PROJETO BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO CRIATIVO




PROJETO BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO CRIATIVO




"Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e as suas circunstâncias." (FREIRE, 1982, p.35).





PONTES E LACERDA-MT, 2011.
ANA MARIA DE PAULA E SILVA




1. INSTITUIÇÃO PROPONENTE


Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) no município de Pontes e Lacerda-MT.



2. IDENTIFICAÇÃO

TÍTULO: Brinquedoteca: um espaço criativo

ESCOLA: Centro de Educação de Jovens e Adultos

PÚBLICO ALVO: Filhos dos educandos do Ceja

PERÍODO DE DURAÇÃO: Ano letivo de 2011


3. APRESENTAÇÃO

O Centro de Educação de Jovens e Adultos, CEJA atende educandos a partir de quinze ensinos fundamental e dezoito anos para ensino médio, caracterizando-se, portanto, como uma Escola para Jovens e Adultos.
O referido Centro originou-se de uma Política Pública Governamental do Estado de Mato Grosso, por meio de um processo de redimensionamento da antiga Escola Estadual Fundamental e Médio regular.
O trabalho educativo prestado pelo CEJA na modalidade a que se propõe está pautado em ofertas educacionais formais na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, compreendendo o Ensino Fundamental e também o Ensino Médio.
Está organizado da seguinte forma ano e áreas de conhecimento, de 1º e 2º ano Fundamental e 1º e 2º ano Médio, organizado em três áreas trimestrais: exatas, humanas e linguagens e aluno que optar pela formação por estudo individual das disciplinas quando o mesmo prestou o exame supletivo e não foi aprovado em alguma disciplina.
Com objetivo de propor um trabalho de atenção a todos que buscam o conhecimento e na qualidade de atendimento as seus educandos e familiares, os profissionais do Centro viram na Brinquedoteca uma alternativa eficaz de trazer à escola estudantes que não têm com quem deixar os filhos durante o período escolar.
A presença da Brinquedoteca na escola e na vida das crianças tem um papel fundamental uma vez que vem proporcionar aprendizagem, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável.
Reconhecer o direito da criança e procurar garanti-lo de acordo com a Constituição vem sendo uma prática do Ceja quando busca responder as necessidades das mães, alunas do noturno, o direito de assistirem suas aulas tranqüilas enquanto seus filhos (crianças em idade de 4 a 10 anos) estão na Brinquedoteca, uns espaços tranqüilos, seguro e com possibilidades de aprendizagem.
No entanto pensar a Brinquedoteca num âmbito de um Centro de Educação de Jovens e Adultos é pensar não só num espaço de reconhecimento de direitos dos (a) alunos e alunas, das crianças, mas também pensar na possibilidade de parcerias com profissionais de outras instituições de Ensino, em projetos de pesquisa e extensão, como mediadores entre a criança e o objeto da brincadeira, é criar espaços de formação objetivando especialmente a formação de professores, mediadores, brinquedistas, bolsistas, estagiários, é pensar em possibilidades de pesquisa sobre o brincar e o brinquedo, a criança na convivência com situações lúdica e de aprendizagem no processo de desenvolvimento, como também criar um acervo onde se inclua tanto o brinquedo tecnológico quanto o brinquedo construído e fabricado pela própria criança ou artesões. Como afirma Santos (1997),

... A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.

Neste sentido, a Brinquedoteca vem proporcionar um espaço para que o jogo e a brincadeira sejam tratados como atividades voluntárias, livres, onde a criança representa seus desejos, sua realidade através do faz-de-conta, além de despertar a criatividade, o raciocínio, o significado de ganhar e perder e o convívio com outras crianças no mesmo grupo.
Assim o Centro de Educação de jovens e Adultos, através de sua brinquedoteca vem ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que possibilita oportunidades de educar e cuidar através de brincadeiras livres e orientadas, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.


4. JUSTIFICATIVA

O projeto, Brinquedoteca ? um espaço criativo partiu da constatação de um número significativo de alunos (as) do CEJA que para freqüentarem as aulas traziam seus filhos (as) alegando não terem com quem deixá-los, e conseqüentemente atrapalhando as aulas, por precisarem da atenção de seus pais e também inquietando os professores.

"As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano e, em especial, da vida da criança, desde o início da humanidade. Entretanto, essas atividades, por muitos séculos, foram vistas como sendo sem importância e tendo conotação pejorativa." (SANTOS, 2000).

O Projeto "Brinquedoteca ? um espaço criativo" do CEJA tem como objetivo oferecer um espaço lúdico para que os alunos (as) possam deixar seus (os) filhos (as) enquanto se encontram em atividades escolares. Além de ocupar o tempo ocioso das crianças com atividades lúdicas, promove a oportunidade de aprender brincando, o que contribui para o desenvolvimento intelectual da criança como o social.

5. METODOLOGIA

O presente será desenvolvido por um profissional responsáveis e demais voluntários, tais como bolsistas e estagiários de cursos de Letras ou Pedagogia. Para tanto, serão utilizadas diversas estratégias de trabalho, a promoção de atividades lúdicas através de jogos pedagógicos, brincadeiras populares, brinquedos diversos, leitura de livros de histórias infantis, a produção dos seus próprios brinquedos, divulgação à comunidade da existência da Brinquedoteca.
Os (as) usuários (as) serão crianças na faixa etária entre quatro e dez anos de idade, selecionadas pela coordenação pedagógica da escola que analisará a necessidade de cada aluno (a) /pai (mãe) de trazer o filho (a) para a Brinquedoteca. E todas as atividades realizadas pelas crianças para observar o seu desenvolvimento além de leituras para promover um embasamento teórico a respeito deste trabalho, serão registradas em diários de atividades.

6. OBJETIVOS GERAIS

A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica imaginativa e diversa do significado da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.
Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, éticas e atitudes diante outras criança.
"Portanto o espaço deve ter uma configuração visual e espacial que facilite o desenvolvimento da imaginação, espaços livres onde elas possam correr brincar, e construir casinhas", "cabanas", "lojas", "castelos", espaço para roupeiro com espelhos e roupas, espaços para leitura, teatro, espaços para pintura e artes plásticas, espaços para jogos e espaços com móveis com mesas, bancos, cadeiras de fácil manipulação para permitir a reorganização constante do local pelas crianças. É importante garantir um canto com espelho, maquiagens, roupas e fantasias para que as crianças possam utilizá-las nos períodos de jogos.
Devemos considerar também que haja um período em que as crianças e o adulto responsável pelo grupo possam conversar sobre as brincadeiras vivenciadas, as questões, e se colocaram o material que utilizaram os personagens que assumiram;


7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


! Desenvolver a socialização;
! Conscientizar sobre a importância em organizar o ambiente após as brincadeiras;
! Ocupar o tempo ocioso das crianças;
! Estimular o gosto pela leitura;
! Aprender o respeito, a ajuda, a cooperação e compreensão entre as pessoas.


8. RECURSOS HUMANOS

! Profissionais da educação,
! Estagiários e bolsistas.

9. RECURSOS MATERIAIS

! Espaço físico adequado;
! Livros para didáticos;
! Brinquedos pedagógicos;
! Jogos;
! Fantasias,
! Audio-visuais.

10. FASES DO PROJETO


Dentro de uma visão pedagógica moderna, o Ceja desenvolverá com a parceria dos profissionais designados, as atividades com as crianças assim denominadas:

! Dançam da cadeira, brincadeiras de faz-de-conta;
! Teatro de fantoches;
! Brincadeiras com fantasias de palhaço, mágico, bailarina;
! Brincadeira de roda, de bola, pula corda, pega-pega, esconde-esconde;
! Jogos como: quebra-cabeça, jogo da memória, tiro ao alvo, pega vareta, boliche, puxa palito, encaixe, jogo com massa de modelar, dominó, jogo de montar;
! Jogo de perguntas e respostas;
! Leitura de livros infantis,
! Confecção de brinquedos e objetos com material reciclável,
! Pintura livre e com desenhos prontos.



11. BIBLIOGRAFIA

CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. 3. ed. São Paulo: Vetor, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 13 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982.

LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

________ . Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Santa Marli Pires dos Santos (org.). Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

VASCONCELOS, Vera M. Ramos de. Infância Invisível. In; SARMENTO, Manoel Jacinto.
Saberes e Práticas da Inclusão. Brasília: Ed Junqueira, 2007.





Autor: Ana Maria De Paula E Silva


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