Saiba o que é o Trade Marketing.
O termo Trade Marketing significa um marketing aplicado para o varejo. O
curso de marketing aplicado para o Trade Marketing tem os objetivos e conceitos do marketing tradicional porém suas aplicações são um pouco diferentes, por ter o foco diferenciado. O
marketing tradicional é focado no consumidor e o trade marketing é focado no shopper.
Antigamente nunca houve uma preocupação por parte de algumas empresas sobre a negociação de compras, porém após os anos 90 começou uma cena que hoje em dia esta em alta: O consumidor começou a ter poder de voz e a ser valorizado.
O Trade Marketing começou a ganhar uma grande dimensão com estratégias de comunicação no Ponto de Venda das lojas, envolvendo algumas diretrizes:
- Logística de mercadoria
- Embalagens mais atrativas
- Posicionamento estratégico dos produtos dentro da loja
- Estudo sobre o consumidor de cada empresa/loja/marca para saber o que eles buscam, o que querem encontrar e como esperam encontrar uma mercadoria.
Visando estes fatores o Trade marketing surgiu como foco das lojas facilitando o Marketing através do varejo. Atuando na união entre a necessidade do consumidor e a oferta do produto. Focando em uma relação saudável do consumidor com a logística do varejo, onde o giro rápido de mercado é estimado pelos lojistas.
Essas e outras maneiras de giro rápido de mercadoria dentro da loja o profissional de
Trade Marketing faz um estudo sobre a empresa e sobre os consumidores para entender qual a melhor forma da mercadiria sair rapidamente da loja, porém deixando o consumidor final satusfeito.
Autor: Cíntia Albuquerque
Artigos Relacionados
O Papel Do Trade Marketing
Estrategias Inovadoras No Lançamento De Novos Produtos Em Mercados Emergentes
Black Friday 2012
O Trade Marketing Em AÇÃo
O Poder Do Marketing De Varejo
Marketing 3.0: A Terceira Onda
Posicionamento De Mercado