Bem Estar




O crescente número de animais de companhia, principalmente nos grandes centros urbanos, junto com o estreitamento entre a interrelação homem-animal, particularmente com cães e gatos, representa uma série de papeis fundamentais na sociedade atual, onde uma das principais, frente ao desenvolvimento tecnológico aliado a uma reclusão social, é o bem estar; especialmente para os idosos, portadores de necessidades especiais e crianças.
Pode-se desta forma, ponderar sobre a relação do bem estar animal com o bem estar humano, onde se visualiza a dependência de ambos. A partir deste ponto de vista, tem-se que o cuidado com o animal está relacionado direta e indiretamente com a saúde física e mental do proprietário. A utilização de animais na inclusão social ou para o auxilio ao tratamento de diversas doenças, já são amplamente utilizadas nos principais centros médicos mundiais. Como a utilização da equiterapia, que consiste na utilização de cavalos para a reabilitação psicomotora de acidentados e portadores de diversas síndromes; o cão "doutor", que percorre hospitais juntos com os "doutores da alegria", acelerando a recuperação dos internos, principalmente as crianças.
É recomendado para um melhor desenvolvimento mental, que as crianças tenham convívio com os animais, tornando-as mais extrovertidas, sociáveis e calmas, ao mesmo passo que para muitos idosos, tornam-se a principal companhia, garantindo-lhes maior disposição, coordenação e acuidade mental, além de afeto gratuito e retribuído.
Consequentemente as funções do médico veterinário evoluíram, deixando de ser meramente medicina curativa para se tornar fundamentalmente preventiva. O relacionamento médico-paciente-proprietário está mais fortalecido, influenciando de maneira tal, o desenvolvimento de tecnologias para diagnósticos mais precoces e precisos, que faz do médico veterinário um dos maiores e melhores agentes de saúde pública, capaz de avaliar e interpretar os sinais e os sintomas que o seu animal de companhia apresentar.
Para garantir uma boa saúde, é necessário que se leve regularmente os animais a um veterinário qualificado, que esteja capacitado e atualizado com o que há de melhor para proporcionar um atendimento com carinho, qualidade e eficiência; para que sua mascote possa ser examinada, vacinada corretamente e vermifugada. Com essa melhoria no atendimento, tornando-se mais personalizado, junto com uma maior e melhor consciência dos proprietários, que já não são mais tão leigos sobre o assunto, os animais estão conquistando uma melhor qualidade de vida e Consequentemente, uma expectatividade de vida muito superior aos observados há 10 ou 15 anos.

Autor: Filipe De Albuquqerque E Silva


Artigos Relacionados


Animais De Estimação Para Crianças

Castração De Animais Errantes E Peridomiciliares

Jogos De Animais

Reiki - Energia Universal

Eutanásia, Um Mal Necessário!

Por Que Dizemos: Fui Tratado(a) Como Um Animal?

O Papel Da Medicina Veterinária E Do Poder Público No Controle De Zoonoses