DESENVOLVIMENTO HUMANO




DESENVOLVIMENTO HUMANO
PESPECTIVA DE ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO TENDO COMO BASE OS PRINCIPAIS TEORICOS.
PERCÍLIO CARLOS DE FRANÇA NETO

O termo desenvolvimento quer dizer evolução, progresso, movimento, mudança, crescimento, onde podemos nos fixar na parte biológica, emocional, intelectual ou social. O desenvolvimento biológico não é independente do social e este não está separado do intelectual. Em sumo, todos estão relacionados. O ser humano é uma unidade e nada acontece isoladamente.
Para que se compreenda o desenvolvimento no âmbito pratico faz se necessário realizar uma leitura integrada de seus múltiplos fatores, concebendo o ser humano na sua globalidade biológica, social e afetiva.
A Psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento humano em todos os aspectos: físico motor, intelectual, social e afetivo, desde o nascimento até a idade adulta, ou seja, na idade em que se atinge a maturidade em todos os aspectos.
Por esse motivo a psicologia do desenvolvimento tem como objetivo compreensão da evolução de sua inteligência, afeto e relacionamento social, do seu nascimento até sua morte. Tendo como finalidade descobrir formas de mensurar, avaliar e interpretar a organização mental.
FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO
HEREDITARIEDADE: a carga genética estabelece o potencial do individuo, que pode ou não se desenvolver;
CRESCIMENTO ORGANICO: refere-se ao aspecto físico;
MATURIDADE NEUROFISIOLOGICA: é o que torna possível determinado padrão de comportamento;
MEIO: é o conjunto de influencias e estimulações ambientais que altera os padrões de comportamento do individuo.
ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
FÍSICO MOTOR: refere-se ao crescimento orgânico à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercícios do próprio corpo;
INTELECTUAL: é a capacidade de pensamento;
AFETIVO: é o sentir;
SOCIAL: é a maneira que o individuo reage diante de situações que envolvem outras pessoas.
Os diferentes aspectos do desenvolvimento se entrelaçam, ficando difícil distinguir-los, mas todos são de fundamental importância para o desenvolvimento humano.
As perspectivas de estudo sobre o desenvolvimento humano e suas diferenças têm como destaque os Ambientalistas que acreditam que as crianças nascem como uma tabua rasa, que aprende por meio de imitação ou esforço. Para os Inatistas as crianças já nascem com tudo nada é aprendido no ambiente e sim apenas disparado por este. O desenvolvimento é construído a partir de uma interação da criança com o meio é o que acreditam os teóricos Construcionistas que tem como ícone Piaget. Os Sociointeracionistas que tem como referencia Vygotsky dizem que o desenvolvimento humano se da em relação nas trocas entre parceiros sociais através de interação e mediação.
Essas perspectivas procuram entender o desenvolvimento humano partindo de motivações conscientes e inconscientes da criança, enfatizando seus conflitos durante a infância e pelo resto da vida.
Tendo em consideração todos os teóricos, tais como Piaget, Vygotsky, Freud, Skinner, entre outros, todos eles trazem em suas teorias algo de sumo importância para um melhor desenvolvimento humano, fazendo com que no decorrer do tempo as pessoas, em especial os educadores percebam as possíveis dificuldades das crianças e possam ajudar com a ajuda de especialistas detectarem certos distúrbios que posteriormente apareçam.
Portanto o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo reconhecer as individualidades. Todos esses aspectos mencionados anteriormente têm fundamental importância para a educação. Planejar o que e como ensinar implica em conhecer os alunos e como estes aprendem, de forma que a ação de ensinar tenha ressonância no ato de aprender. Caso não aconteça essa cumplicidade das ações de ensinar e aprender o processo educativo estará comprometido.







Autor: Percílio Carlos De França Neto


Artigos Relacionados


A ImportÂncia Da Psicologia Do Desenvolvimento Para A EducaÇÃo

Teorias De Aprendizagem: Piaget X Vygostky

VisÕes Piagetiana E Vygotskyana Do Comportamento Humano

Como Ocorre O Desenvolvimento Da Aprendizagem Na Criança.

Desenvolvimento Do Comportamento Humano: Uma QuestÃo Discussiva?

A Teoria De Desenvolvimento De Piaget E O Enfoque Interacionista Do Desenvolvimento Humano De Vygotsky.

Aspectos Relevantes Ao Desenvolvimento Humano