A CAATINGA: percepção ambiental e intervenção prática em uma escola do cariri paraibano.



Nossos antigos ancestrais viviam da coleta de produtos vegetais e caça de animais. Viviam modificando gradativamente o ambiente que habitavam, extraindo matérias do ambiente e modificando-o: derrubando árvores, escavando buracos, aplainando o solo causando, assim, o processo de desertificação dos solos. Um desses ambientes que o ser humano modifica é o bioma caatinga. Ao iniciar a ocupação da caatinga no início do século XVII, a ação antrópica trouxe a intensificação dos desmatamentos e das queimadas em único só processo extrativista e predatório, que resultou no mosaico de paisagens de hoje, onde a vegetação original ainda existente é mínima, caracterizada pela ausência de arvores e pela predominância de ervas anuais e arbustos em indicação clara de que o processos de desertificação estão em prosseguimento. Para assegurar o próprio sustento muitos agricultores adotam medidas sem o mínimo conhecimento causando assim grandes conseqüências para o bioma caatinga. O interesse por este tema surgiu da vivência pessoal do aluno pesquisador, já que o mesmo é habitante do cariri paraibano. Assim, este trabalho objetiva verificar o nível da percepção a respeito dos aspectos ambientais do bioma caatinga, antes e após uma intervenção prática; conduzir o aluno a uma reflexão sobre a importância da educação ambiental para a preservação do bioma caatinga, utilizando o desenvolvimento sustentável para a preservação da sua biodiversidade e; despertar o interesse dos alunos acerca de sua realidade socioambiental. O presente trabalho utilizou como procedimento metodológico uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem de campo, através da utilização de questionário contendo 07 perguntas abertas e da técnica de dinâmica de grupo no mês de agosto do presente ano. A amostra foi constituída de trinta e um alunos do ensino médio de escola da rede pública de ensino. Os dados obtidos demonstraram que os alunos desconheciam o próprio ambiente em que vivem, especificamente, a flora e a fauna local, bem como, os meios para preservação do meio ambiente e de técnicas de sustentabilidade.


Autor: Carlos Andrade


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