nas Unidades De Saúde Da Família

Técnicas Para Coleta De Sangue Venoso

Avaliação De Acidentes Com Pérfuro-cortante Envolvendo A Equipe De Enfermagem No Município De Ibipitanga

Biodiversidade Ambiental

A Urbanização Do Verde: O Uso Das áreas De Proteção Ambiental E Parques Urbanos De Fortaleza - Ceará

Acúmulo De Lixo Nas Vias Urbanas De Maracanaú - Ce