MATEMÁTICA PARA MUDAR OU MUDAR A MATEMÁTICA



INTRODUÇÃO

A questão da alienação ocupou importante espaço no conjunto das idéias de Marx, sobretudo a partir da formulação do método do materialismo histórico, ao explicitar as transformações sociais ocorridas ao longo da história, objetivamos discutir a idéia de alienação a partir de dois importantes textos: Manuscritos Econômico-Filosóficos, de 1844 e sua e Crítica da Educação e do Ensino. Marx visa discutir o conceito de alienação e suas conseqüências no campo educacional, Segundo ele "A idéia de alienação consiste em um mundo do fetiche, do manipulado, da falsa realidade e da aparência, em contraposição ao mundo da essência."
O que não se diferencia muito de Lutero que queria tinha a idéia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil, as mudanças de Lutero são influenciadas e vividas até os dias atuais. O que levou a revolução Educacional neste ciclo foi o argumento de Lutero, segundo ele, "O dinheiro investido em educação seria menor que o gasto com armas e traria mais benefícios" (Lutero e Libertação, Walter Altmann).
Por outro lado a idéia principal de Gardner é que existem outras aptidões além do raciocínio lógico- matemático, contestando assim os testes de QI.
"... as abordagens de QI, a piagetiana e a de processamento de informações, todas focalizam um determinado tipo de solução de problemas lógico ou lingüístico; todas ignoram a biologia; todas falham em lutar corpo-a-corpo com os níveis mais elevados da criatividade; e todas são insensíveis à gama de papéis relevantes na sociedade humana. Conseqüentemente, estes fatos geraram um ponto de vista alternativo que focaliza precisamente estas áreas negligenciadas." (GARDNER, 2002, p. 19)
O que gera o desenvolvimento do cidadão é a sua capacidade de raciocínio lógico e suas necessidades daí a grande necessidade das lógicas matemáticas no dia a dia, as operações básicas como exemplo são as lógicas do dia a dia, pois sem elas o cidadão não será capaz de voltar sequer um troco, o que fez Lutero foi um avanço ao determinar a divisão das séries e uma educação para todos, Gardner explora a capacidade da inteligência em diversos planos, enfatizando a relevância do autoconhecimento, o "senso de eu" em outras palavras no campo dos sentimentos internos, afirmando também que "quanto menos uma pessoa entender seus próprios sentimentos, mais cairá presa deles".

AS MUDANÇAS

Sem mudanças a Educação estaciona, se tratando de Matemática a várias décadas não acontece mudanças, a educação só evoluiu com o auxilio e mudanças geradas por esses e outros pensadores, hoje porém, as maiores dificuldades são as básicas, a falta de estimulo e de desejo de aprender esta ficando para trás transformando no que Marx se referia, uma sociedade alienada e apenas números em quantidade. Como a tempos a sociedade clama por mudanças e atitudes que não começam e que não acontecem, seria preciso algo rápido e dinamico pois o tempo esta passando e a sociedade ficando para trás em seus aprendizados, a evolução só acontece com mudanças a matemática é taxada como chata e cansativa esta na hora de alterar esta tarja e mudar para algo diferente como a proposta de Lutero, apartir de mudaças haverá melhorias tanto sociedade, quanto educação.

BIBLIOGRAFIA

História da Educação, Mario Alighiero Manacorda, 382 págs., Ed. Cortez
Lutero e Libertação, Walter Altmann, 352 págs., Ed. Sinodal
FILMOGRAFIA
Lutero (Luther), Alemanha, 2003, 121 min., direção de Eric Till, Casablanca Filmes
A Ideologia Alemã, Karl Marx e Friedrich Engels, 168 págs., Ed. Martins Fontes
Marx ? Ciência e Revolução, Márcio Bilharinho Naves, 144 págs., Ed. Moderna
Marx e a Pedagogia Moderna, Mario Alighiero Manacorda, 200 págs., Ed. Cortez
Marx ? Vida e Obra, Leandro Konder, 126 págs., Ed. Paz e Terra
As Inteligências Múltiplas e seus Estímulos, Celso Antunes, 144 págs., Ed. Papirus
Inteligência ? Um Conceito Reformulado, Howard Gardner, 348 págs., Ed. Objetiva
Jogos para a Estimulação das Inteligências, Celso Antunes, 312 págs., Ed. Vozes
O Verdadeiro, o Belo e o Bom, Howard Gardner, 364 págs., Ed. Objetiva

Autor: Douglas Rosendo


Artigos Relacionados


Fatos Sobre Martinho Lutero

Karl Marx E A Educação

Sucesso Ou Fracasso?

Sucesso Ou Fracasso?

Visão Do Homem E Da História No Marxismo Tradicional

Avaliar Para Promover

Contribuições Marxistas Para Educação