250 anos de Piaui querendo não ser subjugado pelo colonizador



Uma história não contata deste povo destemido faz com que até nossos dias acredita que foi colonizado. Os índios, ou seja, os nativos existentes em suas aldeias, forma de todos os modos perseguidos pelos portugueses, depois forma massacrados pelos bandeirantes, também foram aldeados pelos Jesuítas. Por último forma ex pulsos de suas terras. Mas sempre ficaram numa atitude de não colaboração com o colonizador. Hoje estão quase extintos no Piaui, como aldeias, mas os remanescentes estão presentes em suas novas organizações e modo de viver, descobertos de novo, mas com outro diferencial, não são armas de fogo que vão matá-los, vão ser mortos pelo poder do capital e de outros meios existentes na atual conjuntura social e política.
No Piaui em toda sua história o nativo esteve presente, seja escondendo do colonizador, seja fugindo do trabalho forçado.
Até hoje muitos tem vergonha e assumir sua identidade, como também alguns foram para Pernambuco ou o Maranhão para não morrer pela espada de el matador. Que de forma enfurecida matava os nativos e nativas com ódio, além de jogar as crianças para cima e aparar com a ponta da espada. Foi uma verdadeira carnificina. Sem indenização por parte de Portugal.
Muitas capelas espalhadas pelo Estado retratam as marcas dos nativos, pois era o lugar de refúgio da chibata e das ameaças do colonizador, pois o nativo era visto com preguiçoso e não queria trabalhar para sustentar o capital dos grandes fazendeiros.
A história contata a partir dos aliados do colonizador, não mostra a luta dos nativos guerreiros que resistiram a sangue e fogo, contra quem só queria explorar e matar. Além de dar nome as suas terras, rios e cidades. Ao passar 250 anos de escravidão, pois até hoje no interior e na capital do Estado o povo nativo ainda é muito discriminado, pois o lugar que deve ser deles, tem agora grileiros do tempo da colonização. Basta dar uma olhada no Poti Velho para ver que as famílias ainda hoje preservam a cultura do barro e plantação de hortaliças, ainda preservam o leito do rio, realizando plantação permanente.
As familias ricas ainda estão no poder e fizeram um Estado onde poucos tem chance de permanecer e gerar renda, ainda tem muita gente desempregada, pois o estilo de governo ainda é dentro dos parâmetros de opressão com ênfase no capital e sub emprego, agora existe uma política velada, com força na prática do assédio moral, cultural e legal.
Uma história construída a partir dos governantes não é uma história nativa, mas sim opressora e com a finalidade de desenvolver economicamente de forma destruidora, dentro da doutrina do agro negócio, pois tudo está ligado ao dinheiro, pois para eles o que interessa é gere capital, tirando da terra quem é dono. Mas Mandu Ladino foi um resistente, ao tomar atitude de reunir diversas Tribos dos Timbiras, Tremebés e Pimenteiras, resistiu a até a morte contra os colonizadores e fazendeiros. Embora tinham armas menos potente que os tirânicos exércitos dos europeus, soube fazer guerra de guerrilha para não ser escravizado. Soube resistir com seus amigos nativos, com força e sabedoria aprendida quando foi coroinha na igreja.
No Piaui ainda tem restos de preservação ambiental com imensos sítios arqueológicos, mas não tem interesse de preservar os remanescentes dos povos nativos, pois o que vale para o sistema é o museu, superando o estudo para criar órgãos como a funai, ou mesmo um Cimi. Poderia resgatar com antrópologos os resquícios de nativos e montar o memorial dos povos nativos do Piauí, além de promover as associações existentes em Piracuruca e Piripiri. Além de incentivar as pesquisas dos grupos como o mandacaru de Pedro II, que há anos trabalha com os nativos de Lagoa de São Francisco, seja resgatando a história, seja incentivando para assumir a identidade na atualidade. Mas no sul do Piauí há notícias segundo o Pe. Lasdilau de tribos próxima a Serra da Capivara, como também segundo Severino Santos outra Tribo foi localizada na região de Uruçui.
O único Estado da nação que atribuem não existir Tribos nativas, embora tenha a casa do índio, administrada pela Funasa, em sua maioria nativos do maranhão que vem de suas aldeias para o tratamento de saúde, as autoridades públicas não reconhecem os nativos do Piaui, ficam em nenhum plano.
A história foi feita e interpretada pelos estudiosos que muitas vezes engrandecem os governadores e autoridades que embora tenham gritado independência continuaram enganando os oprimidos e os nativos.
Na batalha do genipapo morreram muitos nativos, acreditando que a vida do povo iria mudar, mas desde esta época só promessas. A prática principal de quem assumiu io poder era de expulsar para outros Estados o povo pobre, em busca de emprego e sub emprego, pois aqui não é mais lugar deles, mas, pertence ao Estado ou ao grileiros, vindo de outros lugares distantes, com seus maquinários para destruir a terra e produzir grãos para exportar, enquanto ainda tem nativos que restaram passando fome.
Autor: Fernancio Barbosa


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