TEORIA DA INTELIGÊNCIA MÚLTIPLA



TEORIA DA INTELIGÊNCIA MÚLTIPLA

Edmilson José de Sousa1
Pablo Niomar Pereira2
RESUMO
Este estudo tem por objetivo mostrar através de revisão da literatura a visão sobre inteligência múltipla proposta por Dr. Howard Gardner. A teoria de Gardner capacita nós professores em diferentes modos de atuar. Com base nas teorias de Gardner conseguimos avaliar vários pontos das inteligências, não somente os dois pontos cobrados pela sociedade, que são a lingüística e a lógica. A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória com busca ativa em acervos dos periódicos da Bireme com as palavras chaves: teoria; inteligência; Gardner.
Palavras - chave: múltiplas; inteligência; Gardner

INTRODUÇÃO
Na França no século XX, foi criado pelo pedagogo e psicólogo Alfredo Binet, um instrumento que pudesse testar habilidades das crianças da primeira série. Este instrumento deu origem ao primeiro teste de inteligência para avaliar as crianças nas áreas verbais e lógicas,(1,2) abrindo portas para o atual teste de QI (Quociente Intelectual).(2)
Em 1985 baseando se nesta teoria o Norte Americano Dr. Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard, questionou a tradicional visão de inteligência, onde predominava as habilidades lingüísticas e matemáticas. Gardner não acreditava que o indivíduo era capaz de desenvolver apenas dois pontos intelectuais.(2) Depois de muitos anos de pesquisas sobre a inteligência humana, Gardner concluiu que o cérebro do homem possuia sete tipos de inteligências, porém a maioria das pessoas desenvolve uma ou duas.(1,2,3)
Isso mostra porque um indivíduo que tem habilidades em cálculos, pode não ter muita habilidade com expressão artística. Segundo Gardner, é raro o individuo que possui diversas habilidades intelectuais desenvolvidas.(3)

Com base na teoria de Gardner (1), podemos citar Albert Einstein como um dos casos raros de genialidade, que foi um excelente fisico, matemático, teorista e inventor. Por outro lado, Gardner afirma também que são raros os casos de pessoas que não possuem nenhuma habilidade intelectual, porém podem desenvoler uma ou duas habilidades.(1,2)
Gardner estudou também o desenvolvimento de diferentes habilidades em crianças normais, crianças superdotadas, adultos com lesões cerebrais, excepcionais (crianças autistas). Diante dessa pesquisa Gardner comprovou que os adultos com lesões cerebrais e crianças autistas não perdem a intensidade de sua produção intelectual, mas perdem algumas habilidades.(1)
Gardner contesta o teste de QI e afirma que este só avalia capacidades lógicas e lingüísticas, únicas valorizadas na sociedade, propondo a enfatização de outros tipos de inteligências.(2)
Para o estudo de Gardner foram utilizadas diversas fontes, como o desenvolvimento normal e o desenvolvimento do individuo talentoso, garotos prodígios, crianças autistas, crianças com desvio de aprendizados e análises da perda das capacidades de cognição em pessoas com lesões cerebrais. Dentre às setes teorias destacada por Gardner encontramos: Lógica-matemática, Lingüística, Musical, Corporal- cinestésica, Espacial, Interpessoal e Intrapessoal.
Inteligência Lógico-Matemática
É a capacidade lógica e matemática. Envolve a capacidade de reconhecer padrões, trabalhar com símbolos, números, formas geométrica, manejar processos matemáticos mentalmente com certa dificuldade em esboçá-las, elaborar perguntas que ninguém fez, identificar problemas e resolvê-los. Tal inteligência possui uma natureza não-verbal, de modo que a solução de um problema pode ser construída antes de ser articulada. Algumas pessoas sábias realizam grandes façanhas de cálculo sem sequer saberem se comunicar, ou até mesmo não realizarem simples operações de adição ou subtração, apenas vêem a resposta do problema. Está presente nos cientistas, programadores de computadores, contadores, advogados, banqueiros e matemáticos.(1,2)

Inteligência Lingüística
Esta é manifestada no uso da linguagem seja escrita, falada ou através de outro meio. Na inteligência lingüística o individuo tem facilidade e necessidade da escrita para compreender ou aprender alguma coisa. Presente nos poetas, escritores, atores e comediantes entre outros.(2)
Inteligência Musical
A inteligência musical se baseia no reconhecimento de padrões tonais, facilidade de identificar uma nota pela ausculta incluindo sons do ambiente, ritmos e batidas. Inclui também capacidades para o manuseio avançado de instrumentos musicais. É destaque dos músicos, cantores, compositores e maestros.(2,3)
Inteligência Corporal-Cinestésica
A inteligência corporal-cinestésica está relacionada com o movimento físico onde o individuo tem facilidade em aprender desde que seu corpo esteja em movimento. É o individuo que tem dificuldade em ficar parado, consegue ler movimentos e ser ágil em alguns deles. Tem habilidades de conhecer a expressão e emoção da dança e linguagem corporal ou praticar um esporte, por exemplo. A inteligência corporal-cinestésica pode ser observada em atores, atletas, mímicos, artistas circenses e dançarinos profissionais. Muitas crianças têm a inteligência corporal ? cinestésica, que muitas vezes é confundida com hiperatividade.(1,2)
Inteligência Espacial
A inteligência espacial é a capacidade de formar modelos mentais (imagens) e operar com tais imagens. A imagem não é necessariamente visual, pode ser construída uma imagem tátil, por exemplo, que é o que geralmente faz uma pessoa cega ao tatear objetos. Esta inteligência lida com atividades como as artes visuais, a navegação, a criação de mapas e a arquitetura. Engenheiros, escultores, cirurgiões plásticos, artistas gráficos e arquitetos dependem desta inteligência para atuarem com êxito.(1,2)
Inteligência Interpessoal
Esta primeiramente baseia-se no relacionamento interpessoal e na comunicação. Com habilidades na comunicação, cooperatividade com os indivíduos de um grupo e habilidade de interpretar comunicação verbal e não-verbal. Facilidade de captar alterações do humor, temperamento, motivações, intenções de outro individuo. Em sua descrição grosseira a pessoa tem facilidade de poder ler os outros mesmo que tentem esconder seus desejos e intenções. Habilidade intelectual pode ser confundida com crenças. A inteligência interpessoal é desenvolvida nos professores, terapeutas, políticos e líderes religiosos.(1)
Inteligência Intrapessoal
A inteligência intrapessoal esta relacionada aos estados interiores do ser, à auto-reflexão. É a capacidade do individuo formar uma visão criar conceitos criteriosos sobre si mesmo. Esta envolve o conhecimento dos aspectos internos de cada um, como o conhecimento dos sentimentos, a intensidade das respostas emocionais, a auto-reflexão e um senso de intuição avançado. Sem muitas duvidas nas tomadas de decisões. "Age com a razão e não com a emoção". Possuem inteligência intrapessoal os filósofos, conselheiros espirituais, enfermeiros, psicólogos e pesquisadores de padrões de cognição.(1)
O que acabamos de ver foram definições das sete inteligências, baseadas na teoria de Gardner. Hoje podemos observar outras teorias sobre a inteligência múltipla em artigos disponíveis em periódicos online, como exemplo a inteligência naturalística, que é a capacidade do individuo se relacionar com a natureza. A inteligência pictórica ou pictográfica, que é a habilidade para o desenho.

OBJETIVO
? Conhecer as teorias das inteligências múltiplas descrita por Dr. Haward Gardner.
? Demonstrar a visão proposta por ele.
? Caracterizar as tendências dos indivíduos no seu contexto.

JUSTIFICATIVA
Neste estudo, pretendeu - se conhecer as teorias, aprofundando-se no conteúdo descrito por Gardner sobre as múltiplas inteligências. O conhecimento e o aprofundamento da Teoria das Inteligências Múltiplas se fazem necessários para a compreensão do indivíduo no contexto em que ele se encontra. Tal conteúdo é interessante para o docente, pois poderá avaliar melhor a capacidade do aprendiz para determinadas funções, podendo direcioná ? lo para a que provavelmente terá melhores resultados.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada foi baseada na exploração bibliográfica dos conteúdos teóricos sobre os conceitos de inteligência e suas teorias. Foi consultado o acervo virtual da Bireme no período de 26 de março de 2010 a 29 de março de 2010. Para a obtenção dos artigos pesquisados foram utilizadas as seguintes palavras ? chave: Teoria; Inteligência; Gardner.
RESULTADO E DISCUSSÃO
O conteúdo explorado foi analisado do ponto de vista dos pesquisadores como docentes da área da saúde, sendo considerado necessário para a prática da docência em saúde. O fato de haverem mais teorias, não apenas duas, para serem trabalhadas facilita o trabalho do docente na capacitação de seus alunos, tornando fácil o direcionamento do mesmo para determinadas áreas de atuação. Melhora também o relacionamento e convivência entre indivíduos do mesmo grupo pela melhor compreensão de suas habilidades e maior facilidade para trabalhar com as dificuldades de cada um, uma vez que o docente tem maior capacidade analítica, pois trabalhará com novos conceitos em avaliação. Propõe ? se a realização de novos estudos de campo na área da docência em saúde, uma vez que há poucos estudos sobre o assunto das Teorias da Inteligência Múltipla aplicada ao ensino teórico ? prático dos processos para a saúde.

Bibliografias

1. GAMA M.C.S.S. A Teoria das Inteligências Múltiplas e suas implicações para Educação Especial pela Universidade de Colúmbia, Nova Iorque, acessado em [28/03/2010] disponível em: http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html.

2. KRUSZIELSKI. L. A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner. Acessado em [29/03/2010] disponível em: http://www.oestrangeiro.net/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=27

3. Teoria das Inteligências Múltiplas. O que é esta teoria. Psicologia Copyright © 2004 - 2007 Sua Pesquisa. Acessado em [27/03/2010] disponível em: http://www.suapesquisa.com/educacaoespozrtes/inteligencias_multiplas.htm.

4. MAROT.R. O Conceito de Inteligência. Acessado em: [27/03/2010] disponível em: http://www.psicosite.com.br/pro/art004.htm

5. CARDOSO.S.H. Porque Einstein foi um gênio?, Revista Cérebro & Mente. Universidade Estadual de Campinas Unicamp. Acessado em [28/03/2010]. Disponível em: http://www.cerebromente.org.br/n11/mente/eisntein/einstein-p.htm









Autor: Edmilson J. Sousa


Artigos Relacionados


Sucesso Ou Fracasso?

Administrando Inteligências Múltiplas

A InteligÊncia Do Dia A Dia!!

Inteligência Múltipla

Teoria Das InteligÊncias MÚltiplas

O Cérebro Nosso De Cada Dia: O Depósito Das Inteligências Múltiplas Humanas

A Teoria Das Inteligências Múltiplas