Desenvolvimento humano no processo educativo



Desenvolvimento humano no processo educativo
Aceleração da Aprendizagem


Acadêmica: Lucinete Mesquita
Tutora: Vera Maria Ribeiro Froz Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso PED 9861 ? Prática do Módulo III
04/12/2010


RESUMO

A finalidade desse trabalho é apresentar as principais ideias sobre uma pesquisa, voltada à compreensão do Projeto Aceleração da aprendizagem, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima no município de Bom Jesus do Tocantins-PA. Destacando a importância do projeto no desenvolvimento humano dos alunos, sendo que o mesmo é voltado para recuperar alunos com defasagem; idade-série e a recuperação da auto-estima, destruída depois de anos de reprovação.


Palavras-chave: Fracasso escolar. Auto-estima. Aceleração da aprendizagem.


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho descreve os objetivos, a metodologia e os resultados de uma investigação sobre o trabalho de ensino e aprendizagem desenvolvido na turma de Aceleração da Aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima.
Com objetivo de propiciar o reconhecimento ao belíssimo trabalho feito pela equipe escolar, juntamente com a secretaria de educação, e principalmente pela professora da turma que arregaçou as mangas, fazendo a diferença, em uma turma de alunos desmotivados, e com vários problemas de aprendizagem e comportamento.
Os procedimentos de coleta de dados para constituição deste trabalho incluíram: visitas às salas de aula, visando a observar a organização do espaço, a rotina diária da sala de aula, à interação professor-aluno, quanto a metodologia e material usado na aquisição de conhecimento; registros fotográficos dos alunos em suas rotinas diárias. Para complementar essas informações, foram coletados materiais produzidos pelos alunos e documentos escolares importantes como diagnósticos e produções textuais. Além disso, foram feitas entrevistas com os agentes envolvidos no projeto: a secretária de educação Josiene Gonçalves ,a diretora de ensino Mizialva Costa, coordenadoras de ensino Edany Ramalho e Juscilene Rafael, professoras de ex- alunos da turma aceleração da aprendizagem Rina Márcia Brandão, Rosimary Cardoso, professora da classe de aceleração Arcilene Ferreira, alunos e pais.
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2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO


A Escola Nossa Senhora de Fátima foi fundada em 1971, com o nome santa Terezinha sob a administração da professora Abenilda Dias, na Propriedade do seu pai, hoje atual Fazenda Bom Jesus. Em 1972 a escola foi transferida para o vilarejo Vila Bom Jesus Município de São João do Araguaia, onde se encontrava um aglomerado de famílias com um número de 50 crianças com idade escolar.
No ano seguinte um galpão foi construído pelos pais, na Travessa Manoel Viagim, onde passou a funcionar E.M.E.F. Nossa Senhora de Fátima que recebeu este nome porque uma supervisora do Estado que visitava a escola encontrou uma professora que se chamava Fátima, perguntou-lhe o nome da escola e a mesma não sabia; então a supervisora aproveitou o momento e deu o nome ao galpão Nossa Senhora de Fátima.
Em 1974 a escola passou a ser administrada pela professora Tereza Schimith Bergue Nogueira, com um número crescente de alunos, a escola passou a funcionar na mesma rua em um galpão de serraria comprado pelo prefeito José F. Falcão. Como a estrutura do galpão estava em condições precárias eram grandes as dificuldades para atender seis turmas ao mesmo tempo, sendo dezesseis turmas em três turmas que somavam um total de quatrocentos e oitenta alunos. Em 1977 esse local ficou insuficiente, pois em decorrência do fluxo migratório crescia o número de alunos. Com isso, houve necessidade de espalhar várias turmas por locais diferentes doados por pessoas interessadas.
Aumentava cada vez mais a necessidade do prédio escolar. Através de muitas solicitações, o prefeito de São João do Araguaia Excelentíssimo Senhor Luiz Carlos resolveu construir a escola Nossa Senhora de Fátima, após conseguir uma verba doada pela GETAT.
Foram construídas cinco salas de aula para atender os alunos da rede municipal de primeira a quarta série, facilitando o trabalho docente. A escola foi inaugurada em 1984. Vale lembrar que nesta época já havia construído a Escola Estadual Raulino de Oliveira Pinto que também atendia alunos de primeira a oitava série
Visando o desenvolvimento da cidade constrói-se novamente outro prédio escolar no ano de 2001, na gestão do Excelentíssimo Senhor Lúcio Antunes da Silva. Hoje a sede da Escola Nossa Senhora de Fátima, se localiza na Rua 25 de Dezembro, Centro, Bom Jesus do Tocantins ? Pará contendo 09 anexos na zona rural e 38 turmas na sede.
Trata ? se ainda de uma instituição considerada de pequeno porte atendendo 982 alunos de famílias de baixa renda dividido em três turnos manhã, tarde e noite. No primeiro turno atende alunos de primeiro ao quinto ano, no segundo turno também de primeiro ao quinto ano e a noite atende-se os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), primeira e segunda etapa. Como a demanda de matrícula é grande oito turmas são atendidas na Associação dos Moradores e seis turmas em salas cedidas pela escola Raulino de Oliveira Pinto.
Com relação às dependências administrativas a instituição possui: 12 salas de aula, sala de leitura, secretaria, sala de direção e coordenação, laboratório de informática, cozinha, banheiros, almoxarifado, pátio coberto e descoberto e uma quadra de esporte coberta.
A escola tem seu quadro de funcionários completo com: diretora, vice - diretora, coordenadoras pedagógicas, secretária e equipe de apoio.
Os recursos disponíveis vêm do Governo Federal, Estadual e poder público municipal, não é suficiente, mais a equipe busca garantir e assegurar os direitos dos alunos de acordo a filosofia educacional.

2.2 HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS

Ramon Costa, 14 anos, iniciou sua vida escolar aos nove anos na 1ª série, aos dez anos de idade não freqüentou a escola, motivo: as grandes dificuldades da família,mudou-se para a zona rural,e não tinha escola nas proximidades. Aos onze cursou a 2ª série, não tendo um bom desenvolvimento, reprovou os três anos seguintes, com quatorze anos na 3ª série, já desmotivado pelas inúmeras reprovações, viu no projeto Aceleração da Aprendizagem, a oportunidade para romper de vez as barreiras da aprendizagem, e construir um novo caminho.
Vanderlan Silva, 15 anos, de família humilde, mas que luta pelo melhor dos filhos, aos oito anos iniciou na 1ª série, o caminho poderia prosseguir sem problema, mas devido os pais não ter outro meio de vida, a família mudou para roça e junto levou os filhos, foram três anos sem freqüentar a escola, e um percurso incerto, sem perspectiva, onde o trabalho na roça era tudo que se tinha por ali. A mãe preocupada com a situação, voltou para zona urbana para dar estudo aos filhos, segundo ela ,não queria que seus filhos tivesse a sua sorte , não poderia dá mais nada a eles se não fosse o estudo.Foi então que aos 12 anos ele cursava a 2ª série, aos 13 na 3ª e aos 14 frequenta a sala de aceleração da aprendizagem. Seu maior sonho é ser jogador de futebol, e através do projeto Zico 10, bom de bola e bom de escola, pode ver esse sonho ser realizado.
A aluna Luciana Neto Nascimento, 14 anos tem uma trajetória sofrida, morando na roça toda a sua infância, onde não tinha escola perto, nem condução para ir para escola que era muito longe, mas nada impediu que mesmo tarde começasse a estudar, sentia mal perto dos pequenos, pois aos 12 anos começou cursar a 1ª série, seu primeiro ano na escola, tímida e retraída más com muita vontade de aprender, conseguiu um bom desempenho, e teve a sorte de está em uma escola que preocupa com ensino de seus alunos, e no ano seguinte estava na sala de aceleração da aprendizagem, a professora dava tudo pelos alunos. A rotina era dura, trabalhos, pesquisas, atividades extraclasses, muitas atividades em sala de aula, mas valeria cada minuto ali, pois uma nova porta se abria. Conseguiu um ótimo desenvolvimento, onde aquela menina tímida e retraída, fala se expressa muito bem, e conseguiu um avanço da 2ª para a 4ª série, ainda com um pouco de dificuldade pois as marcas ficam, mas nada que a impeça de sair do fundamental menor.


2.3 ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A partir programa Aceleração da aprendizagem, instituído em 1997 pelo Ministério da Educação, no mandato do ex- presidente Fernando Henrique Cardoso, que visava corrigir a distorção do fluxo escolar, ou seja, a defasagem entre a idade e a série que os alunos deveriam estar cursando. Essa distorção geralmente está ligada à repetência e à evasão escolar.













Em Bom Jesus do Tocantins durante alguns anos foi desenvolvido com êxito, mas chegou ao fim devido às mudanças nas políticas educacionais, no entanto a atual secretária de educação do município Josiene Gonçalves, que foi uma das professoras do programa, e sabedora do o alto índice de alunos com defasagem idade/serie, e tendo metas para melhorar, essa defasagem e como conseqüência melhorar o IDEB da escola M. E. F.Nossa Senhora de Fátima no ano de 2009, onde implementou na escola o projeto Aceleração da Aprendizagem, com condições necessárias para combater o fracasso escolar, proporcionando aos alunos que apresentam a chamada distorção idade-série efetivas condições para a superação de dificuldades relacionadas com o processo de ensino-aprendizagem.
Por dois anos seguidos a professora Arcilene Ferreira Costa, Bióloga, com anos de experiência no ensino fundamental menor, e responsável pela turma de aceleração da aprendizagem na Escola M. E. F. Nossa Senhora de Fátima, onde tem a missão de transformar a história educacional de um grupo de alunos, que vem com uma extensa lista de fracassos, reprovações e desistências.
A professora procura atacar as dificuldades de cada aluno individualmente, e assim desenvolver e fortalecer a autoconfiança, onde os alunos deverão sentir que são capazes de aprender e principalmente de passar de ano, até mesmo para duas ou três séries posteriores.






A turma é composta de 25 alunos, com turno dobrado de 04:00 horas cada um. A seleção dos alunos é feita pela equipe pedagógica juntamente com a diretoria, que procura ao máximo beneficiar quem realmente necessita.
A sala funciona como um verdadeiro laboratório de conhecimento, paredes cobertas por cartazes com as rotinas diárias, regras básicas de língua portuguesa, regras estabelecidas pelos alunos, trabalhos variados, textos de alunos. Por todo lado, revistas, livros, jogos, mapas, dicionários, pincéis, tesouras, canetas, papéis.
A metodologia de ensino é diferenciada, com a finalidade de permitir que os alunos tentem desenvolver competências e habilidades previstas, onde as atividades busca inserir esse aluno no percurso normal para a sua idade. Tendo esses princípios como referência, o trabalho realizado em sala de aula desenvolver de maneira intencional e flexível, mobilizando o aluno à participação e ao pensamento criativo, possibilitando a melhoria de sua auto-estima e autoconfiança. Esse trabalho, portanto, acontecem de forma dinâmica, aulas diversificadas como leitura prazerosa com diversos livros em um armário ambulante que percorre pelas salas, reforço escolar no laboratório de informática com diversos softwares educativos principalmente das disciplinas obrigatórias, língua portuguesa e matemática, onde o aluno aprende brincando, momento com jogos pedagógicos que é uma ação do PDE, onde os alunos aprendem e se divertem com dominós, jogos da memória, alfabeto móvel, quebra- cabeça, entre vários outros. Alem disso as aulas são compostas de muita leitura, produções, reescrita, pesquisas, trabalhos extraclasses, e vários tipos de atividades, o ambiente é rico em conhecimento, onde a professora trabalha vários projetos durante ao ano.
A avaliação é feita inicialmente através de diagnóstico, para ter uma base do conhecimento que o aluno já possui, considerando que o repertório de conhecimentos que os alunos já trazem é ponto de partida fundamental para o êxito do trabalho. A avaliação durante o ano letivo é realizada através de um acompanhamento permanente da aprendizagem dos alunos, com o registro de seus progressos e dificuldades, trabalho desenvolvido pela professora da turma Arcilene Ferreira Costa, com ajuda a coordenadora pedagógica Juscilene Rafael, é delas a responsabilidade do acompanhamento no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos, através de leituras, observações e avaliações escrita, a partir daí juntamente com a diretora da escola Mizialva Costa e a professora Arcilene Ferreira fazem uma avaliação de cada aluno quanto ao nível de aprendizagem adquirida, e sua evolução, dando um parecer final, e de acordo com as habilidades adquiridas o aluno é aprovado ou avançado para a sua nova série.
Quando a professora da turma é questionada sobre a dificuldade em relação a não aprendizagem dos alunos, a resposta é clara e objetiva:






As conquistas ultrapassaram os muros da escola e mostraram-se também nas casas e nos ambientes de lazer dos alunos: reflexos positivos nas interações com pais, irmãos, amigos, nos hábitos alimentares, no cuidado com o corpo e com a aparência foram registrados por todos os que conviveram com os alunos no decorrer do ano.
O resultado no ano de 2009 na Escola M. E. F. Nossa Senhora de Fátima, foi um dos melhores nos últimos anos, para comprovação os dados abaixo mostra o desempenho dos alunos,a serie na qual foi matriculado, e para qual foi aprovado ou avançado.
Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Tocantins - PA
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Escola Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima
Professora: Arcilene Ferreira Costa
Turma: Aceleração da Aprendizagem
Ano: 2009
Nome do aluno Sexo Data de nascimento Série de origem no ato da matricula Aprovado ou avançado para
01- Antonio dos Antonio dos santos M 21/01/1996 1º ANO 3º ANO
02- Diego de Souza Coleto M 29/08/1997 3º ANO 5º ANO
03- Dioleno Santos Sena M 30/11/1987 3º ANO 5º ANO
04- Edson lima Custódio M 18/08/1998 3º ANO 5º ANO
05- Holga da Silva Bravo F 29/04/1996 DESISTENTE DESISTENTE
06- João Marcos Carneiro da Silva M 13/06/1998 2º ANO 3º ANO
07-João Paulo Damasceno Souza M 23/08/1996 3º ANO 5º ANO
08- José Amauri Conceição Souza M 25/05/1995 3º ANO 4º ANO
09- Luciana Neto Nascimento F 26/02/1996 2º ANO 5º ANO
10- Marcio Neto Nascimento M 14/09/1994 2º ANO 5º ANO
11- Marcus Vinicius Costa Brito M 20/04/1998 2º ANO 6º ANO
12- Maristela Cunha Carvalho F 05/10/1998 1º ANO 3º ANO
13- Mateus Silva Souza M 25/11/1996 3º ANO 6º ANO
14-Natanael Lopes dos Santos M 08/10/1995 3º ANO 5º ANO
15- Ramon Costa Brito M 12/04/1996 3º ANO 5º ANO
16- Rodrigo da Conceição M 22/02/1997 3º ANO 6º ANO
17- Rogério Marinho de Freitas M 05/03/2000 2º ANO 4º ANO
18- Romério Marinho Freitas M 13/09/1997 2º ANO 3º ANO
19- Thais Fernandes dos Santos F 06/02/1994 3º ANO 4º ANO
20- wallas da Silva Souza M 06/04/1993 3º ANO 5º ANO
21- Wanderlúcio Silva Aguiar M 19/09/1995 2º ANO 5º ANO
22- Werllem da Silva Souza M 02/07/1995 3º ANO 5º ANO

Os alunos turma de Aceleração da Aprendizagem efetuaram grandes conquistas na aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, resgatando anos de sucessivos fracassos na escola: ler e escrever, fazer estimativas numéricas, usar o dicionário, fazer pesquisa em revistas e jornais, analisar o bairro pelo estudo do meio foram aquisições cuja qualidade reflete ganhos no processo de ensino aprendizagem.
Como mostra os diagnósticos do aluno Frank Coelho Martins, 14 anos que se encontrava desmotivado, e com dificuldade de aprendizagem, encontrou no projeto de Aceleração Aprendizagem condições para avançar em sua trajetória escolar, retornando com êxito em seu percurso regular de escolarização.

































































Com o resultado a escola Nossa Senhora de Fátima teve o melhor IDEB do município de Bom Jesus do Tocantins, ultrapassando a meta de 2011.
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3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto de aceleração da Aprendizagem analisado neste trabalho, foi definido como meio para distorcer o fracasso escolar de um grupo de alunos,e inserir em seu percussor normal, vencendo assim a distorção idade e série que é um dos problemas que atinge a educação publica.
Sendo que a maioria das distorções se dá pelo motivo de evasão escolar, onde os pais por necessidade retiram os filhos da escola, para tentar melhoria de vida no meio rural, e muitas vezes não tem escola nas proximidades, nem condução para transportá-lo a escola no meio urbano, assim o filho acaba sendo o mais prejudicado, pois fica sem estudar e transforma e mão de obra para ajudar os pais.
Quando voltam à escola muitos deles com idade avançada, desmotivado, e com um vasta lista de fracassos escolar, com isso o projeto tem a finalidade de desenvolver múltiplas habilidades nesses alunos, que não foram adquiridas entre elas a principal é a leitura e a escrita,ou seja a alfabetização. Onde a professora Arcilene Ferreira, tem em suas mãos a chance de mudar a historia desses alunos, onde ela faz com muito êxito, alem de alfabetizá-los, ela mostra a eles que são capazes, para maior comprovação foi de terem vencido a gincana de matemática da escola, desbancando as 4ª séries, onde os excluídos, os enjeitados pelos alunos e até mesmo por alguns funcionários mostraram que são mais que capazes. O projeto aceleração da aprendizagem oferece a esses alunos com dificuldades de aprendizagem, um ambiente rico, um verdadeiro laboratório de conhecimento, onde os possibilitando aprender de forma simples e objetiva, e acima de tudo acreditando em si mesmo, tendo autoconfiança, prontos a auto-suspirarem, sentido o gosto e o prazer do sucesso. E esse sucesso deve ativar a participação, desafiar o pensamento, instalar a confiança, e acima de tudo valorizar acertos e avanços e com isso melhorar a aprendizagem e a auto-estima dos alunos, que se tornaram vencedores, de uma batalha que é de todos, mas principalmente deles, ?os alunos acelerados?.
Outro ponto importante é o compromisso da professora, a busca incessante para obter os objetivos traçados e ir além deles, a forma como ela trabalha é louvável, os alunos que eram taxados de incapazes, bagunceiros, se transformaram, devido à metodologia, e o respeito mutuo aplicada em sala de aula.
Onde o projeto Aceleração da Aprendizagem tem permitido efetivamente que os alunos aprendam, tenham uma visão mais positiva de si mesmos e comecem a avançar em sua trajetória escolar.
A implementação do Projeto, ao final da presente etapa, traz as marcas do "novo": de um lado, a paixão dos que desafiam a inércia e ousam transformar; de outro, os riscos inevitáveis dos que caminham abrindo horizontes e concretizando ações. Assim, fazer um balanço do que foi realizado até o momento implica arrolar conquistas e obstáculos.
E nos faz acreditar que a escola e tais projetos têm possibilidades de oferecer condições para que os alunos atinjam níveis mais altos de aprendizagem, recuperem sua auto-estima, não tropecem em sua trajetória e não sofram novos fracassos escolares, é que vejo a necessidade de sugerir esta reflexão, pretendendo subsidiar a ampliação dos limites que esse projeto têm-se imposto. Os resultados colhidos é o produto final desse projeto, deram resultados positivos, e irá amenizar de vez com a distorção idade /série na Escola M. E. F. Nossa Senhora de Fátima.
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REFERÊNCIAS



. SEMEC. Projeto de Aceleração da Aprendizagem. PA, 2009.
______.


SEMEC. Projeto de Aceleração da Aprendizagem. PI, 2000.
______. NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, 2003.

PROFESSORES ENTREVISTADOS:

COSTA, Arcilene Fereira.( Turma de Aceleração da Aprendizagem- Bióloga.

RIOS,Rina Márcia Brandão ( Recebeu alunos da turma de Aceleração)- Biologa

SANTOS,Mizialva Costa dos ( Diretora educacional- Escola M. E. F. Nossa Senhora de Fátima) ? pedagoga-Pós Graduada em Gestão e coordenação.

Pereira,Eliane Regina.
Caderno de Estudos:Psicologia geral e do desenvolvimento/ Eliane Regina Pereira[ e] Juçara Clemens, Cetro Universsitário Leornado Da Vinci. ? Indaial: ASSELVI,2009.
























Autor: Lucinete Mesquita


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