A diversidade na educação de Jovens e Adultos



A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Cilene Paes de Barros
Maria Valdeni de Jesus Oliveira

RESUMO: O presente estudo tem por objetivo apresentar o tema Educação de Jovens e Adultos na diversidade. Este estudo mostra como devemos programar e trabalhar com a diversidade na educação, fazendo com que as pessoas, sendo elas adultas, adolescentes ou crianças, aprendam a respeitar o que é diferente no outro, compartilhando experiências, modos, artes entre outros. Destacam-se também a importância de trabalhar com os jovens e adultos de maneira a usar os seus conhecimentos prévios, fazendo com que eles construam da melhor maneira o conhecimento e o pensamento crítico.
Palavras-chave: Educação; Diversidade; EJA.

INTRODUÇÃO
Vivemos em um país onde a diversidade é muito mais complexa do que imaginamos. Estamos rodeadas de coisas "diversas", como religiões, línguas, mitos, contos, artes, comércio, povos, ideais, entre outros vários elementos que poderíamos destacar. No entanto, estes elementos diversos podem ser experimentados por todos, através das redes de comunicação, das trocas culturais, das curiosidades de conhecer o diferente (URQUIZA e MUSSI, 2009).
Ferreira (2004) define diversidade como algo diferente, diverso, distinto. Porém, a diversidade vai além, e com base nisto François de Bernard (2005) apud Urquiza & Mussi (2009) aponta diversidade como algo cultural e dinâmico. Já Gomes (2003) apud Urquiza & Mussi (2009) fala de diversidade como pensar em relação entre eu e o outro, falando de diferenças e semelhanças, ou seja, estamos sempre fazendo comparações.
Portanto, não há como falar de diversidade se não mencionar a educação, pois é através dela que podemos educar, fazendo com que todos entendam que as diferenças entre os seres humanos existem e são muitas, porém temos que aprender a conviver com elas e principalmente a respeitá-las no outro. A diversidade está totalmente inserida na Educação de Jovens e Adultos ? EJA, pois ela é uma classe heterogênea, com jovens que buscam diploma para uma promoção no emprego, com migrantes da zona rural, idosos ou pessoas que almejam aprender simplesmente para ler a bíblia.
Enfim, este estudo mostra-se relevante, pois tem como objetivo ressaltar os diversos públicos e culturas que procuram o EJA e pelos diversos motivos, levando em consideração que todos têm conhecimentos e experiência de vida e que podem ser aproveitados nesse período de alfabetização. Contudo servirá como uma reflexão para os educadores, podendo até refletir numa melhora da sistematização na educação de jovens e adultos.
Educação na diversidade

Meyer (2008) ressalta que vivemos em uma sociedade complexa, diversa e desigual, mas que mesmo assim devemos encontrar a igualdade na diversidade. Tudo que envolve o tema educação é muito complexo e quando falamos de educação nos diversos âmbitos se torna mais complexo ainda, um desafio. Educar para a diversidade é formarmos pessoas que vêem a diferença no próximo, porém a respeita e sabe reconhecer que uma boa relação com o outro, pode significar uma troca de experiências, crescimento social e político.
Existe um grupo enorme de brasileiros com pouca ou nenhuma escolarização, resultado de fatores sociais, econômicos ou culturais que impedem o acesso de crianças e adolescentes à escola, diante disso, surgem problemas de distorção de idade/série e que comprometem o ensino aprendizagem, conduzindo o aluno a retenção, repetência ou até mesmo a evasão (MEYER, 2008).
Portanto, isto evidência que o Brasil precisa de ações educativas que propiciem aos jovens e adultos o acesso à escola e a sua permanência, isto como forma de ajudar essa população a lidar com as transformações da sociedade e do mercado de trabalho (SOUZA, 2007).


Educação de Jovens e Adultos ? EJA
Após uma Conferência em 1990, discutiu-se sobre o mínimo de educação para o máximo de população, comprometendo-se de realizar uma educação para todos, a partir daí este trabalho tem mostrado resultado significativo no país. A educação de jovens e adultos está no centro de discussões sobre a exclusão social, portanto é preciso banir a idéia de que a EJA é um método emergencial, como se os resultados desse processo educativo pudesse ser imediato (SOUZA, 2007).
A Educação de Jovens e Adultos traz para a sociedade a educação de pessoas que por alguma dificuldade não foram à escola no período normal e assim estão tendo esta oportunidade. Sabendo que, mesmo com essa oportunidade, se torna difícil seu aprendizado, mas com auto-estima e persistência conseguimos fazer com que essas pessoas saiam da escuridão.
Um dos principais trabalhos da EJA são a valorização do conhecimento prévio e o reconhecimento dos alunos como portadores de culturas e saberes. Os alunos, na maioria das vezes, têm dificuldades no aprendizado, pois a formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos não trabalha as competências relativas às especificidades do estudante, dificultando assim o entendimento da forma de pensar e construir o conhecimento dos adultos (SOUZA, 2007).
Diante do exposto, vem a necessidade do presente estudo, mostrando aos educadores a

importância e a particularidade que tem os diversos alunos da EJA e de como uma

sistematização neste ensino pode contribuir ainda mais para o crescimento do número

de jovens e adultos bem alfabetizados e prontos para um ensino mais complexo, como

o ensino superior. Diversidade dos sujeitos já se fazia presente, expresso pelos indígenas,

trabalhadores da construção civil, mulheres, adolescentes e jovens e uma experiência de

aprendizagem de leitura O tema da diversidade de públicos que participam de projetos

educativos tem movido o estudo, a discussão e a pesquisa de muitos profissionais, face à

riqueza e à complexidade dos sujeitos, traduzida pelas diferentes formas como expressam seu

estar no mundo, sua condição étnica, de classe,de gênero, seu lugar social que inevitavelmente

define e toma foco central quando se pensam projetos voltados a esses sujeitos.


CONCLUSÃO
Diante de tudo o que foi pesquisado, podemos concluir que a Educação de Jovens e Adultos vem crescendo a cada dia e que com o empenho dos educadores de estudar e pesquisar as melhores formas de passar o conhecimento a esse público, a EJA tende a evoluir mais ainda. A educação em qualquer nível e modalidade é um direito que deve ser assegurado a todo(a)s. É esse direito fundamental que conduz à ruptura do ciclo das impossibilidades de desenvolvimento humano, social e econômico.

REFERÊNCIAS

FERREIRA, A. B. H.; Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 2004.

MEYER, C. Educar para a diversidade e cidadania. Construindo a Educação. São Paulo, 2008.

SOUZA, M. A. Educação de jovens e adultos e a diversidade lingüística: as relações entre a fala e a escrita. Guaxupé, 2007.

URQUIZA, A.H.A.; MUSSI, V.P.L. Curso de formação continuada. Educação na Diversidade e Cidadania. Campo Grande, 2009.

Autor: Cilene Paes De Barros


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