A avaliação como propósito para melhoria da educação nas escolas públicas
A avaliação vem sendo apontada como um dos fatores responsáveis pelo fracasso escolar, a despeito disso ano após ano não se percebe uma mudança no ato de avaliar, nas salas de aula os alunos continuam sendo alvo de avaliações que visam tão somente detectar o quanto eles aprenderam o que significa que o professor ainda se mantém atrelado a velhos paradigmas muito utilizado em um passado longínquo, esquecendo que o mundo evoluiu, devendo-se colocar em prática todo instrumental disponível no âmbito teórico buscando alcançar uma melhora substancial em relação ao aproveitamento do corpo discente de quaisquer estabelecimento de ensino.
Os processos que envolvem as reações dos seres humanos diante de estímulos recebidos, servirão como base na construção de uma sociedade mais humanizada. Contudo muitos educadores ainda não se familiarizaram de como deve-se avaliar os alunos.
É através de uma boa avaliação que pode-se aprender e colocar em prática o que há de melhor para avaliar bem uma pessoa. Porém muitos dos educadores brasileiros ainda estão presos a uma prova até porque é assim que acontece nos vestibulares da vida ou outros meios de levar os estudantes a uma faculdade, ou a um emprego, no entanto pode-se colocar em prática considerando os preceitos dos PCNs, que é não fazer apenas aquela avaliação quantitativa através de "provas", mas também avaliar o potencial do aluno, ver se o mesmo está preparado para seguir em frente com os estudos, isto é, fazer também a avaliação qualitativa, que de uma maneira ou de outra irão ser focalizadas em uma nota, mas é através dessa nota que o aluno irá provar que pode seguir em frente. Logo intervenções adequadas podem ajudar os alunos a prestarem atenção em pontos importantes do aprendizado.
Autor: Elziete Lima Muniz
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