CORRIDA DE RUA: A NOVA ONDA DO MOMENTO.



Por: Bruno Medeiros

Corrida de rua é uma modalidade do atletismo, que vem ganhando cada vez mais espaço por ser "prática sua prática", principalmente por atletas amadores que tem como objetivo principal saúde e qualidade de vida.
Há diversas modalidades de corrida de rua no mundo, sendo que no Brasil, as duas principais são a São Silvestre, prova realizada em São Paulo e a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, realizada a beira das belas praias cariocas.

As distâncias das provas de rua variam de 10 km a 42 km. Contudo, há provas com distâncias de apenas 3 km, visando a participação de um maior número de pessoas, dentre essas estão desde crianças até terceira idade, e outras provas chegando a 89km, que são as ultramaratonas, desafiando atletas mais condicionados e experientes.

Há diversas provas ao redor do mundo, sendo que algumas chegam a ter na mesma prova mais de 30 mil participantes, e mesmo assim, a lotação máxima se dá alguns meses antes da prova. As provas de maior prestígio são as de Boston, sendo essa a mais tradicional de todas, realizada desde 1897, a de Nova York, Chicago, Londres, Honolulu, Roterdã e Paris.

Quando se fala em treinamento de corrida, uma avaliação criteriosa por parte dos profissionais envolvidos se faz muito importante. Exames físicos, realizados por médicos, devem ser feitos previamente antes da prescrição do treinamento. Dentre os exames mais comuns feitos por praticantes de corrida de rua estão os hemogramas, teste ergométrico, ergoespirométrico, dentre outros. Por parte do nutricionista, deve ser feito uma avaliação nutricional com intuito de verificar deficiência de algum nutriente na dieta e torna-lá específica e também verificar quais os melhores horários das refeições para a prática da corrida. Por parte do educador físico, profissional responsável pela elaboração do programa de treinamento, que na corrida recebe o nome de planilha, deve também realizar alguns teste, para obter as medidas e avaliar nível de condicionamento que o atleta ou o praticante amador esta naquele momento e como deve ser o treinamento a partir dali.

A periodização de uma planilha de corrida não é algo simples de se elaborar. O profissional que tem a competência de prescrever, o que são poucos, deve se especializar em Treinamento Desportivo ou no mínimo obter em seu currículo vários cursos de extensão em treinamento de corrida de rua. O planejamento do treinamento de corrida, seja ela para profissionais de elite, seja para amadores que apenas almejam saúde, qualidade de vida, ou bater seus recordes pessoais, como já disse anteriormente, é uma tarefa complexa. Um bom conhecimento da modalidade (história, tipos de corrida, principais competições), da biomecânica (da passada, dos braços, das pernas), de cinesiologia (principais músculos e articulações envolvidos e envolvidas na corrida, quais são os agonistas do gesto motor, os antagonista, os estabilizadores, quais sua funções para o correto movimento, como se trabalhar cada grupamento muscular), de fisiologia do exercício (sistema cardiorrespiratório, cardiovascular, bioenergética, metabolismo determinante e predominante) e de treinamento desportivo (capacidades físicas e coordenativas envolvidas, quando se trabalhar essas capacidades, pico de performance na competição alvo, microciclos, macrociclos, mesociclos...) se faz muito necessário.

Como pode ser observado, é preciso ter um bom e sólido conhecimento para se elaborar uma planilha de treinamento, o que contradiz a praticidade da prática desse esporte maravilhoso. Contudo, antes de sair por ai correndo, de valor a seu corpo e procure orientação de profissionais competentes e especialistas para prescrever seu programa de treinamento, com eficiência e segurança para que consiga atingir seus resultados almejados, seja lá qual for.
Autor: Bruno Medeiros


Artigos Relacionados


Planejamento Do Treinamento

Decatlo

Treinamento De Força E Iniciantes

Treinamento Físico

14 De Novembro, Dia Mundial Do Diabetes - Benefícios Da Corrida Para O Diabético

A Importância Da Avaliação Física

Por Quê Contratar Um Personal Trainer?