FÉRIAS DE JANEIRO



Os jovens estudantes contam os dias para chegar as tão sonhadas férias de janeiro. Despedem-se com choros, assinam camisetas da escola, preenchem cadernos de recordação, enfim, festejam o término do ano letivo.
É incrível a mudança física e estrutural que ocorre no período que compreende do dia 10 de dezembro até 10 de fevereiro, pois os alunos saem da escola de um tamanho e chegam de outro. Alunos baixinhos da quarta série chegam na quinta série bem maiores, os das sétimas séries, saem nanicos e voltam rapazes.
Os jovens curtem as férias de janeiro com tanta intensidade que os hormônios de crescimento disparam. As meninas ficam moças, os meninos, rapazes e passam a se achar donos da razão. A passagem da pré-adolescência pra adolescência é marcada por momentos de pico de bom humor e momentos de péssimo humor. Eles ficam explosivos, intolerantes, briguentos, resmungões, consideram os pais verdadeiros inimigos, ou seja, para eles os adultos não os compreendem, complicam as coisas e inibem suas liberdades. As meninas sofrem de depressão, paixonites, choram bastante, os meninos tentam se reafirmar através da popularidade.
Nesse período esses jovens nem lembram de estudar. Não pegam nos livros, nos cadernos, não tocam no assunto "escola" e esquecem literalmente tudo o que aprenderam no ano anterior. É como se fizessem uma lavagem cerebral: não sabem mais fazer contas, localizar termos em orações, não interpretam nenhum texto e ficam com o pulso duro por não tocarem em uma caneta durante toda a férias.
Seria pedir muito que eles tentassem, pelo menos nos últimos quinze dias, rever a matéria do ano anterior para ir relembrando.
O resultado disso é que o primeiro bimestre do ano seguinte serve apenas para revisão geral.
Não se pode criticá-los, pois estudar nos tempos modernos se tornou uma das coisas mais chatas a se fazer, já que os jovens não vêem mais interesse nisso. Passam o ano tentando aprender uma gama de conteúdos básicos de conhecimentos gerais que nem sabem para que servirão, mesmo com professores tentando convencê-los de que é bom aprender.
Os pais devem estar com a atenção redobrada, pois filhos de férias pode significar problemas para administrar como brigas entre irmãos e colegas de rua, peripécias perigosas, acidentes domésticos, entre outros.
Espera-se pelo menos, que os meninos não soltem pipas em regiões com postes e fios elétricos, que tomem cuidado com lajes e tenham juízo, pois colocar cola cortante em linha de pipa pode provocar terríveis acidentes com motoqueiros, ciclistas, pedestres ou até motoristas. Que as meninas tenham juízo com os namoricos e que o ano que vem todos possam voltar às aulas com mais vontade de aprender.
Boas Férias!


Autor: Cristiane Ortega Lopes


Artigos Relacionados


Fases Dos Filhos

Férias, Lembranças Inesquecíveis

O Ensino Fundamental Ii E As Variações De Nossos Filhos

Direito De FÉrias

EducaÇÃo Ou Permissividade?

Férias Em Espanha: O Melhor Alojamento

Finalmente As Férias De Verão