EDUCAÇÃO INFANTIL DIANTE DE UMA VISÃO CONSTRUTIVA




SOCORRO VIRGINO SARAIVA
FRANCICA HELENA
MARIA EDINAID
MÍRIA HELLEN**
Professora do Departamento de Educação/CAMEAM/ UERN






RESUMO
Este trabalho discute como temática principal o estagio supervisionado para a formação da identidade docente, assim como o ensino oferecido na Educação infantil considerando, que esta se constitui como uma das fazes mais importantes do ensino visto, que é a partir da infância que o aluno deve sentir prazer e ser incentivado a gostar de estudar para que assim o ensino aprendizagem seja desenvolvido tendo com objetivo principal a autonomia do aluno.Nesse trabalho daremos também enfoque especial a prática pedagógica desenvolvida no Estágio Supervisionado II, nas turmas de Pré-Escolar, com alunos de 4 (cinco) anos de idade da Escola Municipal de Educação Infantil Carlos Alberto Dias do Rêgo, da Cidade de São Miguel ? RN. Também trataremos dos novos planejamentos destinados ao ensino do público infantil através de um Mini Projeto que tem como temática "Aprender brincando" onde se discute a respeito de algumas sugestões de atividades a serem trabalhadas no espaço infantil tendo como ponto de partida os relatos sobre a importância de atividades com jogos e brincadeiras e da relação destes com o processo de ensino/aprendizagem, sendo assim abordaremos a importância de um ensino de qualidade para a aprendizagem dos alunos. E também serão tecidos comentários a respeito da importância do lúdico e do espaço físico como meio de promover o desenvolvimento integral das crianças e para isso utilizaremos como embasamentos teóricos as leitura dos textos de HOFFMANN (2003) LIMA (2001); LUDENS (2007); MACHADO, (2002); OLIVEIRA (2002): PIMENTA (2004); (LIMA (2004), TARDIF E LESSARD (2008) e os PARAMERTOA CURRICULARES NACIONAIS (1997) assim como os demais textos estudados durante toda a disciplina de estágio os quais, nos ofereceram suportes teóricos para realizarmos questionamentos sobre a importância do estágio e os assuntos que envolvem seu desenvolvimento.

Palavras - chave: Estágio, Docência, Lúdico, Ensino- Aprendizagem.



ABSTRACT

This paper discusses the main theme of supervised internship for the formation of teacher identity, and the education offered in Early Childhood Education recital, which it was constituted as one of the most important education you do because that is from childhood that the student must pleasure and be encouraged to like studying so that the teaching and learning is developed keeping with the main objective of the autonomy aluno.Nesse work we will also focus particularly on the pedagogical practice developed Supervised Internship II in classes from Pre-School, with students 4 (five) years of the School of Early Childhood Education Carlos Alberto Rego's Days, the City of San Miguel - RN. Also we will address the new plans for the education of children is through a mini project that has as its theme "Learning through play" where we discuss about some suggestions for activities to be worked within child taking as its starting point the reports about the importance activities with games and activities and their relationship with the teaching and learning, so focus on the importance of a quality education for student learning. And fabrics are also comments about the importance of play and physical space as a means of promoting the integral development of children and for use as theoretical grounds that the reading of texts by Hoffmann (2003) LIMA (2001); Ludens (2007); MACHADO, (2002), Oliveira (2002): Pepper (2004), (LIMA (2004), Tardif and Lessard (2008) and PARAMERTOA NATIONAL CURRICULUM (1997) as well as other texts studied throughout the course of training which , have offered theoretical support to carry through questions about the importance of the stage and the issues surrounding its development.


Key - words: Training, Teaching, Playful, Teaching and Learning












Introdução

O presente artigo tem como finalidade promover discussões referentes ao estágio supervisionado II e apresentar os resultados da realização da prática docente a qual, se dividiu em três fases: observação, regência e aplicação do projeto de intervenção, referente á disciplina de estágio supervisionado II do 6° período de pedagogia do CAMEAN/UERN tomando com referencial empírico a Escola de educação infantil "Carlos Alberto Dias do Rego" situada na cidade de São Miguel/RN.
Esse trabalho proporcionou fazermos uma análise detalhada das questões relacionadas ao desenvolvimento das praticas de educação infantil, assim como reflexão sobre as experiências vivenciadas pelos formandos do curso de pedagogia ao longo da prática da pedagógica desenvolvida por estes em sala de aula durante o estagio supervisionado. Nesse trabalho discuti-se também a aplicação de um projeto voltado reafirmar a importância da brincadeira como meio de as crianças desenvolverem todas as suas capacidades gerais, assim como visa-se também analisar e discutir o estágio levando se em conta que este se apresenta como uma oportunidade impa do aluno aprendiz de professor conhecer a realidade de sala de aula e colocar em prática o aprendizado adquirido na academia enquanto estudante.
Nesse sentido tomaremos ainda com pontos para essas discussões às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula pelos profissionais docentes da escola campo de estágio, levando em consideração os aspectos físicos dessa instituição, assim como os aspectos tidos como positivos e negativos os quais influenciam na concretização do ensino aprendizagem nesta mesma escola. Com esse propósito apresenta-se inicialmente uma reflexão sobe o estagio supervisionado e a prática pedagógica de sala de aula dos professores da instituição campo de estágio onde se discute também a importância do estagio para a formação do profissional docente e a aplicações de um projeto de intervenção aplicadas para os professores da instituição escolar onde se realizou o estagio supervisionado II com o objetivo de contribuirmos de maneira significativa com a melhoria da qualidade da educação desta mesma escola tal, projeto teve ainda como um de sues principais objetivos conscientizar os profissionais que atuam nesse espaço educativo para a importância de brincar na educação infantil pois: "Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e os frescores das brincadeiras infantis teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então, aprender com as crianças." (Monique Deheinzelin).
Ou seja, a brincadeira é uma forma das crianças se expressarem livremente e desenvolverem suas potencialidades além, da afetividade, do físico, intelectual e social, visto, que ao brincar a criança forma conceitos e cria seus próprios conhecimentos o que facilita a interação da criança com os adultos e com o meio social o qual ela esta inserida. Sendo assim a brincadeira deve ser uma atividade constante na infância pois, esta facilita o desenvolvimento integral da criança e promove aprendizagem de maneira prazerosa.

O ESTAGIO COMO FORMADOR DA IDENTIDADE DOCENTE
O estagio sendo uma fase de importância indescritível para o futuro profissional docente permite que os alunos aprendiz de professor conheçam a realidade das instituições educativas e a prática de sala de aula, considerando que o aprendizado adquirido na academia é essencial para se exercer a profissão de educador, porém estes não indicam com precisão como é realmente a vivencia de sala de aula, pois é necessário lembrar que só se aprende a prática de sala de aula praticando.
O estágio como campo de conhecimentos e eixo curricular central nos cursos de formação de professores possibilita que sejam trabalhados aspectos indispensáveis á construção da identidade dos saberes e das posturas especifica ao exercício profissional docente. Pimenta, 2004, p. 61
Considerando essa afirmação torna-se possível constatar que o educador adquire e constrói suas competências profissionais no contexto de sala de aula, onde este tem oportunidade de expor seus conhecimentos e também aprender com os alunos, visto que a profissão de professor permite ao profissional de educação ensinar e ao mesmo tempo aprender e é isso que torna o ser professor um trabalho especial, pois é na interação professor aluno em sala de aula que são feitas novas e importantes descobertas, se realizam novas experiências que se descobrem novos conhecimentos onde se revolucionam as formas de aprendizagens.
"A profissão de professor está situada exatamente no intercambio entre o conhecimento sistematizado que a escola oferece e o aluno, portanto se desenvolve nessa ponte representada na mediação entre o aluno e o saber, o ensino e a aprendizagem". (Lima, 2001, p. 13).
Nesse sentido torna-se possível perceber que a profissão de professor deve ter como objetivo final a aprendizagem do aluno a qual deve ser desenvolvida através da relação entre o conhecimento cientifico e os conhecimentos comuns e essa aprendizagem deve ser de qualidade e adequada á realidade dos estudantes para que assim os conhecimentos adquiridos na escola tornem-se capazes de proporcionar uma vida melhor e de mais qualidade para o aluno e para a sociedade a qual ele esta inserido, ou seja, a escola deve ter por principio desenvolver um ensino aprendizagem que permita ao aluno ter consciência dos seus direitos e deveres possibilitando assim que este seja capaz de participar e intervir na construção de uma sociedade que venha a valorizar a dignidade e o bem estar de todos em geral que compõe essa mesma sociedade.
Dessa maneira entende-se que o estágio contribui de modo profundamente significativo para a formação do professor á medida que permite que o aluno em processo de formação para exercer a profissão docente tenha a chance de praticar e ao mesmo tempo aprofundar os conhecimentos os quais foram apreendidos por estes durante o tempo já percorrido dentro da universidade, e assim usar esses conhecimentos para contribuir de maneira positiva para com o aprendizado dos alunos da escola campo de estágio.
Outro ponto a ser ressaltado é que o estágio permite que o futuro professor tenha contato direto com o espaço de trabalho o qual ele atuara durante o decorrer da sua carreira profissional, e assim sendo a experiência do estagio possibilita que o aluno aprendiz de professor conheça as normas que regem da educação e se adéqüe a elas ou tente lute contra determinadas imposições que existem dentro dos planejamentos educativos os quais atrapalham e dificultam o bom desenvolvimento do ensino aprendizagem, pois como afirma Pimenta (1994, p, 93). A atividade docente é práxi (...), é sistemática e cientifica a medida em que tenha objetivamente (conhecer) o seu objeto (ensinar e aprende) e é intencional, não casuística.
Nesse sentido fica claro que o professor deve ser preparado para atuar no propósito de alcançar o que deve ser o objetivo maior do ensino educacional que é de forma intencional ensinar os conteúdos contidos nas grades curriculares nacionais as quais são planejadas pelas autoridades educacionais e trabalhados pelos professores dentro de sala de aula. E é por isso que o estágio se constitui como uma fase de extrema importância para a formação do educador, pois e durante o estágio que o futuro professor tem a oportunidade de conhecer realmente a instituição de ensino, onde este também passa a ter noção das competências técnica, político, ético, de compromisso e respeito ás quais são exigidas do professor afim de que o ensino desenvolvido dentro dos espaços educativos possa vir a ultrapassar as paredes das escalas e provocar mudanças na sociedade em geral.









O TRABALHO DOCENTE VOLTADO PARA UMA APREENDIZAGEM DE
QUALIDADE
Sendo o professor um profissional que deve ter como principio fundamental intervir na formação da identidade dos alunos e nos processos de aquisição da aprendizagem de leitura, escrita e das demais habilidades que compõem o domínio da cultura letrada a qual, os alunos devem possuir estes profissionais tem como dever desenvolver um trabalho inteiramente voltado para facilitar a compreensão e domínio dos conteúdos trabalhados em sala de aula, e para que isso se torne possível o profissional de educação deve está em constante processo de formação para que dessa maneira sua prática possa ser constantemente inovada e o ensino não se torne apenas um repasse de conteúdos mais sim a construção de novos conhecimentos. Nesse contexto é fundamental destacar que o ato de ensinar e um ato político e social e assim sendo o educador tem que esta sempre refletindo e inovando as formas de desenvolver seu trabalho para que a educação seja desenvolvida nas instituições educativas com mais qualidade o qual seja útil para o seu dia -a- dia.
Nesse sentido é fundamental ressaltar que o professor deve sempre considerar os conhecimentos que o aluno já possui, pois:
A escolarização repousa basicamente sobre as interações cotidianas entre os professores e os alunos. Sem essas interações a escola não é nada mais que uma imensa concha vazia. Mais essas interações não acontecem de qualquer forma: ao contrario, elas formam raízes e se estruturam no âmbito do processo de trabalho escolar e principalmente, do trabalho do professor sobre e com os alunos. Tardif e Maurice. (1998,P.23).
De acordo com essa afirmativa é possível perceber que a relação professor aluno é de suma importância para o desenvolvimento do ensino aprendizagem visto, que o educador deve conhecer e considerar os conhecimentos prévios dos educandos assim, como sua realidade social e o contexto o qual este está inserido para que assim, esse profissional educacional possa iniciar o desenvolvimento do seu trabalho a partir dos conhecimentos que o aluno já possui considerando a realidade e a historia de vida do estudante, desse modo se tornara mais fácil para o professor mediar à construção de um novo aprendizado partido do já conhecido e relacionando o com o desconhecido o que, possibilitara ao aluno aprofundar seus saberes tornado-os úteis para a sua vida cotidiano visto que:

O meio é toda aquela realidade física, biológica, humana que rodeia os alunos, estando ligado, a ele de uma maneira direta, através da experiência e com a qual estavam em intercâmbio permanente. Não se pode, portanto, Precisar os limites do meio porque á medida que a criança cresce seus relacionamentos com a realidade que a rodeia se tornam imperiosos. O meio é cada vez mais amplo, se estende: meu quintal, minha rua, meu bairro, meu lugarejo (Nidelcoff, 1970, p. 10)

Nesse contexto torna-se claro que, considerar o meio o qual o estudante esta inserido é essencial para se conseguir chegar ao que deve ser o objetivo maior da educação que um ensino aprendizagem de qualidade o qual, deve ser capaz de tornar os alunos aptos para contribuir na formação de uma sociedade mais digna e humana.
Dando continuidade ás discussões referentes á prática de sala de aula, enfocaremos a seguir o trabalho pedagógico da escola campo onde se realizou o estágio supervisionado II. Na referida instituição a partir das observações feitas foi possível perceber que os profissionais que lá atuam empenham-se em um enorme esforço para fazer com que as crianças adquiram e desenvolvam as capacidades de domínio da leitura e escrita, neste sentido esse esforço pode ser considerado um ponto positivo levando-se em conta que esse deve ser um dos principais nortes o qual a educação deve seguir para promover o desenvolvimento social, cultural e geral dos formandos, porém é necessário lembrar que embora estes sejam importantes o trabalho voltado apenas para fazer com que os alunos aprendam a ler e a escrever não contempla o processo educativo como um todo visto, que este e bem mais amplo e complexo e por isso requer um conjunto bem maior de técnicas e principalmente uma grande diversidade de atividades a serem trabalhadas dentro de sala de aula afim de que assim o processo educativo seja construído por meio da pesquisa e da participação efetiva do aluno.
Com relação à prática pedagógica dos discentes da escola Carlos Alberto Dias do Rego da cidade de São Miguel onde, se realizou o estágio é oportuno esclarecer que os funcionários em geral contribuem de modo significativo com os trabalhos de classe e extraclasse, ao passo que estes dão um apoio concreto aos professores tanto na parte transportarem os materiais de apoio da brinquedoteca e outros locais onde estes ficam armazenados a pedido dos professores para melhorar a qualidade das aulas quanto na manutenção da ordem da sala de aula visto, que quando se torna impossível o aluno permanecer em classe por causa da sua indisciplina tem sempre alguém que fica com esse aluno indisciplinado em outro cômodo da escola este aluno pode então refletir sobre seus atos e desenvolver outras atividades como a leitura por exemplo.
Por tanto pode-se dizer que em tal instituição é muito valorizado o trabalho coletivo e o envolvimento de todos que compõem essa escola no desenvolvimento das atividades escolares o bom rendimento dos alunos é a maior prova disso, e se tratando da prática dos professores esta é considerada satisfatória pois tais professores procuram trabalhar atendendo as propostas contidas nos objetivos pretendidos para uma boa a Educação.
Ainda a respeito da instituição um dos pontos que podem ser considerados negativos é a falta de valorização do lúdico visto, que as crianças raramente têm a oportunidade de brincar, pois, como já foi citado a rotina da escola e totalmente voltada para a leitura e escrita o que torna o brincar uma atividade esquecida e sem muita importância para aquela instituição, porém é valido salienta que tal escola dispõe de uma brinquedoteca a qual possui um vasto e rico material pedagógico que permite trabalhar todas as formas de ensino com os alunos mas a maioria permanece intocáveis em seus devidos lugares e as crianças tem acesso apenas a uma pequena minoria enquanto que o restante é tido somente como material de decoração ao quais os alunos não podem se quer tocar . Outro fator que merece ser citado é a ausência dos pais da escola, pois alguns professores afirmam não que conhecem os pais de certas crianças pelo fato de eles nunca terem vindo à escola, o que segundo os professores compromete a aprendizagem dos alunos e dificulta a resolução de certos problemas surgidos dentro de sala de aula os quais necessitam da colaboração dos pais para serem resolvidos.
Por tanto de acordo com as teorias estudadas e com as experiências adquiridas das no estágio super supervisionado I é possível afirmar que embora a instituição Escolar onde o estágio supervisionado II ocorreu seja uma Escola que possui alguns entraves relacionados ao desenvolvimento do ensino aprendizagem esta caminha rumo a perfeição dos objetivos pretendidos para a educação do nosso pais visto, que essa escola conta com um quadro de profissionais qualificados os quais se dispõem a desenvolver um ensino que abranja os conhecimentos culturais, sociais e científicos os quais fazem parte da educação, além do mais estes contam com um vasto acervo de materiais pedagógicos e um considerável espaço físico onde tais profissionais tem a possibilidade de promover nas crianças o desenvolvimento corporal, intelectual e geral, respeitando a faixa etária assim como as limitações de cada estudante.
Outro fator que merece destaque é a relação professor aluno dentro de sala de aula na referida instituição, pois, neste espaço educativo os educadores tratam a todos os alunos da mesma maneira não importando o nível social ou a origem dos mesmos todos são iguais em sala de aula. Seguindo esse raciocínio é oportuno ressaltar que os professores dessa mesa instituição valorizam muito a participação dos alunos na realização das aulas de modo que esses profissionais incentivam os estudantes a interagirem com os conteúdos trabalhados dando a eles a oportunidade de socializarem os conhecimentos adquiridos anteriormente e aprenderem novas formas de saberes o que valoriza e incentiva o aluno a participar das aulas.
Por tudo isso torna-se possível afirmar que a escola Carlos Alberto Dias do Rego é uma escola bastante conceituada que trabalha na coletividade para alcançar os objetivos almejados durante todo ano letivo para a educação contando, com a participação dos pais e com a constante dedicação ao trabalho de todos que compõem a dada instituição.







CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CAMPO DE ESTAGIO


Esse trabalho deu-se a partir das vivências educativas no momento de estágio na Escola Municipal de Educação Infantil Carlos Alberto Dias do Rêgo, a qual está localizada na cidade de São Miguel/RN. A mesma conta com um número de 452 alunos distribuídos nos turnos matutino e vespertino.
No primeiro momento do estágio que foi a fase de observação onde foi possível constatar que a referida instituição de ensino dispõe de um ambiente propício, com espaços amplos e equipados devidamente adequados para a realização de atividades lúdicas, a escola conta também com um grande auditório para reuniões e recreação além de um espaço externo com um parque infantil, como também conta com diversos tipos de materiais didáticos pedagógicos, os quais facilitam muito no processo de construção do conhecimento.
Maioria dos profissionais que exercem funções docentes e administrativas possui graduação e/ou pós-graduação na área de educação. Durante o período de observação, percebemos a participação e integração de todos da escola na busca da construção de uma educação de qualidade onde alunos, professores e pais estejam juntos, na expectativa de atingir uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem, não apenas dentro, mas também fora do âmbito educacional, sempre em busca de subsídios que venham a favorecer esse processo de construção do conhecimento. Esse envolvimento se percebia claramente, durante o período em que estivemos na instituição, pois os professores e demais funcionários se esforçavam em manter uma relação de qualidade tanto com os alunos quanto com os pais, e sempre procuravam juntamente com a comunidade escolar, desenvolver novas formas de melhorar cada vez mais o seu trabalho.

A educação infantil (creche e pré-escola) é o primeiro espaço escolar que a criança freqüenta, e neste, ela precisa se adaptar, tendo em vista que sai de um ambiente em que "convive com poucas crianças em casa, com quem já estabeleceu um forte vínculo afetivo" que são seus familiares, e onde participa das atividades familiares com afinidade explorando os objetos e cômodos da casa. (ROSSETTI-FERREIRA; VITÓRIA; GOULARDINS, 2007, p.47)
Nesse sentido, a criança deve ser acolhida em um ambiente atraente e convidativo que favoreça a sua adaptação e que ela não sinta medo nem a falta dos familiares e ao mesmo tempo possibilite o desenvolvimento de suas habilidades e que aos poucos possa ganhar sua identidade e autonomia.
Perante este contexto o espaço físico da instituição constitui em um elemento primordial para o desenvolvimento integral da criança, pois além de viabilizar o desenvolvimento motor desta, oportuniza também o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicológicos, sociais e culturais que permeiam o processo da aprendizagem.


MINI PROJETO "APRENDER BRINCANDO" UMA MODALIDADE MAIS PRAZEROSA DE TRABALHAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O Mini Projeto "Aprender Brincando" partiu da observação das vivências no âmbito educativo no momento de estágio na Escola Municipal de Educação Infantil Carlos Alberto Dias do Rêgo localizada na Cidade de São Miguel ? RN, pólo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN/CAMEAM, onde foi possível constatar que a referida instituição de ensino dispõe de um ambiente propício, com espaços amplos e equipados devidamente adequados para a realização de atividades lúdicas.
A ludicidade se constitui como um dos principais elementos promovedores e facilitadores da aprendizagem, posto que brincando, a criança através do uso do poder da imaginação se apropria dos os conhecimentos externos e os relaciona a sua própria linguagem para assim melhor compreender e interagir com o mundo que a cerca como afirma (Bessa, 2006, p.54)
A brincadeira facilita a apreensão da realidade e é muito mais um processo do que um produto. Por meio dela, a criança percebe como se da à relação humana, explora, desenvolve noções sobre o número físico, estabelecendo novas cadeias de significados e amplia suas percepções do real.
Assim ao brincar a criança experimenta, se organiza, constrói normas para se próprio e para os outros além, de criar e recria a realidade que o rodeia o que garante uma aprendizagem dinâmica a qual, tem com base o entendimento deste enquanto ser em constante movimento que se desenvolve por meio da interação com o brinquedo e com o meio social que o cerca. É oportuno ressaltar ainda que a brincadeira favorece o desenvolvimento cognitivo,afetivo, o equilíbrio, a linguagem, a motricidade e cria condições para a transformação da consciência infantil da criança por cobrar destas formas mais complexas de se relacionar com o mundo, o que contribui significativamente para a construção do conhecimento.


De encontro com esses propósitos surge então o Projeto Aprender Brincando que tem como objetivo apresentar a equipe docente da Escola Municipal de Educação Infantil Carlos Alberto Dias do Rêgo, propostas educativas voltadas para a prática do brincar como atividade pedagógica que visa facilitar e incentiva o ato de aprender através de atividades lúdicas no espaço escolar. Para (Sousa 2006) a criança que não tem a oportunidade de brincar está como um peixe fora d`água. Ou seja, a criança na infância tem não somente o direito mais a necessidade de brincar posto, que e essa atividade influência diretamente na aquisição e no desenvolvimento nas capacidades de apreensão, cooperação, comunicação eficiente, competição honesta, e socialização além da redução da agressividade do entendimento dos seus próprios sentimentos, das suas idéias e a forma de reagir diante de determinadas situações que possam surgir ao longo da sua vida sendo assim o brinquedo possibilita a criança um nível de autonomia formidável.
Nesse sentido o Projeto "Aprender Brincando" aspirou fornecer aos docentes que atuam na Educação Infantil da Escola Campo de Estágio novas sugestões pedagógicas, as quais possibilitem a esses professores relacionar a prática do brincar com as demais tarefas realizadas em sala de aula. Tendo como objetivo maior garantir o momento do brincar como forma de o professor conhecer o aluno e de o aluno se desenvolver físico e intelectualmente visto, que brincar não é apenas diversão nem muito menos perda de tempo, mas uma forma estimular a criatividade e o convívio social.
Em síntese o mini Projeto "Aprender Brincando" deu um enfoque especial a socialização de jogos e brincadeiras educativas por meio de discussões coletivas entre estagiários e docentes da instituição educativa Carlos Alberto Dias do Rêgo, onde foi abordado os diversos benéficos que os jogos e brincadeiras trazem quando unidos as demais atividades didático-pedagógicas trabalhadas no espaço escolar.


Considerações finais
Considerado todas as temáticas abordadas concluímos que esse trabalho se apresentou como uma oportunidade impar para que nós enquanto graduandos reflitamos respeito do trabalho pedagógico e da qualidade do ensino e do espaço físico como meio facilitador do desenvolvimento físico e intelectual do aluno e da importância da brincadeira como propulsora de uma aprendizagem de qualidade. Cabendo ao professor gerir processos educativos procurando trabalhar agregando em um só conjunto os mais diversos materiais pedagógicos e as brincadeiras para assim, proporcionar aos estudantes um ensino aprendizagem capaz de contribuir com a formação de uma mentalidade consciente dos alunos.
E assim sendo é fundamental que a ludicidade tenha um lugar garantido ao longo do desenvolvimento da educação infantil para que o ensino torne-se uma atividade prazerosa a qual venha a promover o aguçamento do raciocínio lógico e a percepção do aluno e não apenas uma obrigatoriedade que deve ser cumprida a qualquer custo sem considerar as necessidades e a faixa etária do aluno para que isso aconteça e fundamental ainda levar em conta a pratica pedagógica, o espaço físico, a coletividade e os demais elementos os quais constituem as bases que sustentam o ensino e conseqüentemente a construção do conhecimento.
Sintetizando podemos concluir que esse trabalho nos proporcionou conhecer a realidade de sala de aula e intervir no processo de ensino- aprendizagem dos alunos da instituição campo de estagio, assim como nos permitiu fazer um aprofundamento dos nossos conhecimentos adquiridos enquanto graduando que devemos ter como meta principal contribuir com a melhoria da qualidade da Educação do nosso pais e dos métodos mais adequados para se trabalhar em sala de aula a fim de alcançar uma educação de qualidade para as crianças da nossa sociedade.
Por tudo isso reafirmamos que esse trabalho foi de uma imensurável importância para a nossa formação e para a nossa futura carreira profissional, pois nos proporcionou um vasto conhecimento e incontáveis reflexões sobre os mais variados temas os quais abrangem o estagio os processos educativos que fazem parte da vida do professor.

























REFERENCIAIS TEÓRICOS


BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (volume de 1 a10). Brasília, MEC/SEF, 1997
HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 20 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003.
LIMA, Maria Socorro Lucena. A Hora da Prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e ação docente. Fortaleza: Edições Democrático Rocha, 2001.
LUDENS, Homo; HUIZINGA, Johan. O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 20
OLIVEIRA, João Batista Araújo; CHADWICK, Clifton. Aprender e Ensinar: 5 ed. São Paulo: Global, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência: São Paulo: Cortez, 2004.
SOUSA, Márcia Helena de; MARTINS, Maria Aurora Mendes. Psicologia do desenvolvimento. Curitiba: IESDE, 2006.204p.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Só Brincar ou Brincar para Aprender?São Paulo: Contexto, 2006.
WALLON, H. Ausência de planos distintos no pensamento da criança. In: WEREBE, M. J. G & NADEL-BRULFERT, J. (orgs.). Henri Wallon. São Paulo, Ática (Coleção Grandes Cientistas Sociais, S2). 1986 a.
TARDIF, Maurice, LESSARD, Claude. O trabalho docente: 4 ed. Petrópolis:vozes, 2008.






Autor: Antania Socorro Virgino Saraiva


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