APELO DAS OPERADORAS DE TELEMARKETING



APELO DAS OPERADORAS DE TELEMARKETING

Sempre Cortez, sorriso na voz, simpatia, Paciência...
Algo indispensável no atendimento de telemarketing .
Até parece fácil, pois essas palavrinhas soão levemente aos nossos ouvidos, difícil é incorporar essa máquina de delicadeza na real condição dos fatos.
Diante de tantas críticas referentes ao atendimento das tele operadoras, resolvi esclarecer e solicitar algumas medidas da parte dos clientes.
*Cortesia, educação e calma, são requisitos básicos de uma boa convivência. Obviamente de um bom dialogo, não são atitudes individuais e sim coletivas.
Um TRABALHO de telemarketing é um TRABALHO, não um entretenimento, Por tanto, nada de ligações desnecessárias, inconvenientes e ofensivas.
Vejamos como os clientes podem desenvolver um ótimo atendimento:
Objetividade:
Saber para onde está ligando;
O que realmente deseja;
Ex: Trimm...
- Clinica (...) Sônia, bom dia! Em que posso ajudar?
- De onde é que ta falando?
-Clinica (...) em que posso ajudar?
-Quero marcar uma consulta
-Pois não. A Senhora deseja na unidade A ou B?
- Aqui mesmo!
-Aqui mesmo, onde?
-Aqui perto de mim...
????????
Ao iniciar a ligação, tenha sempre todos os dados em mãos:
- Clinica (...) Sonia, bom dia! Em que posso ajudar?
-Quero marcar uma consulta para minha tia
- É necessário o nome completo dela mais a data de nascimento, a Senhora possui esses dados?
- Sim
- Qual o nome da paciente?
-Peraí! Oh Carloooooos qual nome todo de tia Dinha?
Meia hora depois...
-E o dia que ela nasceu você sabeeeee???
Cortesia e Educação:
O atendente é uma mãe ou pai de família, assalariado, Cheio de problemas financeiros, sentimentais, com certeza sofre com a pressão de oferecer um excelente atendimento, o famoso TMA-Tempo Médio de Atendimento (se você não sabe, os atendentes não podem ficar ??presos?? em uma ligação por muito tempo) Sem falar das metas, vendas aff.
O atendente não é o dono da empresa na qual você está desapontado ele é ??um pobre coitado?? que apenas trabalha lá.
Custa você responder o Bom dia dele?
Ex: Eu trabalho em uma Operadora de celular (Aí é dureza!)
-Operadora (...) Bom dia! Meu nome é Paula em que posso ajudar?
- Sua Ä<1Ø1f@•Ä[email protected]`1Ë.... Que demora é essa?
-Sr. desculpa, mas eu estava atendendo outro cliente finalizei a ligação agora...
- Porque que vocês fazem isso? Porque que vocês não fazem aquilo ?
Repito: Atendente de telemarketing é pião e não o dono da empresa.
Bom senso:
Gente pelo amor de Deeeeus, operador de telemarketing trabalha no mínimo 6 hs
Tira pausa de 5 min. para ir ao toalete e outra pausa de 15 ou 20 min. para lanchar
Porque eles também sentem fome, e quando chega 12:00 hs o relógio biológico grita aos prantos por comida.
Não existe nada pior do que isso:
Pleno meio dia, você morrendo de fome...
-Ana Paula Carvalho em que posso ajudar?
- Oi meu bem, você tem quais planos de celular aí?
-Temos vários, inclusive a gravação informa quais as promoções...
-...Ahh essa gravação é um saco! Me diz os planos vai...
Blá, blá ,blá, blá, blá?
Passado 20 min:
-Então, qual plano deseja adquirir?
- Nenhum, era só uma pesquisa. Obrigada!
Vocês não sabem, mas depois que o atendente desliga uma ligação dessa, além dele está esgoootadoo, o coitado ainda leva uma BRONCA do supervisor, sendo questionado do porque de não ter conseguido fazer a venda. Verdade! Atendente de telemarketing tem que ??sobreviver?? com esse fantasma chamado metas, Ele ta ali para vender, vender, dar lucros, caso contrário é demitido por falta de produtividade.
A maioria dos Atendentes de telemarketing trabalha de domingo a domingo e nos feriados também. Tendo direito a uma folga na semana. Não há nada mais doloroso para um atendente, do que receber uma ligação em pleno domingão de sol assim:
-Boa tarde meu nome é Andrea em que posso ajudar?
-Boa tarde Andrea, meu nome é Valdeci , desculpa o barulho é que estou na praia está ventando muito, e a musica aqui está bastante alta srsrsrs
-Tudo bem, em que posso ajudar?
-Quero que me explique todos os benefícios do produto que você vende
-Blá, blá, blá, blá...
30 min depois...
-Qual vai comprar?
- Faz assim, Segunda feira eu ligo, a gente acerta ta bom?
Se não queria nada, para que ligou???????????
??Se não for urgência nem emergência...
Final de semana, feriado e carnaval, vão se divertir??
Paciência e atenção:
Existem alguns atendimentos que a própria gravação responde suas dúvidas
Porque não ter um pouco de paciência e atenção para ouvir?
Ex:
Gravação: ? Promoções digite três, fax digite quatro, para saber seu saldo digite...
Cliente: Vixeee! Que saco... Vou apertar logo qualquer numero
O que acontece? A ligação cai no setor errado.
-Quero saber como faço para saber meu saldo?
-Sinto muito, mas é necessário rediscar e digitar a opção cinco. A Senhora está no setor de cancelamento.
- Que saco!! Que atendimento ruim vou para o PROCON vou para os jornais, para a televisão, vou para a justiça (...)
A atendente não aguenta mais os gritos, e dana-se a quebrar caneta, rasgar papel. Bater na mesa, sacudir as pernas, e no final com a cara de raiva e cabelos desgrenhados ainda coloca simpatia na voz e finaliza:
A empresa (...) agradece sua ligação e deseja uma ótima noite!
É claro que esse texto é humorístico, não tenho interesse algum em tirar o foco das dificuldades, e descontentamento dos clientes. Minha intenção é apresentar o outro lado dos operadores de telemarketing. Desfazer a impressão de que tudo é apenas uma voz mecânica e nada mais,
Ou você acha que os operadores gostam de falar feito um robô? Eles odeiam, mas cada empresa traça um perfil unificado de atendimento.
Quero colocar na cabeça de vocês que os operadores não são os responsáveis, eles são os empregados, e muito mal pagos. ??Bóias frias da comunicação??. E quando eles dizem que não dispõe de certa informação, é porque não dispõe meeesmo. Eles apenas atendem atendem, atendem e vendem.

Autor: Janainna Vasconcellos


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