Perfume - Uma Felicidade Aromática



O perfume é uma mistura de óleos essenciais misturados com solventes para espalhar um cheiro doce ao redor. Os odores são obtidos de várias fontes naturais ou sintéticas usando métodos diferentes. Este artigo enfatiza detalhadas informações sobre o perfume. O perfume, que é uma mistura de compostos aromáticos, alguns óleos vitais, fixadores e solventes, vem desde a antiga Mesopotâmia e Egito, e mais tarde usados pelos Romanos e Persas. A perfumaria, que é a arte de fazer o perfume, encontrou a sua existência no leste da Ásia, mas na sua maior parte tinham como base os incensos.

Tapputi foi o primeiro fabricante de perfume cujo nome foi mencionado na cuneiform tablet do segundo milênio BC na Mesopotâmia. De acordo com descobertas recentes, perfumes com mais de 4000 anos foram encontrados em antigas fábricas de perfume espalhadas em uma área de 4000 metros quadrados. Aqueles perfumes foram feitos de ervas, de amêndoas, do coentro, da bergamota, e de outras especiarias, mas não de flores.

Avicenna, o doutor persa e químico, foi o pioneiro na destilação dos óleos das flores. Ele começou este processo com rosas. Antes disso, os óleos, as pétalas e as ervas esmagadas foram misturadas para fazer perfumes. Então a arte de fazer o perfume alcançou a Europa no século 14 e depois os Húngaros lançaram o perfume moderno, uma mistura de óleos em soluções de álcool, em 1370. No século 16, esta arte se proliferou pela Itália e França e então se tornou o centro europeu do perfume e da fabricação de cosméticos. Com este impacto, o cultivo das flores transformou-se em uma indústria crescente no sul da França. Durante o período do renascimento, os perfumes tinham um significado especial apenas para a classe real. Por volta do século 18, a indústria do perfume cresceu bastante, desde o cultivo de plantas aromáticas que foi aumentada para poder aumentar o fornecimento da matéria prima.

Um perfume pode ser descrito com base no seu nível de concentração, na família a que ele pertence e na essência que ele libera. O óleo do perfume tem que ser diluído com solventes, porque os óleos puros têm uma alta concentração e podem causar alergias. O álcool etílico ou uma mistura do álcool etílico com a água são os agentes de diluição mais comuns para os perfumes. Os lípidos de cheiro neutro como a jojoba, óleo de coco fracionado ou a cera são as melhores maneiras de diluir os óleos do perfume. A intensidade e a durabilidade de um perfume dependem da quantidade de concentração que ele tem.

De acordo com a classificação tradicional e moderna, os perfumes consistem em um número de categorias como o único floral, floral bouquet, amberry, woody, leathery, bright floral, green, oceanic/ozone, citrus, etc. Cada categoria é conhecida por sua própria clareza. As plantas são a fonte principal dos compostos aromáticos e cada parte da planta é responsável por um composto aromático específico. Com exceção das plantas, os animais como os Ambergris, Civet, Musk e o favo de mel, são igualmente grandes fontes de compostos aromáticos. Além desses, outras fontes naturais são os liquens e as algas. Mas, os perfumes modernos contém odores que não estão naturalmente disponíveis, exemplo de odor sintético é o calon.

As essências sintéticas são organicamente sintetizados e são purificadas antes da composição do perfume. No caso das fontes naturais, as essências são obtidas dissolvendo a matéria-prima em um solvente para obter os compostos aromáticos desejados. Por outro lado, o método de aquecer a matéria prima e condensá-la para destilar os vapores aromáticos é chamado de destilação. Essa destilação pode ser destilação de vapor ou destilação seca. Os óleos aromáticos podem ser igualmente coletados com a expressão que é compressão da matéria-prima. Os compostos extraídos são óleos essenciais que são utilizados na composição dos perfumes.

Em todo o processo o papel do perfumista é importantíssimo, visto que ele formula o perfume, de acordo com a necessidade e a personalidade do seu cliente ou do seu empregador, sempre lembrando que o preço do óleo do perfume é concentrado. Então o perfume é formulado para evocar os sentimentos desejados naqueles que o cheiram. Os perfumes devem ser corretamente armazenados para manter seus aromas intactos. Não devem ser expostos ao calor e nem à luz solar. Eles podem ser mantidos em frascos de alumínio opacos ou também podem ser mantidos em sua embalagem original.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página http://www.polomercantil.com.br/perfume-fragrancia.php


Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


Conheça O Seu Perfume

Perfume - Uma Felicidade Aromática

Fatos Sobre Perfume

Fragrâncias E Embalagens De Perfumes

Os Segredos Por Trás Da Fabricação Do Perfume

Perfumes E Fragrâncias

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Perfumes