A vida de Funakoshi Guichin e o espírito da verdadeira arte marcial



O karatê é a arte marcial mais popular do mundo, e isto graças ao labor de um homem de baixa estatura, e de família modesta, o qual nasceu tão debilitado, que seus próprios pais não criam que sobreviveria; seu nome é Funakoshi Guichin, mais conhecido como o pai do karatê moderno. Funakoshi era um verdadeiro visionário, pois saiu da ilha de Okinawa somente com uma mala, deixando esposa e filhos e se sujeitando a passar fome em Tóquio para concretizar uma visão ? difundir arte do karatê primeiramente no Japão e depois ao mundo. Talvez o mestre pensasse: "Um conhecimento tão sublime para mim deve ser compartilhado também com o mundo". E isto ele fez com amor, e em amor andou todos os dias de sua vida, e até o último suspiro foi amado entranhavelmente pelos seus discípulos, que o amavam como um pai, pois se doou com todo o seu ser aos homens e à arte que aprendera na pequena ilha de Okinawa.

Funakoshi encarna o artista marcial de verdadeira coragem e virtude moral. Seu valor trancendia sua técnica marcial; também era um homem honestíssimo, sensível,e grande erudito em filosofia oriental, especialmente em Confúcio. O que Funakoshi mais procurou divulgar nas suas andanças pelo mundo, por incrível que pareça, não foi o karatê como eficiente técnica de auto-defesa, mas a sua filosofia prática. Uma filosofia prática, também chamada de filosofia moral, consiste num modo de vida consciente e coerente. Para o mestre do shotokan, a arte marcial não deveria limitar-se a socos e chutes, e para ele, miserável do lutador que pensasse de forma diferente. Na sua auto-biografia chamada Karatê-do o meu modo de vida, narra várias oportunidades que teve de lutar, mas soube solucionar pacificamente todos os seus conflitos. Suas aulas não se limitavam às técnicas de auto defesa as quais aprimorou durante toda a sua vida; Funakoshi era também um excelente mestre de generosidade, altruísmo, e disciplina; e disciplina tal que o fez praticar seus katas até desmaiar no início do seu treinamento, os quais praticou até seus 90 anos de idade todos os dias.

É lamentável que nos nossos dias o verdadeiro espírito da arte marcial, testemunhado tão marcantemente na vida de Funakoshi, como na vida de muitos outros mestres, tem se perdido. E se a filosofia prática do budô, (a saber, o Judô, e aikidô) tem se perdido, como igualmente nas outras artes marciais tradicionais, ao menos no ocidente, mais ainda tem ocorrido nas modalidades modernas, as quais se prostituiram totalmente. Hoje é comum vermos pseudo-lutadores de MMA (arte marcial mista) que treinam 6 meses, e saem espancando inocentes em bailes para demonstrar que são fortes, e o pior de tudo, são estimulados por muitos instrutores a agirem assim. Estes infelizmente são aqueles miseráveis lutadores referidos, pois não entenderam nada do que seja a autêntica arte marcial. Mesmo que estes pseudo-lutadores para provar sua força tenham coragem para visitar academias de arte marciais tradicionais para desafiarem seus praticantes continuariam sendo miseráveis pois negligenciam o mais importante da arte marcial, a saber, a modéstia, a honestidade, o altruísmo e o respeito. Funakishi sempre dizia: " O karatê deve sempre começar e terminar com a manifestação de cortesia."Assim como a mulher que se prostitui, perde sua dignidade, o religioso que ao roubar o dinheiro da igreja comete sacrilégio, igualmente o praticante de determinada arte marcial, esvazia sua arte de todo significado moral e espiritual ao reduzi-la a socos e pontapés e aplicados da maneira mais estúpida possível.

O meu conselho é que os instrutores, tanto de karatê como das demais artes marciais tradicionais, regressem às suas raízes filosóficas através do estudo da história de seus estilos e dos mestres que transmitiram estes saberes milenares. Dessa forma poderemos efetivamente formar verdadeiros guerreiros tanto para a auto-defesa como para tornar nossa sociedade mais justa, pois, de medíocres e miseráveis o mundo já está repleto.


Autor: Moisés Do Vale


Artigos Relacionados


Os Esportes Em SÃo Carlos - O Karate-do

Os Maiores Blogs Sobre Luta E Artes Marciais

Qual A Melhor Arte Marcial?

Escolas, Estilos E Federações De Karate

A Origem Do Taekwondo

Autodefesa Para SeguranÇa PÚblica

Defesa Pessoal Como Método Não Letal Para A Segurança Pública