COMPARAÇÃO ENTRE O BOM E O MAU LEITOR



COMPARAÇÃO ENTRE O BOM E O MAU LEITOR
PERCÍLIO CARLOS DE FRANÇA NETO


Temos em vista a importância da escola na formação de bons leitores, considerando as dificuldades encontradas, influenciando assim o fato principal é a leitura, onde o individuo enriquece o seu vocabulário e sua vida no meio social em que vive. Podemos diferenciar o bom do mau leitor, são aspectos que abordaremos no decorrer do trabalho.
O objetivo maior é o domínio da linguagem oral, possibilitando às pessoas uma melhor convivência com a sociedade.
É através da leitura que o individuo cresce em todos os âmbitos, temos que tornar a leitura uma atividade dinâmica, enfim, despertando o interesse para que possamos ser bons leitores, formando assim cidadãos críticos, autônomos e independentes.
O caminho para que o individuo possa tornar um bom leitor é a pratico exercida no processo de apreensão da realidade. É com base na leitura que se busca um ideal, por isso ela precisa ser contextualizada como meio em que vivemos, facilitando a sua compreensão e significação, onde o individuo possa produzir e interpretar os seus próprios escritos.
Com o exercício da leitura, mas de forma correta, buscando, pesquisando e interpretando o que ler a maneira de expressar, de tratar os outros são completamente diferentes, é através das relações e do meio social em que se está inserido é que o homem será capaz de construir sua linguagem.
Temos algumas características referentes o bom e o mau leitor, fazendo com que desperte e interesse pela leitura. Existem muitas pessoas que lêem bastante, mas a leitura tem que ser reflexiva não basta somente ler e mais ler.
Vejamos a seguir algumas definições entre o bom e o mau leitor e veremos se estamos sendo realmente bons leitores:

O BOM LEITOR:

1- Lê rapidamente e entende bem o que se lê.
2- Lê com objetivo determinado.
3- Têm vários padrões de velocidade.
4- Avalia o que lê, faz perguntas.
5- Possui bom vocabulário, sabe o significado de muitas palavras.
6- Têm habilidades para conhecer o valor do livro, titulo, subtítulo, folha de rosto, edição do livro, índice, bibliografia, etc.
7- Adquire livros com freqüência e cuida de ter sua própria biblioteca.
8- Lê vários assuntos: revista, jornal, ficção, drama, ciência, etc.
9- Lê muito e gosta de ler, acha que ler traz informações e causa prazer.

O MAU LEITOR:

1- Lê vagarosamente e entende mau o que lê.
2- Lê sem finalidade, raramente sabe o que leu.
3- Lê palavra por palavra.
4- Só tem um ritmo de leitura, sempre vagarosamente.
5- Acredita em tudo que lê, não julga criticamente o escritor ou seu ponto de vista.
6- Possui vocabulário limitado, sabe o sentido de poucas palavras.
7- Não possui nenhum critério técnico para conhecer o valor do livro, começa ler já no primeiro capitulo.
8- Lê sempre a mesma espécie de assunto.
9- Lê pouco e não gosta de ler, acha que ler é um sofrimento.

O bom leitor é aquele que não é só bom na hora da leitura. É bom porque desenvolve uma atividade de vida: é constantemente bom leitor, não só lê mais sabe ler.
O mau leitor não se revela apenas no ato da leitura, seja silenciosa ou oral. É constantemente mau leitor. Porque se trata de uma atitude de resistência as habito de saber ler.
Sabemos então que não basta apenas sermos leitores, lermos muitos livros, e sim o seu conteúdo analisado, cada parágrafo, cada frase, cada palavra desconhecida, ir atrás de respostas em algumas analises adversas, enfim, ser o leitor participativo e acima de tudo compreender realmente o que se leu.
Sabemos que para tornar verdadeiro leitor, devemos correr atrás, dedicando o Maximo de sim nos momentos de reflexão, sabendo interpretar todo que ler.
É através da leitura que o ser humano enriquece: seus conhecimentos, seu vocabulário, mudando completamente o seu viver e a maneira de tratar os outros.
Através dessa síntese podemos detectar importantes fatores para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Critérios para tornar-se um bom leitor, que somente depois da analise metodológica pudemos diferenciar, onde procuraremos colocar em pratica a partir do exato momento para a nossa própria formação, tornando assim, realmente bons leitores.






Autor: Percílio Carlos De França Neto


Artigos Relacionados


A MissÃo Do Professor No Ensino Da Leitura

A Linguagem: Como Ferramenta Na Formação De Leitores Críticos E Autônomos

A Importância Da Leitura

Leitor AssÍduo

O Ensino Da Leitura

Leitura: Um Hábito A Ser Adquirido

Aprendendo A Arte De Ler Um Livro