Analfabetismo, opção ou situação?




O analfabetismo ocorre principalmente por falta de informação, desconsiderando o universo que se abre a partir da alfabetização o indivíduo limita-se a caminhar cegamente dentro de uma sociedade que a cada dia busca mais e mais a qualificação e o aperfeiçoamento. Ao serem confrontados com esta realidade, os analfabetos, apresentam centenas de razões para não terem continuado ou até mesmo iniciado seus estudos, sua busca pelo conhecer.

A alienação causada pelo analfabetismo, impede que o indivíduo desenvolva ainda mais as suas habilidades cognitivas, limitando-o. A educação é a chave para um novo mundo, só através dela podemos ampliar nossos horizontes e refletir sobre nossas ações de forma consciente. E para que esta chave seja utilizada da forma mais positiva, é necessário que o indivíduo busque estímulos para avançar dentro da amplitude dos conhecimentos que irá se deparar ao iniciar a sua leitura do mundo.

"A educação, qualquer que seja o nível em que se dê, se fará tão mais verdadeira quanto mais estimule o desenvolvimento desta necessidade radical dos seres humanos, a de sua expressividade"(FREIRE, 1968, p.27)

A necessidade de ser alfabetizado vai muito além do ler e escrever, o indivíduo ao iniciar seu domínio pela escrita e leitura passa imediatamente a refletir e posicionar-se diante do que lhe é exposto. Suas opiniões a cada novo passo evolutivo serão ampliadas, reformuladas e desconsideradas de acordo com as novas idéias que irão surgir mediante seu avanço intelectual e social.

A sociedade estabelece seu preconceito velado, ignorando a situação do analfabeto, e dando pouca importância ao caos que ocorre em algumas escolas das redes, públicas e privadas. O caos não se limita apenas ao patamar público, infelizmente existem muitos profissionais que agem sem ter a menor noção da deslealdade, Don desrespeito e da desumanidade de se utilizar da educação de forma torpe ou fraudulenta. A vítima é o aluno, que busca conhecimento e se depara com o despreparo e com a falta de profissionalismo.

Daí, a importância do estímulo, não só da parte do aluno como da parte do profissional de educação que deve utilizar e até mesmo criar mecanismos que envolvam o indivíduo incentivando-o a buscar, refletir , criticar e construir seu aprendizado. São através de estímulos geradores que as mudanças ocorrem dentro da sociedade e principalmente dentro do "EU" do ser humano.

Autor: Maria Theresa Santos Leite


Artigos Relacionados


Aprender A Ler E Escrever.

Leitura: Porque é Tão Importante?

A Importância Da Leitura Na Sociedade Contemporânea

Educação De Jovens E Adultos:a Importancia De Aprender Em Todas As Idades

Desenvolvimento Textual De Alunos Do 6º Ano Do Ensino Fundamental, Utilizando A Tecnologia

A AlfabetizaÇÃo CientÍfica X As Faces Da Escola

A Leitura Como Fator Primordial à Educação.