AVALIAÇÃO



A avaliação é um tema muito polemico na área da educação, muitos confundem o processo de examinar com o verdadeiro sentido de avaliar, a avaliação deve ser utilizada como mais uma ferramenta de trabalho em busca de um melhor aprendizado, deixando de lado a idéia de classificação, reprovação e conseqüentemente a exclusão.
A avaliação é um parâmetro para que o professor possa se utilizar das informações por ela diagnosticadas para poder melhorar a sua atuação em sala, se necessário. Também serve para que ele possa verificar até onde o aprendizado foi significativo e onde deixou falhas, que devem ser todas corrigidas. O erro dos alunos precisa ser discutido em sala, não necessariamente expondo o aluno, mas principalmente, esclarecendo uma dúvida que pode ser de mais do que de um aluno.
Esses momentos de reflexão sobre os erros e as dificuldades dos alunos devem ser transformados em situações de aprendizagem, a avaliação é feita continua e paralelamente com todas as atividades do cotidiano, não havendo a necessidade de um dia apenas para a execução de uma prova, pois a avaliação tem que estar presente em todas as situações de aprendizado, e o aprendizado acontece a todo o momento.
Dessa forma, a avaliação deixa de ter um caráter exclusivo, eliminatório e sem respeito ao ritmo de cada aluno, não é mais uma atividade pontual, ela é um instrumento mediador, onde o professor pode analisar o desempenho do aluno no processo de aprendizagem, respeitando assim, dentro de diferentes contextos o ritmo de aprendizagem de cada aluno.
Autor: Graziela França Da Silva


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