TEMA: LIDANDO DE FORMA CORRETA COM OS PROBLEMAS QUE CERCAM NOSSAS VIDAS.



REFERÊNCIA BÍBLICA: "Nada temas das coisas que hás de padecer." (Apocalipse 2: 10).

INTRODUÇÃO:

"O estudo continuo da Palavra de Deus... Nós dá segurança para enfrentar as intempéries da vida. Observe os crentes que estão enraizados e firmados na Palavra de Deus, e descobrirão que desfrutam de muita paz mesmo em meio a um amontoado de problemas. Mas são aqueles que não estudam a Bíblia, que não a conhecem, que ficam facilmente desnorteados quando surge algum pequeno problema ou leve perseguição, comprometendo de vez a paz que sentem. Basta não mais que um pequeno sopro de oposição para que a paz acabe inteiramente".

PENSAMENTO DA MENSAGEM: Muitas pessoas entendem a igreja, é a vida cristã, como a Arca de Noé. Somente quando a vida está um verdadeiro dilúvio e elas não enxergam mais saídas para seus problemas é que se volta para Deus e procuram a igreja. Quando o dilúvio acaba e cessam as tempestades da vida, quando Deus pela sua imensa misericórdia e poder, cura, liberta e salva, saem da igreja e esquecem que Cristo é nosso bem maior.

MENSAGEM DE TRANSIÇÃO: "Se você é um cristão dedicado, você estará sempre enfrentado problemas... Seja no meio de um ou saindo de um ou entrando em mais um." Por essa razão, devemos aprender lidar de forma correta com os problemas que cercam nossas vidas.

I.ÀS VEZES DEUS PERMITE SERMOS ACOMETIDO POR PROBLEMAS... COM O FIM...DE APERFEIÇOAR NOSSAS VIDAS..

"Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos." (Salmos 119: 71).

O salmista chegou a sabia conclusão, que as dolorosas aflições que enfrentou, contribuíram para fazer com que ele aproximasse mais de Deus. Certo dia, um forte vendaval varreu certa cidade. A poeira rodopiava, galhos tremiam e se sacudiam ao vento. Mais tarde, quando certo homem apanhava os pedaços de madeira, deixados em sua rua pelo temporal, ele observou com surpresa, que os galhos que pegava estavam secos e mortos. Nenhum dos pedaços tinha folhas verdes. Obviamente os fragmentos caídos não tinham vida e eram inúteis para as árvores. Então o homem recordou das muitas vezes em que Deus permitiu que sua vida fosse sacudida e golpeada pelas circunstâncias. Ás vezes parece que o nosso ser e desafiado e ameaçado pelos ventos da adversidade. Esta e uma verdade que temos que considerar: "Deus inúmeras vezes tem permitindo que nossa vida seja agitada e sacudida para lançar fora as coisas inúteis da nossa vida. Por isso: aquilo que parece ser uma grande perda em nossas vidas, é na realidade o modo de Deus lançar fora de nossa vida, todo galho seco e imprestável, pense nessa verdade, e nunca desanime diante das adversidades.

II. QUANDO OS PROBLEMAS SE TORNAM... UMA REALIDADE EM NOSSAS VIDAS... OS INIMIGOS DO CRISTIANISMO TENTEM A COLOCAREM EM CHEQUE A FIDELIDADE DE DEUS.

Juizes 6:12-13 Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio?

Quando as lutas contra o povo de Israel eram avassaladoras, é Gideão ouviu a mensagem de que Deus era com ele... De imediato, ele questionou. Se Deus e conosco... Porque estamos sendo afligidos brutalmente pelos midianitas. Durante séculos este mesmo questionamento tem sido feito a muitos servos do Senhor que enfrentam duras provações, com o objetivo de colocar em cheque o caráter e a fidelidade de Deus para com os seus filhos. Certa mulher, que enfrentou diversas tragédias em sua vida. Deixou uma carta escrita: "Quando meu filho mais novo, que estava cumprindo seu serviço militar na Alemanha morreu apenas um ano depois que meu filho mais velho foi morto em um acidente de ônibus, muitas pessoas se mostravam céticas a respeito de minha fé. Elas não acreditavam na suficiência de Deus em atender as minhas necessidades reais e profundas diante das crises que estavam machucando a minha alma. Algumas delas escreveram perguntando: 'E agora, o que você pensa sobre seu Deus? ' Bem, o fato principal em relação à minha fé é que não sinto amargura diante do meu Deus. Foi por Ele ter permitido que eu experimentasse dificuldades, tragédias e crises que pude tê-lo sempre bem junto a mim, contando com a intimidade de Sua presença. Ele me deu forças para enfrentar todas essas situações e eu pude ser edificada em todas elas. Eu sei que Deus me ama e eu sei que sou Sua filha." Muitas vezes nos vemos diante de situações onde tudo parece desabar diante de nossos pés. Lutas tremendas, decepções terríveis, fracassos traumáticos e batalhas que deixam cicatrizes que julgamos jamais poderem ser apagadas. Olhamos para a frente e percebemos que o castelo de nossos sonhos está desmoronando sem que saibamos o que fazer. Qual a melhor atitude a tomar? Zangarmo-nos contra o mundo? Contra os nossos amigos? Contra Deus que muitos julgam ter virado as costas diante de nossas crises? A melhor maneira de vencermos os momentos difíceis de nossa vida é buscando estar o mais próximo possível de Deus. Pois nELE encontraremos o conforto que necessitamos para vencermos os problemas da vida. Portanto... Se tua vida esta semelhante à da mulher que perdeu os dois filhos e teve sua fé duramente questionada por pessoas incrédulas... Não opte em ir pelo caminho da duvida, muito menos entre em contenda contra as pessoas céticas, jamais questione a fidelidade de Deus... Pois um fato notório! E que o cristianismo não e uma formula mágica, que nós isenta de passarmos por lutas. Mas a grande verdade edificadora... "E que", nos momentos em que a vida se torna mais cruel contra nós, é que desfrutamos mais intensamente do cuidado, e da presença de Deus... Pois Deus sabe que só assim teremos forças para enfrentarmos as adversidades da vida.

III. COLOQUE TODOS OS PROBLEMAS NAS MÃOS DE DEUS... POIS COM DEUS... ELES DEIXAM DE SEREM PROBLEMAS... E PASSAM A SER SOLUÇÃO PARA NOSSAS VIDAS.

"Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1: 37)

Para o homem, os problemas fazem parte do teu contexto de vida, e uma dura realidade que todos enfrentam. Porém para Deus, não existe problema... Mas sim solução, que tem como objetivo abençoar o ser humano, pois para Deus nada e impossível. Ao ser cumprimentado pelos seus saborosos biscoitos caseiro, certo cozinheiro falou aos ouvintes: Considere apenas os ingredientes utilizados para se fazer esses biscoitos. A farinha por si só não tem bom sabor, nem o fermento em pó, nem a manteiga, nem as demais coisas necessárias. Porém, quando eu os misturo e coloco no forno, ao sair tudo está muito bom. Muitas situações por que passamos parecem sem sabor e até ruins, mas Deus pode misturá-las numa perfeita combinação, é transformar tudo em um perfeito banquete. Bem-aventurados somos quando aprendemos a colocar cada área de nossas vidas no altar de Deus. Ele tem o melhor para nós, é certamente, fará de tudo para que a nossa felicidade seja completa. Cada passo que damos, cada investida na busca de um grande propósito, cada esforço praticado na concretização de um sonho, nada será inútil se a nossa confiança estiver alicerçada no Senhor. Mesmo que as etapas percorridas pareçam infrutíferas, sabemos que o Senhor juntará tudo e o resultado será um banquete de alegria e bênçãos. Muitas vezes nos inquietamos com insucessos passageiros. Deixamo-nos abater pela circunstância momentânea e queixamo-nos por não alcançar o tão sonhado objetivo. O que não percebemos é que aquele minúsculo fracasso nada mais é do que um ingrediente para a construção do bolo de nossa felicidade. A vida não é constituída apenas de vitórias, aplausos ou honrarias. Para se chegar a um lugar determinado, muitas vezes, além dos pastos verdejantes, precisamos molhar os pés em pântanos e esforçarmo-nos atravessando montes. Mas, o que nos motiva em todo o percurso é saber que, com perseverança e fé, mesmo diante das dificuldades no caminho, nós chegaremos lá, pois para Deus nada e impossível.

CONCLUSÃO

As adversidades sobre a ótica de Deus têm como objetivo despertar em nós capacidades, que em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas. Portanto os Problemas que cercam nossas vidas é exatamente o que Deus usa, a fim de nós prepararmos para coisas muito melhores. Sabedores desta verdade os cristãos nunca devem permitir que as adversidades o derrube, a não ser que seja de joelhos.

Autor: Antonio Eugenio Fortes Pacifico Data:08/01/2011

Autor: Antonio Eugenio


Artigos Relacionados


As Bênçãos De Deus

Jesus Cristo É A SoluÇÃo

Deus È A Fonte Da Nossa ExistÊncia

Deus Trabalha No SilÊncio

Aprenda Amar

O Quando De Deus!

Tema: Princípios Acerca De Deus Que Edifica Nossas Almas.