Como a cultura é vista pelas novas gerações



Como a cultura é vista pelas novas gerações

Juliana Patricia Bortolini

Cultura é definida como tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. A cultura está presente desde os povos primitivos em seus costumes, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais.
Através da cultura nos adaptamos às condições de existência transformando assim nossa realidade. As gerações mais antigas passavam seus saberes, suas crenças, seus costumes, seus hábitos para as próximas gerações, ou seja, não se deixava morrer a cultura do povo, e do grupo em que estava inserido na sociedade.
Sendo assim, Pinto (1986, p.06) define a cultura como um "conjunto complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte moral, leis, costumes e quaisquer capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
O homem possui a capacidade de criar, e de produzir para viver em sociedade, acreditando que para viver em grupo deva haver regras, leis, costumes entre outros já citados anteriormente. Portanto na cultura em que um determinado grupo esteja inserido deva haver este conjunto cultural.
Qualquer que seja a cultura sempre está em permanente mudança, ao ser passado de geração para geração muito se deixa morrer desta cultura, na maioria das vezes não são passados "a risca" estes costumes, crenças, saberes. Citamos como exemplo, o saber artístico que antigamente era tido como um dote, a menina que soubesse ou herdasse da mãe o "saber" fabricar e produzir artesanatos, culinária e vestuários do grupo em que estava vivendo, para que assim pudesse passar para suas próximas gerações levando sua cultura sempre viva.
Cada cultura deve respeitar o conjunto cultural das demais culturas, sendo um modo de vida particular de cada povo.
Lull ( 1995.p.92) ressalta que:

...La cultura es uma compleja y dinâmica ecologia de personas, cosas, cosmovisiones, actividades y escenarios que fundamentalmente permanece estable, pero que también va cambianedo em virtud de la comunicacíon de rutina y la interaccíon social.

A cultura está sempre em mudanças mesmo herdando a cultura dos pais, os filhos deixam perder um pouco da cultura passada pelos seus antepassados.
Citamos como exemplo, a festa junina que acontecia nas gerações passadas sendo que era tida como um costume ou tradição fazerem uma fogueira na noite do dia 24 de junho, e quem tivesse fé passava com os pés descalços em cima das brasas acesas e não se queimava. Era uma festa tradicional, entretanto nos dias de hoje são poucos os povos que festejam com fogueiras, vinho, quentão na noite de são João.
Desta forma, como anteriormente citado, esses costumes foram e estão sendo deixado de lado pelas novas gerações, e com essa transição de conhecimentos de uma geração para outra muito se perdeu. Verificasse que hoje está sendo perdidas estas tradições tão bonitas e vistas como um marco na história e na evolução da cultura.
Percebe-se que nos nossos dias, há um grande desinteresse por parte dos jovens, em cultivar estas tradições, ou seja, este conjunto cultural. Percebe-se que os pais já não conseguem fazer com que os filhos mantenham sua cultura viva. Com tanta tecnologia e aceleração da mídia, os meios de comunicação em grande maioria estão ganhando mais tempo dos jovens do que os próprios pais.
Para elaboração deste trabalho foram realizadas entrevistas com pessoas entre 18 e 70 anos de idade, onde se pode constatar uma grande falha por parte de ambos as gerações no que se refere a perda cultural.
Havendo esta necessidade de troca de saberes entre os povos, destacamos o texto de Ana Carolina Escosteguy, onde ela faz uso de estudos para mostrar que estes costumes, aspectos culturais, realmente devem ser seguidos, pois, a cultura é a vivencia do individuo na sociedade, seus costumes onde através dela pode-se conservar muitos saberes e experiências vividas por seus indivíduos. Percebe-se então a importância de preservar os conhecimentos que lhes foram passados.
Após a coleta de dados foi constatado que as opiniões referentes ao assunto são muito diferentes.
A maioria dos pais, ou seja, pessoas entre 30 e 70 anos estão preocupados com o futuro de seus filhos, que cada vez mais estão perdendo os valores, costumes, tradições da sua cultura, entretanto a cultura que seus pais herdaram de seus antepassados já não é a mesma, muito se mudou.
Para argumenta melhor este estudo destaca-se:

?.A cultura não é uma entidade monolítica ou homogênea, mas ao contrário, manifesta-se de maneira diferenciada em qualquer formação social ou época histórica.
A cultura não significa simplesmente sabedoria recebida ou experiência passiva, mas um grande número de intervenções ativas- expressas mais notavelmente através do discurso e da representação- que podem tanto mudar a história quanto transmitir o passado. ( Agger apud Escosteguy.p.157)

Pode-se afirmar que cada cultura possui suas crenças, suas diferenças culturais. A culinária é um exemplo que melhor diferencia uma cultura da outra. A cultura italiana é conhecida pela tradicional polenta com fortaia, sendo a polenta feita de água, sal e farinha de milho, a fortaia de ovos, queijos e salame depois de fritos está pronta a fortaia.
Acrescentando ainda exemplos de culinárias nas diferentes culturas temos a cultura polonesa a tradicional "sopa preta", tendo como principal ingrediente o sangue do pato. Quando ouvimos falar destas comidas citadas, logo lembramos estas culturas que são representadas por estas culinárias, pois, são típicas de cada povo.
Através destas diferenças podemos reconhecer a cultura de cada povo, conhecer sua história, seu passado e seu presente.
Quando recebessem de nossas gerações passadas estes conhecimentos, não basta somente recebê-los e deixá-los guardados devemos por em pratica no nosso dia a dia tanto na família quanto na sociedade, para que assim outras culturas possam conhecer um pouco da sua história e relembrar o passado das demais gerações que tentaram levar sua cultura viva até nossos dias.
È importante salientar a citação de Escosteguy (texto: os estudos culturais, p. 156) que a "criação cultural está situada no espaço social e econômico, ou seja, independentemente da classe social, todos os grupos sociais estão inseridos em uma determinada cultura".
Independentemente da classe social, todos fazem parte de uma determinada cultura, a única forma em que estão diferenciados é pela classe social, sendo assim rico ou pobre todos pertencem e seguem uma cultura.
Um dos jovens entrevistado afirma que com o passar dos anos as coisas mudam, nada deve ficar congelado e sim inovado, senão não teria sentido viver sempre da mesma maneira com as mesmas regras, leis, normas.
Este jovem ressalta que com toda essa inovação dos meios de comunicação, da mídia, da juventude que cada vez estão amadurecendo mais cedo, em virtude disso há certa dificuldade em seguir os costumes, estes hábitos, crenças e regras da cultura de seus pais.
Outra característica deste conjunto cultural é os valores, as gerações passadas seguiam como uma lei os valores que seus pais lhe passavam, um exemplo destes valores era a tradição do casamento casando virgem, o sexo era aceito só depois do casamento.
Contrapondo-se com o depoimento do pai, seu filho de 20 anos afirma que:

Meus pais eram muito " radicais" no namoro, não eram liberais, não queriam quebrar os conhecimentos que vinham de seus pais, mas hoje já não se pode esperar isso dos jovens porque com a juventude amadurecendo cada vez mais cedo, com tantos métodos para se prevenir ninguém mais quer saber de esperar o sexo para depois do casamento, queremos curtir a vida.

Analisando o comentário do jovem, argumento que com a internet na vida dos jovens, grande maioria já tem acesso, fica difícil os pais segurarem os jovens com o MSN, Orkut, twitter entre outros. Mas o que os jovens não percebem é que estes meios estão destruindo alguns valores deles mesmos, até os namoros estão acontecendo através destes meios de comunicação.
Contrapondo a ideia do jovem, um senhor acredita que com o depoimento deste jovem, ele entende o porquê da perda destes valores, pois, não há mais aquele tempo para a família e sim para divertir-se com estes meios que já estão tomando o lugar da família. Podendo afirmar que este é um grande fator desta perda cultural.
A maioria dos pais entrevistados acredita que esses valores estão sendo perdidos dentro do grupo de amigos, pois, criam-se regras e costumes novos para poder conviver em grupo, deixando de lado aqueles vivenciados no grupo familiar. Certamente irão preferir seguir o do seu grupo de amigos para não ficarem conhecidos pelos demais membros como o "careta", que ainda segue os costumes e tradições dos pais.
Porém, alguns pais acreditam que eles também estão pecando, já não se tira mais aquele tempo para se dedicar somente aos filhos como seus pais tiravam. Não há mais aquele tempo dedicado para a conversa no fim do dia, até mesmo para fazer as refeições juntos.
Com essa aceleração da mídia e dos meios de comunicação, os jovens estão sempre querendo acompanhá-los, em virtude disso correm atrás de trabalhar mais para obter mais, muitas vezes retornam para seu lar no final do dia ou no final de semana.
Portanto com todas essas mudanças, afirmamos novamente que ocorrem mudanças dentro de cada cultura, e que a partir destas mudanças criasse outras "novas culturas" sendo formadas a partir dos conhecimentos, costumes, crenças, regras e leis trazidas do grupo familiar. Deixando sua cultura aos poucos ser esquecida, pois, os filhos destes jovens não terão acesso a todos os saberes vividos pelas gerações passadas e sim daquela em que está inserida, ou seja, a nova cultura criada pelos jovens de hoje.
Não podemos afirmar que todo esse conjunto cultural será perdido pelas gerações futuras, as gerações atuais ainda seguem uma grande parte deste conjunto cultural, mas acredita-se que se cada uma destas gerações deixarem para trás um pedaço dela, com o decorrer do tempo não haverá acesso a esses saberes.
Os jovens de hoje estão inovando seu conjunto cultural, onde inserido neste grupo de amigos, cada um traz consigo um pouco de sua cultura e juntando estes diferentes saberes, regras, costumes, cria-se surge uma nova cultura criado por eles. Não se pode dizer que estas novas regras e costumes entre outros citados não seja uma cultura, é uma cultura que também pode ser seguida como as demais, porém os pais acreditam que a cultura vivida por eles era bem mais educativa do que a dos dias de hoje.
Portanto, é um desafio tanto para os pais quanto para as novas gerações seguir estes conjuntos culturais no meio em que está inserido.

Referencias:

- ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos/ Theodor W.Adorno, Max Horkheimer: tradução, Guido Antonio de Almeida- Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed.1985.
- ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. Tradução Pier Luigi Cabra. ? 5° ed- São paulo: Martins Fontes, 2005.
-ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Os estudos culturais.
-GUY, Debord. A sociedade do espetáculo. Rio de janeiro: contraponto, 1997.
- LULL, James. Cultura y poder cultural. In: LULL, James. Medios,
comunicación, cultura. Buenos Aires: Polity Press, 1995. pp. 92-118.
-MARTÍN-BARBERO, Jesús. Mapa noturno para explorar o novo campo/ O
popular que nos interpela a partir do massivo. IN: MARTÍN-BARBERO,
Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. RJ;
-PINTO, Virgilio Noya. Comunicação e cultura brasileira. 1986.

SITES:
?( http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-popular.htm acesso em 28/12/2010 as 13:55).
(http://www.orixas.org.br/index.php? option=com content&view=article&id=21&itemid=60 acesso em 28/12/2

Autor: Juliana Bortolini


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