Ação docente em ambientes virtuais de aprendizagem



O tema deste projeto é “Ação docente on-line em ambientes virtuais de aprendizagem”. A escolha se deve ao pleno reconhecimento que o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação tem suscitado inúmeras mudanças na sociedade e que, conseqüentemente, surgem novas exigências para a Educação e que requerem novas competências dos professores.

            Neste cenário, percebe-se a necessidade de um processo de ensino-aprendizagem compreendido enquanto contínua construção de saberes, que seja capaz de formar cidadãos responsáveis, críticos e reflexivos, preparados para constantes desafios. Isto pressupõe abordagens educacionais inovadoras, pautadas não apenas na transmissão de informações, mas que fomentem o desenvolvimento de pesquisas e estimulem a descoberta.

            Com o avanço das tecnologias, principalmente, após o surgimento do computador e da Internet, a concepção de Educação a Distância como mera distribuição de informações, no modelo “emissor- receptor” precisa ser superada. A ação docente em ambientes virtuais de aprendizagem deve partir de uma visão oposta aos sistemas instrucionais fundamentados na relação vertical entre professores e alunos.

            Ao basear nestes pressupostos, as instituições atuam com EAD, possuem um desafio de transformar a separação do professor e do aluno em uma relação de proximidade e o professor deve incentivar, por meio de sua prática pedagógica, o desejo pelo aprender.

            O aluno deve ter uma postura autônoma e praticar o exercício da curiosidade, visando à produção do conhecimento significativo e crítico, para que possa atuar na sociedade de maneira transformadora.

            Dessa maneira, as novas tecnologias quando trabalhadas adequadamente e contextualizadas com as práticas pedagógicas emergentes, possibilitam que o processo de aprendizagem desenvolva o potencial intelectual dos alunos, permitindo a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e competências. Para que a educação mediada pela tecnologia seja efetiva, é importante a reflexão da prática pedagógica e respeito pelo desenvolvimento do aluno.

 


Autor: Mônica Cristina Garanhani


Artigos Relacionados


ReflexÃo Sobre A PrÁtica PedagÓgica

MediaÇÃo PedagÓgica Nos Ambientes Virtuais De Aprendizagem: ImportÂncia Para A Aprendizagem Significativa

Professores E Alunos: As Possibilidades Interativas Do Mundo Virtual Para A RelaÇÃo Ensino Aprendizagem

As Tecnologias No Contexto Escolar

Novas Tecnologias Na EducaÇÃo

Desenvolvimento Textual De Alunos Do 6º Ano Do Ensino Fundamental, Utilizando A Tecnologia

Tecnologia E Qualidade Na Educação Básica