Gerenciamento Centralizado de Backups Distribuídos



GERENCIAMENTO CENTRALIZADO DE BACKUPS DISTRIBUÍDOS
BRAZ PEREIRA JUNIOR1; ADEMIR GOULART2

1Curso Ciência da Computação, Fundação Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Rua: José Siqueira, 641 ? Ressacada, CEP. 88307-310, Itajaí, SC, Brasil
e-mail: [email protected]

2Curso Ciência da Computação, Fundação Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Av Atlântica 4104 ap 1502 ? Centro- CEP 88330-027, Balneário Camboriu, SC, Brasil
e-mail: [email protected]

Abstract. With the growth of IT (Information Technology) within large corporations and the increasing amount of digital data, increasingly there the need to store data securely and reliably. The information recorded on media (hard drives, DVDs, Tapes ...) are vital to health of the company. This paper addresses the concept of centralizing the management information backup, which aims to control the backups of multiple servers distributed in different cities and belonging to the same company. The purpose is to have as much information in one spot to ease administration and aid in decision making. After study, we propose a system that meets the management of backups, web platform developed, aiming to improve administration on the information that is in the form of copy security.

Resumo. Com o crescimento da TI (Tecnologia da Informação) dentro das grandes corporações e a quantidade crescente de dados digitais, cada vez mais há a necessidade de se armazenar dados de forma segura e confiável. As informações gravadas em mídias (HDs, DVDs, Fitas...) são vitais para a saúde da empresa. O presente trabalho aborda o conceito de centralização das informações gerenciais do backup, que tem por objetivo o controle dos backups de diversas unidades distribuídas em diferentes cidades e pertencentes a uma mesma empresa. A finalidade é termos a maior quantidade de informações em um só ponto para facilitar a administração e auxiliar nas tomadas de decisões. Após o estudo, é proposto um sistema que atenda o gerenciamento de backups, desenvolvido em plataforma web, com o objetivo de melhorar a administração sobre as informações que estão em forma de cópia de segurança.


INTRODUÇÃO
A gestão estratégica tornou-se uma parte crítica e integrada a qualquer estrutura gerencial de sucesso. Por exigências inerentes aos negócios, os dados e backups das empresas são os itens que devem receber maior proteção e segurança dentro da estrutura de TI.
No processo de armazenagem e segurança de dados o backup tem papel fundamental para garantir a restauração dos dados após simples alterações mal feitas ou apagamentos acidentais e desastres com perda de 100% do conteúdo original armazenado, proporcionando assim continuidade ao negócio, sem perda significativa de informações.
Como definição, backup é qualquer cópia utilizada para salvaguardar informações em uma mídia, normalmente magnética como forma de manter uma informação armazenada como ela existe em um determinado tempo. Nenhum sistema de armazenamento está completo e seguro sem uma solução adequada de backup para o ambiente. O dever de manter um ambiente seguro e proporcione continuidade ao negócio passa pela responsabilidade da área de Tecnologia da Informação.
Com os backups sendo tratados de forma individualizada em cada ponto em que haja uma storage, as grandes empresas que possuem sistemas descentralizados e espalhados fisicamente precisam ter tantas unidades de backup como unidades de negócio. Essa situação leva a uma falta de controle centralizado sobre o status de backup em todas as localidades.
Diante desse cenário, é proposto o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao gerenciamento de backups distribuídos dentro de uma mesma organização. Essa ferramenta deverá auxiliar no controle centralizado de backups fisicamente distantes e servir como um ponto de apoio ao administrador de rede para tomada de decisões em assuntos relacionados a armazenamento de dados.
Justificativa
Como há poucas soluções desse gênero no mercado e as soluções existentes são especificas para determinados softwares de backup, sem a possibilidade de adaptação para outros softwares de outras empresas. Verifica-se a necessidade de fazer uma ferramenta sem custo, baseada em software livre, com possibilidade de adaptação as mais diferentes ferramentas de backup encontradas atualmente no mercado. Essa solução passa pelo sistema de Gerenciamento Centralizado de Backups Distribuídos.
O maior benefício que uma ferramenta deste tipo pode trazer a uma corporação é o obter um maior controle gerencial sobre os seus backups e que estas informações possam auxiliar na gestão das operações de tecnologia.
Metodologia
A resolução deste trabalho ocorreu em quatro etapas principais: estudo para realização da fundamentação teórica, estruturação do projeto, execução e testes.
Na primeira etapa, o estudo, pode-se verificar os princípios do backup e as estratégias possíveis para sua perfeita implantação, em paralelo foi estudada a ferramenta ArcServer e as informações, via logs, que ela poderia fornecer para utilização no projeto.
Na etapa do projeto foi realizado um levantamento das principais necessidades no que tange a gerencia de backups e informações necessárias para a sua gestão em acordo com toda a área de tecnologia, formalizados os requisitos funcionais, requisitos não funcionais, regras de negócio, criados os casos de uso assim como as principais telas que o sistema terá em seu funcionamento.
Na implementação do sistema foi desenvolvido o banco de dados em MySql, e o controle e visualização em PHP. Foram realizados ajustes em relação ao projeto inicial para que o funcionamento pleno do sistema fosse possível.
Nos testes e resultados foram realizadas simulações para verificar o funcionamento do sistema. As simulações foram realizadas em cada caso de uso para que se verificassem os requisitos funcionais e regras de negócio contempladas.

Discussão
Backup
Toda empresa que possua uma integração direta entre negócio e dados digitais deve possuir um sistema de backup minimamente confiável. O backup evitará problemas futuros, conforme a necessidade de cada caso:
? Requisições do negócio;
? Proteção a falha de hardware;
? Recuperação de desastres;
? Proteção contra falhas de aplicação; e
? Proteção de erro de usuários.
Conforme Eduardo Pereira (2008), existem três tipos básicos de backup que podem montar uma estratégia de cópia de dados:
Full ou Completo: Cópia completa de todos dos dados, todas as mídias possuem uma cópia completa do sistema.

Incremental: Cópia de todos os arquivos que foram alterados desde o backup full ou incremental mais recente.

Diferencial: Cópia dos dados que foram alterados desde o último backup total.

Topologias de Backup
Segundo Guise (2009), ao considerar a topologia de backup, existem duas grandes categorias de ambientes de backup que podem ser concebidos - centralizado e descentralizado. Em geral, um ambiente de backup centralizado implica na utilização de um sólido grupo de trabalho ou de softwares corporativos, ao passo que um ambiente de backup descentralizado pode significar diversas soluções mais simples.
Backup centralizado
Para Guise (2009) em um ambiente centralizado, múltiplos hosts copiam dados para um único servidor "mestre", ou um único servidor "mestre" e um ou mais servidores "escravos". (Os servidores "escravos" também podem ser referidos por "nós de armazenamento")(...).Um exemplo de ambiente de backup centralizado pode se parecer com a configuração, onde um único servidor é responsável por backups, com uma pequena biblioteca de fitas em anexo. Todos os hosts no ambiente fornecem dados para o servidor de backup, que por sua vez é responsável por escrever e restaurar os dados nas mídias de backup.

Backup Descentralizado
Um ambiente é descentralizado, quando cada host copia seus próprios dados em um dispositivo de backup (geralmente fita) que está diretamente ligado a ele (...). Este é um modelo de backup que muitas vezes é mais encontrada nas pequenas e médias organizações com apenas um ou dois servidores podendo posteriormente crescer e chegar de 30 a 50 servidores. (...). Um backup descentralizado pode assemelhar-se a configuração mostrada na.
Vantagens
? Menor tempo de restore;
? Não utilização de links de comunicação;
? Normalmente a configuração é simplificada.
Desvantagens
? Necessidade de uma estrutura de backup em cada unidade;
? Maior quantidade de mídias exigidas;
? Aumento no custo total da solução.

Resultados
Os testes realizados e seus respectivos resultados, foram confrontados com os requisitos funcionais e regras de negócios elencadas na etapa de modelagem a fim de avaliar se o projeto contempla as funcionalidades definitivas. Com base nos casos de uso, foram realizadas simulações para a obtenção dos dados necessários para a avaliação do sistema.
Nos testes executados podê-se verificar a eficiência do sistema no que diz respeito ao retorno dos dados diante das requisições da aplicação. Também foi verificada a segurança de acesso as informações do sistema, sendo que usuários que não necessitam ter acesso a dados cadastrais, ficam bloqueadas a sua visualização diante destas páginas. Na funcionalidade de relatórios, os dados foram apresentados de forma resumida e simplificada sendo de fácil acesso para a leitura de pessoas não técnicas, assim como administradores e gestores em geral. Apenas não foram retornado informação de equipamentos não gerenciáveis, ou seja, aqueles que não estão on-line na rede.
Conclusão
Este trabalho tem seu foco nas necessidades cotidianas das equipes de Tecnologia da Informação no que tange o backup e restore, desde o monitoramento de equipamentos e logs, até o auxilio na gestão e estratégia de backup que uma corporação possui. O sistema proposto neste trabalho tem por objetivo auxiliar estas principais dificuldades que as empresas possuem em gerenciar backups distribuídos.
Pretende-se com esse sistema adquirir maior controle no que diz respeito à gestão e conhecimento da estrutura de backup de uma corporação, facilitando diagnósticos de problemas e soluções dos mesmos. Pode-se identificar que a partir do momento em que é utilizado o sistema de Gerenciamento Centralizado de Backup Distribuído, há uma redução de tempo significativa na obtenção das informações e uma facilidade de entendimento incomparável a este processo executado de forma manual. Portanto o projeto apresentado cumpre todas as expectativas a ele depositadas.
Em uma crescente necessidade por dados e conseqüentemente o armazenamento desses dados nas grandes corporações, há a necessidade evidente do desenvolvimento de sistemas que possam colaborar na tarefa de controle destas informações. Este trabalho vem de encontro a estas necessidades, trazendo facilidade e organização no ambiente de backup de qualquer empresa.

REFERÊNCIAS
ALMEIDA, R. Q. Estratégias para backups. 1997. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2010.
ALVAREZ, M. A. Introdução ao HTML. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2010.
ARCSERVE. ARCserve. 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2010.
BORTOLUZZI, L. Um sistema de apoio ao gerenciamento de incidentes de TI baseado na recomendação ITIL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) ? Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar, Curso de Ciência da Computação, Itajaí, 2007.
BUNGE, M. Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974.
CA COMPUTER ASSOCIATION. History. 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2010.
CA COMPUTER ASSOCIATION. CA ARCserve Backup. 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2010.
CARMO, R. M. Gestão da tecnologia da informação. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2010.
CAVALCANTI, V. Crise não impede aumento de dados digitais. 2009. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2010.
CHANNEL WEB. Storage: Top 10 backup and recovery software vendors. 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2010.
CHAPA, D. A.; LITTLE, D. B. Implementing backup and recovery. Indianapolis: Willey Publishing, Inc, 2003. ISBN 0-471-22714-5.
COMPUTERWORLD. Recuperação de desastres. 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2010.
DALL'OGLIO, P. PHP: programando com orientação a objetos. São Paulo: Novatec, 2007.
DELL. PowerVault DL2100 - CommVault. 2010. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2010.
EMC. Guia rápido para backup e arquivamento. 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2010.
FERREIRA, E. Análise de confiabilidade de sistemas redundantes de armazenamento em discos magnéticos. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas Digitais) ? Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
FUNDING UNIVERSE. Cheyenne Software Inc. 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2010.
GUIA RH. Gestão da tecnologia da informação. 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2010.
GUISE, P. D. Enterprise systems backup and restore: a corporate insurance policy. Nova York: Auerbach Publications, 2009. ISBN 978-1-4200-7639-4.
HP. Why back up? .2004. Disponível em : . Acesso em: 18 abr. 2010.
IBM - INTERNATIONAL BUSINESS MACHINE. DB2 Basics: the IBM DB2 universal database for linux, UNIX, and Windows backup utility. 2005. Disponível em:
Acesso em: 16 abr. 2010.
JORDÃO, F. R. Vale a pena trocar um HD por um SSD?.2009. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2010.
LOBATO, D. C. Proposta de um ambiente de simulação e aprendizado inteligente para RAID. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) ? Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP, São Paulo, 2000.
MEDIA STORAGE DEVICE. Passeios de fita magnética. 2010. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2010.
MICROSOFT. Aspectos fundamentais da tecnologia. 2010. Disponível em: http://www.microsoft.com/business/smb/pt-br/issues/technology/basics/networks.mspx . Acesso em: 05 abr. 2010.
NETWORK WORKING GROUP. HTTP - Hypertext Transfer Protocol. 1999. Disponível em . Acesso em: 01 maio 2010.
PATENTES ONLINE. Método e sistema para um backup e restauração sintéticos.
2005. Disponível em: . Acesso em: 09 maio 2010.
PEARRING, J. Backup Appliances - the answer to all-in-one data protection?. 2002. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2010.
PEREIRA, E. Backup: incremental, diferencial ou total?. 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2010.
PEREIRA, F. L. CPITIL: uma aplicação de apto ao gerenciamento de problemas baseado na recomendação ITIL. Itajaí, 2007. [156]f . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencia da Computação) - Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
PINHEIRO, J. M. Políticas de backup corporativo. 2005. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2010.
PUBLICATIONS LTD. Guia de compra de software para backup. 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2010.
RANGEL, A. MySQL: projeto, modelagem e desenvolvimento de banco de dados. Rio de Janeiro: Altabooks, 2004.
REIS, K. C. Mini-Dicionario Técnico de Informática. 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2010.
ROSINI, A. M.; PALMISANO, A. Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento. São Paulo: Thomson Learning, 2003.
SALDANHA, L. Backup-se quem puder. 2010. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2010.
SIERRA, H. M. An introduction to direct access storage devices. Londres: Academic Press Limited, 1990.
SYMANTEC. Symantec Netbackup. 2010. Disponível em: http://www.symantec.com/pt/br/business/products/newfeatures.jsp?pcid=pcat_business_cont&pvid=2_1. Acesso em: 27 maio 2010.
SYMANTEC. Symantec Netbackup. 2010. Disponível em: http://www.symantec.com/pt/br/about/news/release/article.jsp?prid=20100818_01. Acesso em: 29 outubro 2010.
SYMATECH. Free backup software. 2010. http://www.symatech.net/free-backup-software. Acesso em: 24 abr. 2010.
THE APACHE FOUNDATION. Introdution of Apache. 2010. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2010.
TOIGO, J. Estudo analisa sistema de backup da CA. 2009. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2010.
VICEVERSA. Real-Time backup, synchronization and replication. 2010. Disponível em: . Acesso em: 8 maio 2010.

Autor: Braz Pereira Junior


Artigos Relacionados


Firebird

Análise E Melhoria De Um Sistema De Backup

Softwares Empresariais

Softwares Para Backup Garantem Segurança E Agilidade

Transferir Um Site Web

A Vanguarda Da Tecnologia Para As Empresas

10 Conhecimentos Técnicos Importantes Em Tecnologia Da Informação