TENDÊNCIA EM GESTÃO DE PESSOAS



ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS




A complexidade e a globalização no mercado competitivo, vem forçando as organizações a buscarem meios de integração nos diversos setores da empresa, visando ganhos significativos e qualitativos no clima organizacional, e melhorias na qualidade da comunicação e nas relações entre clientes interno com clientes externos.
"O endomarketing é a extensão da clássica função do marketing só que voltado para dentro da organização".( Bekin 1995).
"O empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio da aplicação de criatividade, capacidade de transformação e o desejo de tomar aquilo que comumente seria chamado de risco" (Bom Angelo, 2003,p.25).
Apesar do conceito de empreender nas empresas esbarrar na cultura corporativa, aqueles que conseguem ultrapasar essa barreira, cria um novo modelo na nos negócios tornando a empresa mais ágil. Essa mudança além de provocar uma fonte de inovação na cultura , promove também a competitividade e o nascimento da chamada organização empreendedora.

O intraempreendedorismo deve ser criado a partir de um clima favorável dentro da empresa e um comprometimento de longo prazo, sobretudo dos gestores das áreas responsáveis.
O endomarketing tem um desafio muito grande dentro das organizações em conscientizar nos colaboradores da necessidade de utilização de valores determinados e imprescindíveis como: cooperação, afetividade, empatia, comprometimento e transparência. Esses valores quando desenvolvidos e aplicados corretamente são transformados em produtividade, ganhos, crescimento profissional e realização pessoal.
Quando as empresas resolvem implementar o processo de endomarketing, os paradigmas são rompidos, pois haverá permissão da empresa para a implantação do processo de endomarketing e a consolidação de todas as suas etapas avaliadas. Apartir daí será possível observar grande evolução na produtividade, pois através da comunicação, e da liberdade de expressão de idéias entre os funcionários tudo ficará mais compreensível e eficaz, pois os funcionários poderão expor suas idéias para todos os segmentos da organização e em todos os níveis hierárquicos.
Ressaltando-se que o acompanhamento de todo o processo por um grupo formado por colaboradores de todos os setores da empresa, proporcionará um conhecimento profundo de todas as áreas e das reais necessidades de cada segmento, o que facilitará o gerenciamento e aprimoramento do endomarketing da empresa emn toda a sua extensão. Pois essa gestão de qualidade é quem garantirá o sucesso do marketing interno e posteriormente o externo.
A melhoria no nível de escolaridade e o conhecimento da cultura organizacional possibilitarão a empresa um levantamento das necessidades de treinamentos por área, os quais proporcionarão a todos os colaboradores satisfação, motivação e desenvolvimento profissional, e esses ganhos logo resultarão em ganhos reais na produtividade e lucratividade.
Um aspecto importante ressaltado por Bekin (2004, p.69) é que a eficiência da linha de comunicação tem relação com o grau de motivação do funcionário encontrar as pessoas certas para conduzir o processo é essencial, a disseminação de informações e o treinamento como ferramenta de relacionamento da comunicação serão os próximos passos na implantação do processo.
Essa implantação exige investimento para retenção dos clientes interno, com foco na integração, é necessário também que o colaborador tenha o mesmo nível de interesse e comprometimento que a organização, outro passo importante para o sucesso da implantação é o cuidado na contratação de novos colaboradores, pois esse processo deve estar visando à seleção de indivíduos que identifiquem-se com a cultura e a realidade da empresa, pessoas comprometidas e aberta às mudanças que estão acontecendo e as que estão por vir.
O próximo passo será a fidelização do cliente interno, através de programas de incentivo, plano de carreira, treinamento, desenvolvimento e reconhecimento são alguns dos meios para se fidelizar o colaborador. Os programas de motivação e valorização devem aprofundar quatro expectativas dos colaboradores (Bekin 2004)
1. Reconhecimento pelo trabalho realizado;
2. Reconhecimento de sua importância como individuo na empresa;
3. Remuneração adequada;
4. Possibilidade de avanço profissional.
Alguns especialistas julgam que o endomarketing não é nada mais que uma outra forma de comunicação interna que garante aos profissionais de marketing uma área de atuação. E a partir daí começa uma nova cultura a ser percebida entre os colaboradores da organização, essa cultura é denominada intra-empreendedorismo.
Intraempreendedorismo significa empreender, inovar, buscar dentro do ambiente de trabalho as oportunidades de criar algo novo isso pode ser um serviço ou um produto.
Os intraempreendedores possuem algumas características naturais em sua personalidade, como a insatisfação. O empreendedor nunca fica satisfeito com os projetos propostos pela liderança ou equipe de trabalho, eles sempre quer acrescentar algo mais, esta sempre buscando novas idéias e colocando sugestões que nunca foram previstas, muitas vezes são até considerados inconseqüentes por não ter medo de correr riscos. Mas são comprometidos completamente com esses novos desafios, usam muito a criatividade e trazem um histórico de estar sempre buscando criar algo novo ou melhorando algo já existente através das suas idéias.
Outras características fundamentais do intraempreendedor é o comprometimento, dedicação, liderança, respeito à diversidade da equipe, ética, resistência à pressão, humildade, paciência, energia, disposição, autoconfiança, objetivos claros, persistência, aprendizado com erros, dividir conhecimento e informação, senso critico, consciência sobre a utilização dos recursos e sobre riscos implícitos e explícitos (BOM ANGELO 2003).
O intraempreendedor não é aquele que apenas busca empreender, ele também se organiza planejando traçando objetivos é consciente e paciente no aguardo dos resultados, o intra-empreendedor, tem conhecimento sobre todas as áreas da organização e suas funções, ele esta sempre atento às novas tendências e sempre buscam inovações para compor suas idéias focando sempre nos resultados e buscando agradar e atender os interesses do cliente.
O intraempreendedor é alguém que sempre busca ganhar confiança dos superiores hierárquicos, diretores e acionistas para dessa forma poder motivar e valorizar os integrantes da sua equipe ganhando dessa forma respeito e confiança nos seus projetos.
Empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio de aplicação de criatividade, capacidade de transformação e o desejo de tornar aquilo que comumente se chamaria de risco. (BOM ANGELO 2003. P.25)
Com a competitividade cada vez, mas acirrada as empresas tendem avaliar os seus profissionais buscando um colaborador que seja um intra-empreendedor, pró-ativo que possua visão de cenário de mercado, e que se preocupe com seus comportamentos e atitudes, o intraempreendedor é aquele profissional que cuida da organização como se o negócio fosse seu, procurando agir sempre com ousadia antecipando-se aos fatos e procurando dessa forma fazer o diferencial. Por outro lado é preciso que as organizações propiciem e incentivem o intra-empreendedorismo, valorizado o intra-empreendedor observando que ele não é um mero funcionário da organização e sim um intraempreendedor, seu sentimento é intenso pela organização da qual faz parte, e esse sentimento o impulsiona a agir com eficiência, alcançado a eficácia em tudo que faz.
Assim como os donos do negócio, os intraempreendedores preocupam-se com o empreendimento, persegue metas e buscam soluções em pró da lucratividade. Suas ações são pautadas na ética e na cidadania, alem de respeitar e valorizar cada ser humano existente na organização. Compreendendo que cada pessoa é um talento e também tem consciência e sabedoria para atuar somando forças valorizando o trabalho realizado em equipe, fazendo a diferença e constituindo assim vantagens competitivas.
Para o intra-empreendedor isso é um grande desafio ao qual se entrega de corpo e alma, devido a ter muito prazer em suas ações, daí o comprometimento e envolvimento em tudo em que faz resultará certamente em grande sucesso e realização profissional e pessoal.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BEKIN, Saul F. Conversando sobre Endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.
BERGAMINE, Cecília W., CODA, Roberto. Psicodinâmica da vida organizacional.2ed São Paulo Ed.Atlas.
BRUM, Analisa de Medeiros. Um olhar sobre o Marketing Interno. Porto Alegre: L&PM, 2000
CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Rio e Janeiro Qualitymark, 1999.
GRONROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus 1995.
MATOS, Francisco Gomes de. Estratégia de empresa. São Paulo: Makron Books, 1993.
MORGAN, Gareth, Imagens da Organização. Tradução Cecília Whitaker Bergamini, Roberto Coda. São Paulo: Atlas 1996.
ROBINS, Stephen P., Comportamento Organizacional, Tradução Christina Ávila de Menezes. Revisão Cristina Bacellar. Rio de janeiro: LTC ? Livros Técnicos e Científicos, Editora S.A 1999




Autor: Elineize Soares De Oliveira


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