A Construção da Nacionalidade na Literatura.



A discussão teórica acerca de um assunto modelado pela ordem social, e modalidades da escrita, denotam diálogo proveitoso com outras áreas do conhecimento. Meu estudo, confere lugar de discussão sobre a construção da nacionalidade, por meio da Literatura Infantil.

No primeiro momento, analisarei o Dramaturgo Henrique Coelho Neto estudando à sua obra, minuciosamente, para tentar achar rastros da construção de uma nacionalidade brasileira, se utilizando das marcas de seu tempo. Faz necessário, portanto, investigar as disposições afetivas de nacionalismo nas obras que o autor nos deixou.

Coelho Neto se insere no movimento de nacionalização de nossa literatura, sua escrita tendenciava em prol da face brasileira, na medida em que tentava-se fundar uma literatura própria com características peculiares do torrão tupiniquim, existiam várias dificuldades de âmbito cultural, social e político. Pois, a conjuntura e o pano de fundo do período não ajudavam a uma homogenização de uma literatura nacional, em plena transição do Regime Imperial para Republica sem esquecer dos "embates entre monarquistas e republicanos, escravistas e Abolicionistas, Liberais e Conservadores, isto é, tradição e modernidade são ingredientes que compõem o tecido social, gerando uma época de incertezas e contradições".(COUTINHO,1969.P.14)

Autor: Romero Da Silva Benevides


Artigos Relacionados


Um Olhar Sobre A Realidade Através Da Arte Visual Em Diálogo Com A Literatura Brasileira

Literatura Conteporãnia Brasileira: Modernismo, Diversidade Cultural E Niilismo

O Uso Da Literatura Infantil Na PrÁtica PedagÓgica: A Abordagem Do Orientador Educacional

A Literatura Infantil E O Referencial Curricular Nacional Para Educação Inafntil

A Importância Da Literatura Afro-brasileira E Africana No Ensino Fundamental Do Sesc/petrolina

Breve Panorama HistÓrico Da Literatura Infantil No Brasil E A Sua RelaÇÃo Com O Sistema Educacional Brasileiro.

Literatura Infantil: Uma HistÓria Dentro Da HistÓria