A Sua Empresa Já Está Participando Da Web 2.0?



Todos os dias ao navegar pela web encontro sites de empresas que poderíamos chamar de “bonitinhos”, animações em flash, sites feito por “designers” sem conhecimento do que realmente é necessário para gerar audiência: conteúdo visível às ferramentas de busca. Outros tentam suprir a deficiência e a falta de projeto com “textos ocultos”, o que é ainda pior, pois os mecanismos de busca costumam banir quem pratica esse tipo de “esperteza”.

Aos que já me conhecem, além de ser uma profissional de Mídia Social, sou formada em Design Gráfico, ou seja, também sou designer. Infelizmente no Brasil temos poucos profissionais que realmente sabem fazer um projeto eficiente. A maioria se "prostitui" no mercado, suscetíveis a especulações, outros simplesmente não mantêm relacionamento com áreas afins como SEO e Mídia Social, que poderiam juntos crescer e alavancar o mercado.

Mas digamos que você não caiu nessa “furada”, e contratou um bom designer, fez seu site empresarial em uma linguagem acessível aos buscadores, de forma simples e eficiente. Isso é suficiente para atrair o público tão esperado para o seu site?

Eu respondo: Não, pois seu investimento foi incompleto! Duas estratégias relevantes num primeiro momento: criar potenciais backlinks e uma campanha em Mídias Sociais.

E o que a quantidade de links externos (backlinks) tem em relação com a audiência e o posicionamento de seu site nos mecanismos de busca? Tudo! Quanto mais links de qualidade apontarem para o seu site, melhor o posicionamento no mecanismo de busca, aumentando a audiência de forma orgânica para o seu site.

Quantos backlinks são necessários para que meu site ganhe relevância? Depende de vários fatores que precisam ser analisados: seu nicho de mercado, sua concorrência, a indexação de suas páginas. Posso afirmar desde já que criar esses backlinks é possível, porém exige trabalho intenso. Um investimento em criação de backlinks, em muitos casos, pode ser mais econômico que a publicidade através de pagamento por clicks (SEM).

Você precisa se tornar conhecido, ou seja, se tornar presente e participativo onde seu público se encontra (Redes Sociais). Uma estratégia que pode ser utilizada é o Marketing Viral em Mídias Sociais.

As pessoas estão fartas de receber anúncios pop-up, spywares e spams. O marketing viral se diferencia porque é uma técnica usada para agregar valor a sua marca. O marketing viral em mídias sociais, quando utilizado corretamente, permite que você seja conhecido por potenciais clientes, sem promover diretamente o seu produto. Você pode, por exemplo, criar um vídeo divertido com um case no mercado que você trabalha, de forma envolvente (sem que esteja diretamente falando sobre seu produto), Você pode criar uma animação interativa, um jogo, e divulga-lo em redes sociais (no final da animação você pode atribuir a criação a sua empresa), divulgando a sua marca, despertando a curiosidade das pessoas para irem até o seu site. Pode também criar podcasts, escrever artigos sem que promovam diretamente seu produto, mas que transformem a sua empresa em uma potencial fonte de referência. Seja criativo e acima de tudo: torne-se presente e aberto a conversação.

Se você tem ignorado o que vem acontecendo na WEB 2.0, a sua empresa está prestes a ser deixada para trás. Sara Perez afirma que “WEB 2.0 está criando uma mudança drástica na maneira que as empresas e clientes se relacionam.” O diálogo está acontecendo, você precisa fazer parte dele!


Um profissional envagelizador em Mídias Sociais tem o papel de educar as pessoas a utilizar as ferramentas dos serviços de redes sociais, explicar para quais os benefícios de se utilizar social bookmarkings, social news e social networking. Ensinar a iniciar, manter e aprofundar o diálogo nas redes sociais. Enfim ensinar o uso das redes sociais tanto para negócios como para sucesso pessoal.

A sua empresa já iniciou seu projeto corporativo em Mídias Sociais? David Wilson afirma que grande questão para as empresas não é "SE", e sim qual a rapidez "que eles podem se envolver em meios sociais". É impressindível participar do diálogo!

As pessoas estão cada vez mais utilizando aplicações da WEB 2.0, blogs, redes sociais, wikis. Feed RSS. A interação, a sociabilização e o diálogo estão em toda parte: Faça parte você também.

Quer conversar mais sobre o tema? Estou disposta a dialogar.



Autor: Géssica Hellmann


Artigos Relacionados


Otimização De Site (parte 1)

Inteligência De Mercado é Destaque Na Folha De S.paulo

Seo: A Visibilidade Ao Alcance De Suas Mãos

O Marketing Digital é O Marketing Do Futuro.

Mídia Social Não é O Futuro, E Sim O Presente

O Que é Mídia Social?

Conteúdo é Moeda Valiosa Na Web